Se você quer começar a sua própria empresa com o pé direito, é preciso se formalizar como um MEI (Microempreendedor Individual). Ao fazer a regularização do MEI, você passa a ter diversos direitos garantidos, que poderão te proporcionar mais tranquilidade e segurança no dia a dia de trabalho. 

 

Assim como no regime CLT, os profissionais da categoria também têm acesso a benefícios previdenciários do INSS. Por isso, é muito importante pagar mensalmente o Documento de Arrecadação Simplificada do Microempreendedor Individual (DAS-MEI) para garantir os seus direitos.  

 

Hoje, trouxemos informações que vão te ajudar a entender mais sobre quais são os seus direitos ao formalizar-se como MEI e, também, alguns pontos de atenção para você aproveitar da melhor forma os benefícios da categoria. Confira: 

 

Direitos do MEI 

 

Aposentadoria por idade/invalidez 

 

Ao cumprir com as suas obrigações mensais, como o pagamento da DAS-MEI, você passa a ter direitos trabalhistas como a aposentadoria, por exemplo. O Microempreendedor Individual tem direito a aposentadoria por idade ou por invalidez. Veja os exemplos: 

 

  • Idade: A idade mínima exigida por lei é de 62 anos para mulheres e de 65 anos para homens. Além disso, é preciso ter 180 meses de contribuição, equivalente a 15 anos.
  • Invalidez: neste cenário, basta ter contribuído por pelo menos um ano com a Previdência. Em caso de acidente de qualquer natureza, ou doenças determinadas em lei, esta carência não será necessária. 

 

Auxílio-doença 

 

Muitos profissionais autônomos temem ficar doentes, pois isto pode impactar na sua remuneração mensal. Ao se enquadrar como MEI e seguir com as suas obrigações, você também tem o direito ao auxílio-doença para conseguir se afastar e cuidar da sua saúde.

Este direito é garantido após 12 meses de contribuição, e é voltado aos MEIs que precisam deixar de exercer a sua função devido a problemas de saúde. Para receber este benefício, é preciso comprovar a doença por perícia médica do INSS e comparecer aos exames periciais. 

 

Salário-maternidade 

 

É MEI e engravidou? Não se preocupe. O salário-maternidade é mais um benefício do qual você tem direito.

Para garantir o seu benefício são necessários 10 meses de contribuição, a contar do primeiro pagamento em dia. O auxílio pode ser concedido para quem precisa se afastar do trabalho por motivo de gestação, adoção, guarda judicial ou aborto.  

 

Direitos do MEI para a sua família 

 

Auxílio-reclusão 

 

O auxílio-reclusão é um benefício direcionado aos familiares e dependentes do profissional regularizado como MEI que esteja preso, em regime semiaberto ou fechado.

Para ter direito ao auxílio, o empreendedor deve estar em dia com as contribuições mensais. Este benefício possui carência de 2 anos ou 24 contribuições mensais. 

 

Pensão por morte 

 

Em caso de morte do profissional MEI, a família também passa a ter direito a pensão. O benefício pode variar de acordo com alguns critérios como tempo de contribuição e a duração do casamento ou união estável.

O auxílio terá duração de 4 meses no caso do óbito ocorrer antes do segurado realizar 18 contribuições mensais à Previdência; ou no caso do casamento/união estável ter menos de 2 anos. A duração variável ocorrerá para os casos em que o segurado realizar mais 18 contribuições e tiver até dois anos de união estável ou casamento.

 

Mas não se esqueça que, para garantir todos os seus direitos previdenciários, é necessário manter o pagamento da DAS-MEI em dia. Cuide do seu futuro e da sua família. 

 

Agora que você já conhece os seus direitos, que tal explorar um pouco mais sobre o universo MEI no nosso blog? Acesse agora. 

 

Seja um associado do Sicredi e tenha acesso a muitos benefícios. Abra a sua conta

 Ícone autor
Sobre o

Sicredi

A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo. Aqui rende para você e para todo mundo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!