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Organização
-presidente Alcenor Pagnussatt) e passou para a
direção do banco, ao lado de Pedro Írio Fagundes
e Leonel Pedro Cerutti. Os executivos destacados
para a missão de colocar o Bansicredi em funcio-
namento se depararam com a falta de conhecimento técnico diante de uma instituição financeira até então inexistente no País. “Era uma realidade sui generis, onde o banco seria um instrumento das cooperativas, para não desqualificar o diferencial competitivo da própria cooperativa”, explica Ademar Schardong.
A Central Sicredi Sul contratou uma consultoria para auxiliar no direcionamento administrativo inicial. “Foi feito um projeto, estruturado, técnico, que dava viabilidade econômica, ne- cessidade de capital, e as cooperativas tinham que participar do capital do banco para poder viabilizá-lo”, destaca o presidente da Central Sicredi Sul, Orlando Borges Müller. O Bansicredi estava sendo criado com o propósito principal de realizar a compensação dos cheques das cooperativas, que era a necessidade mais latente. Todas as filiadas necessitavam do serviço, mas nem todas tinham capital suficiente para figurar entre os acionistas do Banco. “Al- gumas cooperativas tinham sobras de capital e podiam participar, outras nem tanto. Então, no momento em que uma cooperativa não tinha alavancagem patrimonial ou capital suficiente para par-
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  was prepared that was economically viable and provided the necessary capital; the credit unions had to contribute capital to the bank to make it viable,” notes Orlando Borges Müller, president of the Sicredi South Regional Center. Bansicredi was created for the primary purpose of providing the credit unions with check clearing, which was urgently needed. All the affiliates needed this service, but not all had sufficient capital to become
shareholders of the Bank. “Some credit unions had an excess of capital and could participate, while others did not. So, when a credit union didn’t have assets to leverage or sufficient capital to participate in the Bank, other credit unions ended up participating in their name,” Müller reveals.
This attitude, which made the Bank possible, is a trait deeply rooted
in the System’s culture. “There






















































































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