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representada pelo montante de recursos aplicados sobre os depósi­ tos à vista dos associados, acabou instantaneamente. “Nós passamos da viabilidade para a inviabilidade em menos de 12 horas”, comenta Schardong. Naquele momento, a Cocecrer­RS não contava mais com a experiência de Mário Kruel Guimarães, que tinha se afastado da Central dois dias antes da edição do Plano Cruzado, por problemas de saúde.
A direção da Cocecrer­RS foi assumida por Raul Englert, que convocou todas as cooperativas singulares para uma reunião em Porto Alegre. De acordo com Schardong, foi preciso adotar um plano de emergência, que significava multiplicar os recursos por dez e cortar 70% das despesas de cada cooperativa. O plano de recupera­ ção foi implantado com recursos obtidos junto ao BNCC, e as coope­ rativas, reestruturadas, enfrentaram sem abalos os Planos Bresser e Verão, lançados poucos anos mais tarde. Em novembro de 1986, Ademar Schardong assumiu a Cocecrer­RS.
A capacidade de se adequar aos reveses econômicos, enfren­ tando e superando as adversidades, fortaleceu as cooperativas de crédito. As previsões do início da década estavam confirmadas: o
 plan, which meant increasing their funds ten-fold and cutting the expenses of each credit union by 70%. The recovery plan was implemented with funds obtained from BNCC, which enabled the restructured credit unions to weather the Bresser and Summer Plans, launched a few years later, without problems. In November 1986, Ademar Schardong became the head of Cocecrer-RS .
The ability to adapt to challenging economic times, facing and overcoming setbacks, made
the credit unions stronger. The predictions from the beginning of
the decade were confirmed; the state-controlled economic model no longer worked, a forewarning to the arrival of a model that allowed for greater freedom in initiative and entrepreneurship.
The ideals of cooperative credit, which had seemed utopian, gained credibility. Credit unions entered
a new period of prosperity, with more comprehensive agreements, such as with BNCC, and a greater penetration of the financial market. However, regulatory and legislative changes still were needed. This victory was soon to come, with the 1988 Constitution.
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