Provavelmente você já ouviu falar em Open Finance, não é mesmo? O sistema financeiro aberto está impactando o futuro do mercado financeiro e a forma de lidar com as suas finanças. Ao consentir o compartilhamento de dados com instituições de seu interesse, você pode ter acesso a ofertas de produtos e serviços que fazem mais sentido para você e que estejam de acordo com os seus objetivos.

Por isso, preparamos essa publicação com tudo o que você precisa saber sobre Open Finance. Nele, você vai entender o que é o Open Finance, seus benefícios, vantagens e a segurança por trás do ecossistema. Você vai ficar por dentro de como anda a implementação no Brasil e, é claro, como ele acontece na prática pelo compartilhamento de dados.

 

Significado e origem do Open Finance

 

O que é o Open Finance?

É um ecossistema de compartilhamento de dados e serviços financeiros que está proporcionando inovação e competitividade no sistema financeiro brasileiro e transparência e autonomia para os consumidores.

Os consumidores podem compartilhar seus dados entre instituições financeiras para receber soluções de acordo com o perfil. A cada nova fase de implementação são lançados mais novidades e benefícios.

 

Quem criou o Open Finance? 

O Open Finance é uma iniciativa do Banco Central do Brasil (Bacen), regulado e implementado por ele. Para definir as regras de funcionamento em conjunto, o Bacen criou um grupo de trabalho com os principais representantes de instituições financeiras e de pagamentos do país. Dessa forma é garantido que todas as categorias do sistema financeiro tenham os mesmos direitos e obrigações dentro do Open Finance. Saiba mais.

 

Quais instituições financeiras possuem o Open Finance? 

Não são todas as instituições financeiras que participam do Open Finance. As IFs precisam estar autorizadas pelo Banco Central. Dessa forma, é possível garantir maior transparência, segurança e praticidade. O Sicredi participa desde o início da implementação. Veja quem participa.

 

O Open Finance existe em outros países? 

Engana-se quem pensa que o Open Finance é exclusividade do Brasil. O ecossistema existe em diferentes lugares do mundo. Por exemplo, no Reino Unido, o sistema já está em vigor desde 2018 e, desde então, diversas leis foram criadas para impedir o mau uso de informação dos clientes.

Países como a Alemanha, México e Singapura também aderiram ao Open Finance, a fim de tornar sistema financeiro mais aberto, inovador e transparente.

 

Qual a diferença entre Open Banking e Open Finance? 

O Open Finance é a evolução do Open Banking, que corresponde a uma nova fase de implementação do ecossistema no Brasil. A grande diferença entre o Open Banking e o Open Finance é que enquanto o primeiro tem como proposta o compartilhamento de informações entre instituições bancárias, o segundo expande essa ideia para outras instituições financeiras do mercado, como corretoras de investimentos, seguros e previdência, câmbio e adquirência. E agora começa a incluir outros produtos financeiros, como seguros. Entenda melhor sobre esta transformação.

 

Benefícios do Open Finance

 

Para que serve o Open Finance? 

O Open Finance surgiu para trazer mais transparência e autonomia para sua vida financeira. Você pode compartilhar seus dados com as instituições financeiras do seu interesse para ter acesso a melhores ofertas de produtos e serviços. É você quem decide: quais serão os dados compartilhados, o objetivo, as instituições e o período. Tudo isso de forma prática e segura. Entenda como funciona o compartilhamento de dados.

 

O que eu ganho com o Open Finance?

O Open Finance está possibilitando soluções que oferecem mais controle da sua vida financeira de forma 100% digital, por exemplo, gerenciamento das suas finanças de forma mais integrada e soluções personalizadas de acordo com o seu perfil.

 

Quais as principais vantagens do Open Finance?

O Open Finance surgiu para melhorar a experiência e oferecer vantagens para os consumidores. Confira as principais:

  • Maior liberdade e autonomia financeira;
  • Acesso a ofertas personalizadas de acordo com o seu perfil;
  • Controle dos seus dados financeiros;
  • Maior competição entre instituições financeiras;
  • Relacionamento mais próximo e eficiente com o gerente e a instituição financeira;
  • Melhora a gestão financeira;
  • Mais transparência sobre as informações de produtos e serviços das instituições financeiras.

Conheça mais vantagens de aderir ao Open Finance.

 

O Open Finance pode trazer benefícios para novos associados?

Com certeza. O Open Finance também traz muitas vantagens para quem está iniciando um relacionamento com uma nova instituição financeira, pois ele possibilita levar seu histórico financeiro. Você abre conta conosco e, ao compartilhar seus dados, passa a ter um atendimento mais assertivo e ofertas pensadas para você. Além de ter os benefícios de fazer parte de uma instituição financeira cooperativaAbra sua conta e seja associado.

 

O que as instituições financeiras ganham com o Open Finance? 

Para o mercado financeiro, vai gerar mais competitividade entre as instituições, transparência quanto aos seus produtos e serviços a favor dos clientes e associados. O Open Finance também promete diminuir a concentração bancária das principais instituições do país.

Há um ano aderimos ao Open Finance e ele está nos permitindo conhecer melhor nossos associados e estreitar nosso relacionamento, tornando-o mais assertivo e levando inovações que façam sentido.


Segurança do Open Finance

 

O Open Finance é seguro?

Sim. O Open Finance é totalmente seguro. As instituições financeiras participantes precisam seguir uma série de regras e requisitos que garantem a autenticidade, a segurança e o sigilo das informações compartilhadas. A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) oferece a proteção legal para os consumidores que compartilharem seus dados pelo Open Finance e as APIs que fazem a comunicação entre os softwares o ecossistema seguem regras e leis do Conselho Monetário Nacional (CMN) e do Banco Central. E, é sempre bom reforçar: nossos associados contam com um ambiente digital seguro, o aplicativo do Sicredi.

 

As instituições financeiras vão passar a me ligar para me oferecer produtos e serviços?

Não. Ao consentir o compartilhamento de dados, você não passará a receber ligações ofertando produtos e serviços aleatórios. O Open Finance vem para facilitar a sua vida. O relacionamento com o seu gerente fica mais próximo, o que possibilita um atendimento eficiente e com ofertas de soluções que estejam de acordo com o seu perfil e suas necessidades do momento.

 

O que significa sistema financeiro aberto? Os dados dos consumidores estarão abertos?

Sistema financeiro aberto é como o Open Finance está sendo chamado também. Isso porque passa a existir a integração e a troca de uma diversidade de informações dentro desse ecossistema que é 100% digital e seguro.

Os seus dados não ficarão expostos para todas as instituições financeiras, apenas as informações que você desejar e somente para as organizações que você consentir o compartilhamento, desde que você já tenha um relacionamento com a instituição.

 

Quem terá acesso aos meus dados? 

Como já dito anteriormente, o compartilhamento de dados só ocorre com a sua solicitação e autorização. Somente a instituição que você selecionar receberá os dados, que só poderão ser utilizados para a finalidade que você definiu e por 12 meses, podendo ser revogado a qualquer momento. 

 

Quais dados são compartilhados com as instituições financeiras? 

Fique tranquilo! As informações estão atreladas à finalidade que você define no momento do compartilhamento de dados. No aplicativo do Sicredi nós temos as opções investimentos, cartão de crédito, cartão de débito, poupança, empréstimos e financiamentos. Os dados que serão compartilhados são exibidos na sua jornada de compartilhamento, evidenciando a transparência do ecossistema para os consumidores.

 

Como me proteger no Open Finance e evitar golpes? 

O Open Finance é um ecossistema seguro e nossos associados estão protegidos dentro do nosso ambiente digital. Porém, os cuidados que você deve ter ao realizar suas movimentações financeiras devem permanecer os mesmos. É sempre importante estar alerta para evitar cair em golpes. Leve em conta essas nossas dicas.

 

Fases do Open Finance

 

Como anda o Open Finance no Brasil?

O Open Finance já está superando expectativas no Brasil. Ele já é considerado o maior do mundo, em quantidade de instituições e número de transações. Mais de 7 milhões de pessoas aderiram ao ecossistema e consentiram o compartilhamento dos seus dados, de acordo com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Saiba mais sobre o Open Finance no Brasil.

 

O que são as fases do Open Finance?

O Open Finance surgiu em fevereiro de 2021 por aqui e está sendo implementado de forma gradual, em diferentes fases. E, em cada etapa, novas soluções são disponibilizadas para os consumidores, a fim de garantir segurança e transparência.

Primeiro, as instituições financeiras participantes compartilharam dados sobre canais de atendimento e características de seus produtos e serviços. Depois disso, o compartilhamento de dados para os consumidores foi sendo disponibilizado nos ambientes digitais das instituições financeiras e gradativamente estão sendo liberadas novas soluções financeiras para os consumidores.

Acompanhe nosso site sobre Open Finance e o Open Banking Brasil do Banco Central para ficar por dentro das novidades.

 

Posso utilizar o Open Finance para realizar pagamentos? 

Em breve, poderemos realizar pagamentos em Pix em plataformas, sites e aplicativos habilitados com o ecossistema do Open Finance. O processo de pagamento que era mais manual, fica mais fluído e com menos interrupções. Saiba por que isso traz mais praticidade para você.

 

Open Finance na prática

 

Como funciona o Open Finance?

Os consumidores acessam o Open Finance exclusivamente por meio dos canais digitais oficiais das instituições financeiras participantes e que eles possuem relacionamento. No aplicativo do Sicredi, no menu em Open Finance, é possível gerenciar seus compartilhamento e fazer um novo compartilhamento, em “Trazer meus dados”, para poder receber ofertas de cartão de crédito, débito, investimentos e poupança de acordo com seu perfil. Conheça alguns casos de uso.

 

As instituições financeiras irão controlar meus dados?
Não, muito pelo contrário: uma das premissas do Open Finance é tornar o consumidor dono dos seus próprios dados com transparência e autonomia. Quem tem o controle sobre o compartilhamento dos seus dados é você.

 

Posso cancelar um compartilhamento de dados? 

Sim. Agora que você é dono dos seus dados financeiros, você pode alterar a data do término ou cancelar o seu compartilhamento a qualquer momento, veja neste vídeo. Toda a jornada e gestão do seu compartilhamento é feita apenas por você pelo aplicativo das instituições financeiras que você já tem relacionamento.

 

Eu pago para usar o Open Finance?

Não, o uso do Open Finance é gratuito. Compartilhar seus dados não tem nenhum custo e pode render melhores ofertas para você.

 

O compartilhamento de dados é obrigatório? 

Não. Você não é obrigado a aderir ao Open Finance. O compartilhamento de dados é feito apenas com a sua iniciativa e consentimento. 

 

Afinal, o Open Finance vale a pena?

Agora você já pode tirar as suas próprias conclusões sobre o sistema financeiro aberto. Ele chegou para mudar a forma como lidamos com as finanças, trazendo mais inovação, autonomia, transparência e vantagens.


Aproveite os benefícios do Open Finance e compartilhe agora os seus dados conosco pelo menu do aplicativo do Sicredi: Open Finance > Trazer meus dados.

Gostou do conteúdo? Acesse o Blog do Open Finance para conferir mais conteúdos como esse e ficar por dentro.

Ainda não é associado do Sicredi? Abra a sua conta.
  

  

 Ícone autor
Sobre o

Sicredi

A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo. Aqui rende para você e para todo mundo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!