Page 96 - Sicredi
P. 96

sem ter contato com os mais desenvolvidos sistemas cooperativos na Europa, nos Estados Unidos e na América Latina. Assim, gestores privados e públicos tiveram oportunidade de conhecer, na prática, uma série de procedimentos de governança e de regulação. Adicio- nalmente, um grupo de trabalho, formado por representantes dos ministérios da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento, em 1991, também contribuiu com esse processo6, assim como a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).
O conhecimento das experiências internacionais favoreceu o entendimento com as autoridades monetárias. Nas viagens, os téc- nicos do Banco Central acompanharam os procedimentos de fisca- lização do sistema financeiro nos países com forte presença do coo- perativismo de crédito. Essa percepção sintonizou o governo com as reivindicações das lideranças, resultando em avanços na legislação. Até então, o Banco Central não estava seguro quanto à utilização de indicadores de viabilidade econômica na rotina de governança das co- operativas. Entretanto, as Centrais já discutiam e aplicavam alguns procedimentos básicos de responsabilidade econômica. A Cocecrer-RS usava um mecanismo para supervisionar as filiadas via indicadores
 countries. DGRV5 subsidized overseas trips by credit union and government managers so they could have contact with the most developed cooperative systems
in Europe, the United States and Latin America. Therefore, public
and private managers had the opportunity to learn about, in practice, governance procedures and regulations. Also, in 1991,
a working group comprised of representatives from the Ministries of Finance, Agriculture and Planning contributed to this process,6 as
did the Organization of Brazilian Cooperatives (OCB).
The monetary authorities gained
understanding from these international experiences. The Central Bank experts observed
the monitoring procedures of
the financial systems in those countries with a strong presence
of cooperative credit. This new understanding gave the government insight into the leaders’ demands, resulting in legislative improvements. Until then, the Central Bank was unsure of how to apply economic viability indicators to the routine operation of credit unions. In the meantime, the Regional Centers were already discussing and applying some basic financial responsibility procedures. Cocecrer-RS was using
 96






















































































   94   95   96   97   98