Page 86 - Sicredi
P. 86

vez de São Paulo aderir ao Sistema, reforçando a penetração do coo- perativismo de crédito junto ao público urbano. A entrada de outros Estados no Sistema resultou em ganho de escala para o Banco Coo- perativo, ampliando as oportunidades de desenvolvimento de produ- tos e serviços para os associados. Além disso, a expansão para fora dos limites do território gaúcho trouxe influências diferentes para o Bansicredi1, que deixava de ser um empreendimento dos gaúchos para incorporar novas experiências.
Para atuar em um país continental, em que as diferenças culturais resultavam em características peculiares em cada coope- rativa, o Sicredi precisava de uma linguagem unificada, que fosse entendida e praticada em todas as cooperativas. E, principalmente, necessitava de uma estrutura para desenvolver e coordenar a padro- nização das operações. Nascia, então, no ano 2000, a Confederação Sicredi, para inaugurar um novo modelo de gestão Sicredi.
Solidez e estabilidade econômico-financeira são premissas essenciais para o Sicredi. O Sistema é reconhecido por sua capa- cidade de projetar cenários e de posicionar-se, com precisão, dian- te das mudanças que acontecem na economia do país e do mundo. Essa habilidade, aliada ao planejamento estratégico, permitiu que
 Paraná in 1995, Mato Grosso in 1996 and Mato Grosso do Sul in 1997. In 2002, São Paulo joined the System, strengthening the credit unions’ penetration of the urban market. Other states joining the System was a real plus for the Bank because it increased its ability to develop products and services for its members. In addition, the expansion beyond Rio Grande do Sul introduced new ways of thinking to Bansicredi,1 which ceased to be a strictly gaúcho undertaking.
To operate effectively across a large country, where each credit
union is unique due to cultural differences, Sicredi had to develop a common language that could be understood by all credit unions. It also needed a structure to develop and manage the standardization process. Therefore, in 2000, the Sicredi Confederation was formed for purposes of introducing a new management model for Sicredi.
Economic and financial solidness and stability have always been core values of Sicredi, which
is recognized for its ability to accurately forecast different
 86


























































































   84   85   86   87   88