Page 109 - Sicredi
P. 109

 109
Organização
cooperativismo, que é a independência. Quando você não tem isso, você acaba trabalhando para atender interesses que não são do nosso quadro social, mas interesses de terceiros”, salienta Orlando Borges Müller. Os avanços obtidos com a criação do Bansicredi foram per- cebidos imediatamente nas cooperativas, com a introdução de novos produtos e serviços que passavam a ser oferecidos aos associados. O testemunho de Celso Trentin, presidente da Sicredi Nordeste RS, originada de uma das nove Caixas Rurais remanescentes que fun- daram a Cocecrer-RS nos anos 80, retrata o significado dessa con- quista. “Nós conseguíamos visitar associados, ou prospectar associa- dos, com produtos a oferecer. Esse foi, para nós, o grande divisor de águas: começamos a abrir novas unidades em outros municípios, a nos expandir”, conta Trentin.
A possibilidade de oferecer produtos e serviços bancários, sem perder o diferencial de ser cooperativa, foi o principal avan- ço obtido com a criação do Banco Cooperativo Sicredi. Ao longo dos anos, foi preciso evoluir como instituição financeira, profissionali- zando a relação com os associados e com o mercado, mantendo o foco nos valores cooperativistas.
Organization
 the impact of Bansicredi’s creation immediately with the introduction of new products and services for their members. Celso Trentin, President
of Sicredi Nordeste RS, successor
to one of the nine remaining Rural Banks that formed Cocecrer-RS in the 80’s, recalls the significance of this victory. “We managed to service our members, or get new members, with our new products. That was, for us, a major turning point. We began to open branches in other cities, to expand,” says Trentin.
The possibility of offering banking products and services, while retaining the unique features of a
cooperative, was the main benefit from the creation of the Sicredi Cooperative Bank. Throughout the years, it was necessary to evolve as a financial institution, professionalizing the relationship with members and the market, while remaining focused on cooperative values.

























































































   107   108   109   110   111