Page 107 - Sicredi
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Organização
Embora fosse um projeto antigo das lideranças, a decisão de criar o Bansicredi precisou ser ratificada pelas cooperativas do Sistema. O marco institucional do nascimento do primeiro Banco Cooperativo do País foi a assembleia geral de constituição, realizada pela Cooperativa Central de Crédito do Rio Grande do Sul em 16 de outubro de 1995. O estatuto social11 do Banco Cooperativo Sicredi S.A. estabeleceu que o Bansicredi teria um capital de R$ 7,5 milhões e que o controle acionário seria exercido pela Central.
A configuração acionária do Bansicredi, pela qual as coope- rativas são as donas do empreendimento, caracteriza um modelo diferenciado de instituição financeira, em que o comprometimento com o negócio é coletivo. “Nós tínhamos condições, a partir daí, de dirigir o banco à nossa maneira, à maneira das cooperativas”, res- salta Werno Neumann. Esse jeito cooperativo de ser foi mantido como um dos diferenciais do Bansicredi, traduzindo-se, para os as- sociados das cooperativas, em uma maneira única de se relacionar com o mercado financeiro.
Para as cooperativas de crédito, o banco próprio representa- va, finalmente, a conquista da autonomia financeira almejada desde os primórdios do cooperativismo no País. “Existe um princípio, no
Organization
 that the Regional Center be the controlling shareholder.
Bansicredi’s stock structure, in which credit unions are the owners, is
a unique model among financial institutions, with a collective commitment to the enterprise. “We were able to direct the bank the way we wanted, the way that works for credit unions,” Werno Neumann emphasizes. This cooperative way
of operating was kept as one of Bansicredi’s distinguishing features, which translates into a special
relationship between its members and the financial market.
For the credit unions, having their own bank meant finally achieving the financial independence they had longed for since the beginning of cooperativism in Brazil. “There is a principle in cooperativism, which is independence. If you don’t have that, you end up working to serve the interests of those outside of your social network – the interests of third parties,” notes Orlando Borges Müller. Credit unions felt























































































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