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A vision for the future
Visão de futuro
A sinalização de que era preciso revigorar a identidade coo- perativista veio dos próprios associados e pôde ser mensurada de for- ma objetiva pelo Sistema. Em 2003, o Sicredi encomendou uma pes- quisa de opinião pública, para avaliar a percepção, o conhecimento e a participação dos associados em relação à cooperativa de crédito e sua administração. Os resultados revelaram que as pessoas, além de conhecerem muito pouco sobre a natureza do empreendimento, não tinham envolvimento com o processo decisório. Em um universo de 1.150 entrevistados, nos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo, 85,4% dos associados iden- tificavam o Sicredi como um sistema bancário, demonstrando que o principal diferencial da instituição, que é ser uma cooperativa, não estava repercutindo junto ao seu público.
A pesquisa revelou, ainda, que a quantidade de associados participativos representava pouco mais da metade do contingente to- tal de pessoas integrantes do Sicredi. Entre os entrevistados, 52,5% responderam que exerciam seus direitos como associados, enquanto 47,4% responderam negativamente. A distorção do conceito de partici- pação ficou evidente quando a pesquisa verificou a forma de exercício dos direitos utilizada pelos associados que se consideravam partici- pativos. Apenas 18,5% disseram que participavam das reuniões e as-
 Signs that it was necessary to strengthen the cooperative identity came from members themselves, as measured objectively by the System. In 2003, Sicredi commissioned a study of public opinion to evaluate perceptions, knowledge and participation of members with
regard to their credit union and its management.The results showed that members not only knew very little about the nature of the organization, but also were not involved in the decision-making process. Out of 1,150 persons interviewed in the states of Rio Grande do Sul, Paraná,
Mato Grosso, Mato Grosso do Sul and São Paulo, 85.4% of members, on average, identified Sicredi as
a banking system. This indicated that the cooperative nature of
the institution, which is its main distinguishing feature, was not resonating with the public.
The study also revealed that only a little over half of all Sicredi members participated in the System. Of those interviewed, 52.5% said they exercise their rights as members, while 47.4% said they do not. A distortion in
the concept of participation became























































































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