Page 196 - Sicredi
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Os desafios do crescimento
Na medida em que o Sicredi ampliou a quantidade de associa- dos em suas cooperativas filiadas, o desafio de manter a conscientização do quadro social e o entendimento sobre as sociedades cooperativistas se tornou maior. A rotina das cooperativas sofreu mudanças signifi- cativas, quando comparada ao dia a dia das pequenas Caixas Rurais, que deram origem ao Sistema. No século 21, as relações do associado com sua cooperativa possuem uma conexão tecnológica, que aproxima o usuário dos serviços oferecidos, mas o afasta, fisicamente, do contato com a instituição.
Numa época em que é possível realizar qualquer operação de forma virtual, muitos associados deixaram para trás o hábito de fre- quentar a cooperativa, diminuindo, também, a proximidade com as pes- soas que fazem parte do empreendimento. Essas mudanças fizeram com que o senso de responsabilidade diante do negócio diminuísse, quando comparado com o passado, no tempo em que as cooperativas tinham uma atuação mais restrita.
Um cenário que reforçou a necessidade de restabelecer os vín- culos entre os associados e suas cooperativas, recuperando a noção de que, como donas, as pessoas têm direitos, deveres e responsabilidades em relação ao negócio.
 The challenges of growth
As the number of credit unions affiliated with Sicredi grew, it became more challenging to keep members educated and informed about cooperativist entities. The routine business of credit unions had changed dramatically from the daily routine of the small Rural Banks that gave birth to the System. In the 21st century, members interact with their credit unions more on-line, which brings members closer to the services offered, but also reduces in-person contact with the institution.
In an era when it is possible to conduct all activity remotely, many members have stopped frequenting their credit unions, thereby reducing contact with credit union employees. These changes have diminished the sense of responsibility for the business as compared to the past, when credit unions were limited in their activities. This situation called for the need to re-establish ties between members and their credit unions, reviving the idea that, as owners, they have rights, obligations and responsibilities with respect to the business.
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