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PROJETOS COOPERATIVOS

A União Faz a Vida


O programa tem como objetivo compartilhar os valores de cooperação por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo para a educação integral de crianças e adolescentes

Veja como funciona
metodologia do
programa

NA PRATICA

Etapas do Programa e Projetos Realizados 

A iniciativa é organizada em três fases, sendo elas: articulação, realização e desenvolvimento.

DEMAIS INICIATIVAS

Confira as ações que integram
o Programa a União Faz a Vida


Para viabilizar o ensino do cooperativismo para as crianças e adolescentes, existem projetos que capacitam os educadores sobre as praticas cooperativistas 

Dois projetos são destaque na difusão do cooperativismo 

No Programa A União Faz a Vida, os educadores recebem formação e assessoria pedagógica presencial, além de materiais pedagógicos para desenvolverem seus trabalhos.

Colmeia do Saber

No ano de 2019, com uma caminhada significativa na Região Centro Serra do Programa A União Faz a Vida, se pensou em criar uma iniciativa voltada para a questão sócio educacional das comunidades de atuação, pois havia uma necessidade muito grande de se possibilitar aos professores formações continuadas e apoio pedagógico para que o trabalho junto dos alunos se tornasse mais envolvente. Assim, surgiu o Colmeia do Saber, um grupo de estudos formado por profissionais que já atuavam, conheciam, e queriam se aprofundar na metodologia do Programa A União Faz a Vida. 

Dessa forma, o Colmeia do Saber se consolidou como  um projeto de Formação Continuada fomentado pelo Programa A União Faz a Vida , que busca o fortalecimento da Educação Cooperativa, bem como a capacitação de professores para serem multiplicadores de práticas pedagógicas, sempre priorizando o protagonismo e a cooperação entre os estudantes. Em 2023, a Colmeia do Saber chega para sua 3ª edição com duas turmas, sendo uma de aprofundamento e outra com novos professores. 
 
O objetivo da iniciativa é incentivar os professores a aprimorarem suas práticas pedagógicas e com isso apoiar os estudantes na construção de conhecimentos relevantes, concretos e que fazem sentido para suas vidas. Além da parte objetiva, o programa é formado por objetivos específicos, sendo eles:


a) valorizar o papel do professor mediador no contexto educacional da atualidade;
b) promover a troca de experiências entre os professores de áreas e realidades diversas;
c) dialogar sobre a importância da Educação Cooperativa no dia a dia da escola;
d) dialogar sobre a sustentabilidade nas escolas;
e) discutir acerca do processo avaliativo dos estudantes no contexto atual;
f) vivenciar metodologias que promovam o protagonismo estudantil;
g) produzir materiais de estudos para serem disponibilizados à escolas e professores.

O público-alvo são professores, supervisores e coordenadores pedagógicos atuantes no ensino fundamental, que buscam desenvolvimento técnico e pessoal para inovar na sua prática pedagógica e que sejam comprometidos em disseminar os conteúdos desenvolvidos na formação com seus colegas de trabalho.

Luci Abreu
Coordenadora dos Programas Sociais do Sicredi Centro Serra

Micheli Cazzaroli e Wanda Maria Genro Appel
Assessoras pedagógicas

Assessoria para Educação Infantil

A Assessoria Pedagógica para a Educação Infantil no Programa A União Faz a Vida (PUFV) da região Centro Serra iniciou em 2014 sob a coordenação do Pedagogo Paulo Fochi. No ano de 2015, a assessoria passou a ser coordenada pela Pedagoga Queila Vasconcelos, que deu continuidade aos processos formativos a respeito dos espaços e organizou encontros mensais de grupos de estudo sobre a prática pedagógica com bebês e crianças pequenas, a partir dos princípios Éticos, Políticos e Estéticos, bem como dos eixos estruturantes das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), as Brincadeiras e Interações.

Em 2016 os municípios de Cerro Branco, Novo Cabrais e Paraíso do Sul passam a fazer parte dos grupos de estudos que são fomentados pela reflexão a partir das primeiras publicações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e em como estabelecer relação deste documento normativo com a Metodologia do Programa A União Faz a Vida.

A ampliação da participação das professoras nos encontros de formação continuada foi um movimento do ano de 2017, somando-se às participantes das equipes de gestão das escolas e das coordenadoras das secretarias de educação. A especificidades da ação pedagógica com bebês e a metodologia de projetos na pré-escola articulados aos Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento das crianças e dos Campos de Experiência propostos na BNCC e a prática da documentação pedagógica através das Mini-histórias foram o foco de pesquisa e estudo deste ano, no qual o município de Sobradinho somou-se ao grupo. Foi também em 2017 que nasceu o Fórum de Educação Infantil do PUFV, no qual as aprendizagens construídas durante a assessoria foram compartilhadas com os demais municípios da região Centro-Serra.

Em 2018 inspirados pelas práticas compartilhadas no I Fórum de Educação Infantil, tivemos a chegada de mais quatro municípios no projeto: Estrela Velha, Lagoão, Lagoa Bonita do Sul e Passa Sete. Ampliamos, então, o espaço de formação, com a realização dos encontros a cada mês em um dos municípios participantes promovendo assim a interlocução a respeito dos espaços e práticas através das visitas às escolas. Foi realizado o II Fórum de Educação Infantil no qual professoras, coordenadoras pedagógicas e diretoras compartilharam projetos e práticas orientados ao longo do ano pela assessoria.

No ano de 2019 além do retorno do município de Arroio do Tigre ao projeto, passaram a compor o grupo também, os municípios de Ibarama, Segredo e Vale do Sol. Com o crescimento do número de participantes na Assessoria para a Educação Infantil, que desde 2019 contempla treze municípios da Região Centro Serra, formaram-se dois subgrupos organizados por proximidade geográfica com o objetivo de não perdermos o acompanhamento de todas as escolas participantes. Neste ponto retomamos a discussão a cerca dos espaços, o que resultou em uma grande transformação nas escolas e consequentemente na prática docente e nas aprendizagens das crianças, bem como na relação com a comunidade, processo retratado no III Fórum de Educação que aconteceu no final do ano. Os projetos na pré-escola, o brincar heurístico na creche e o aprofundamento sobre a concepção de currículo apontada pelas DCNEI foram também focos de investigação do grupo.

Em 2020 foi possível ampliar o atendimento às escolas com a chegada das colaboradoras Eduarda Vieira e Gabriela Seibel no Ateliê de Educação Infantil, as quais constituíram grupos de estudos específicos sobre a prática pedagógica na Creche e na Pré-Escola, para participantes iniciantes no PUFV, o que viabilizou a formação dos grupos de aprofundamento com a assessoria de Queila Vasconcelos, para professoras que já fazem parte do programa há mais tempo.Este foi também o ano em que a pandemia da COVID-19 assolou o planeta e nossas práticas precisaram ser reinventadas.

Através do fortalecimento da parceria com as assessoras
Michele Cazarolli e Cristiane Biscaíno e com o assessor Everaldo Marini, que também compõem o grupo de assessoria do PUFV na Cooperativa Sicredi Centro-Serra ganhou vida o projeto E-PUFV, pelo qual momentos de formação foram realizados, alcançando um amplo número de professoras e professores da região. Além disso, foi mantida a continuidade dos grupos de iniciantes e de aprofundamento através de encontros virtuais e foi criado o grupo de Transição entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, do qual participam professoras da pré-escola e do primeiro e segundo ano.


No ano de 2021 retomamos as atividades no formato on-line atendendo 12 municípios da região. Os grupos foram divididos em formações específicas para professoras da Creche, da Pré-Escola e professoras que já fizeram parte do projeto em outros anos e, portanto, frequentavam o grupo de Aprofundamento em Projetos, no qual trabalhou-se especificamente a metodologia de projetos do PUFV.

Em 2022 mantivemos os grupos do ano anterior, além disso, acrescentamos cursos on-line de ampliação de repertório docente, tratando de temáticas como brincar, mini-histórias, contextos de aprendizagem e aprendizagem nos anos iniciais, atendendo professoras do primeiro e segundo ano do Ensino Fundamental. Também foi realizada uma assessoria específica para os municípios de Estrela Velha e Arroio do Tigre sobre planejamento na Educação Infantil. Inovamos com a oferta de palestras mensais em cada município que recebe os grupos para encontro nas quais são solicitadas temáticas de acordo com a realidade local e trabalhadas in loco.

Neste ano atuamos novamente em 12 municípios com o retorno de Ibarama e Passa Sete, e organizamos a assessoria com a continuidade de alguns projetos e também com diferentes propostas, o grupo para iniciantes do qual participam professoras que estão ingressando no programa, o grupo de aprofundamento do qual participam professoras que já fizeram o grupo de iniciantes e permanecem agora neste novo percurso por dois anos, os cursos on-line de ampliação de repertório que tratam sobre ampliação de linguagens artísticas, mini-histórias, contextos de aprendizagem e o brincar e por fim iniciamos um projeto piloto sobre Histórias de Aprendizagem para atender a demanda dos municípios em revisar seus processos de avaliação das aprendizagens das crianças e do trabalho docente.

No segundo semestre teremos ainda uma formação específica para gestores que também é uma demanda solicitada pelas coordenadoras locais e professoras participantes do programa. Continuamos com as palestras nos municípios e realizamos para o primeiro semestre uma parceria com a professora Carla Cazarolli para realizar dois encontros formativos sobre Inclusão na Educação Infantil.


Em 2023 estamos completando dez anos de assessoria para a Educação Infantil no Programa a União Faz a Vida e percebemos nas escolas, nos encontros formativos e nas devolutivas de secretários de educação, coordenadoras locais e professoras o quanto já foi transformado. O grande diferencial da atuação é promover grupos de estudos ao mesmo tempo em que as professoras realizam mudanças práticas nas escolas e recebem acompanhamento e sugestões das assessoras para a continuidade da qualificação. Os espaços físicos das escolas são muito diferentes do que aqueles que encontramos há dez anos, as práticas de respeito e escuta às crianças bem como a colaboração entre professoras e entre municípios também são um destaque desse projeto. Crescemos muito nesse tempo, conscientes de que sempre haverá ainda muito o que fazer.

Queila Almeida Vasconcelos

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação
Acreditadora do PUFV

Confira a poesia em homenagem ao Colmeia do Saber 

 

Anelise Maria de Mello - 4º ano
EMEF Álvaro Rodrigues Leitão (Estrela Velha)

O Universo da Leitura

Tudo na vida é poesia
Basta ter inspiração
Desde o ar que se respira
Até as batidas do coração

Vejamos nós, aqui reunidos
Em prol da Educação
Buscando novos conhecimentos
Trocando experiências
Promovendo a cooperação

Como abelhinhas voamos...
De vários pontos da região
Focadas no ler e no aprender
Somos multiplicadoras...
Somos a COLMEIA DO SABER

Falando em ler...
São inúmeros os benefícios
Que a leitura nos traz
Desenvolve  a criatividade
Nos traz conhecimento e informação
Exercita nossa mente
Melhora a concentração

Aprimora a escrita
O vocabulário enriquece
A memória fica ativa
E diz que até reduz o estresse!

Podemos aprender línguas
Espanhol até inglês...
Podemos estudar gramática
Aperfeiçoar o português...

Através da leitura podemos 
Viajar pelo universo
Dar asas a nossos pensamentos
Organiza-los em versos

Em minha humildade aqui venho
Dar boas vindas a essa motivada plateia 
Lhes convido para que se sintam em casa
Na nossa querida Estrela Velha!

Só tenho à gardecer
Pela atenção que me foi dada
Já escuto o zum zum...das asas
Das abelhas cooperadas

Aqui vou encerrando
Esses simples versos que fiz
E passo a palavra a professora Elisangela
Mais conhecida como "Lis"

 

 

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