Page 82 - Sicredi
P. 82

A força motriz
Amarca Sicredi, concebida no início da década de 80, quando se desenhavam as primeiras linhas sobre a retomada do cooperativismo de crédito no Brasil, a partir da criação da Cocecrer-RS, liderada por Mário Kruel Guimarães, vice presidente da Fecotrigo/RS,
tinha como objetivo representar e legitimar as principais caracte- rísticas do projeto. Diante da fragilidade das caixas rurais rema- nescentes e do desafio de estruturar um sistema de cooperativas de crédito capaz de integrar o complexo mercado financeiro brasileiro, o empreendimento carecia de características especiais.
Considerando as características próprias das sociedades cooperativas, especialmente quanto à limitação da área de atuação, para a formação de rede de atendimento, era necessária a integra- ção horizontal e a unificação de processos, produtos, comunicação, entre outros fatores. A administração em escala se traduzia em de- safio não menos importante, diante da necessária especialização para dotar essas cooperativas de crédito locais/regionais de estru-
-
 Motor power
The Sicredi brand name originated in the early 1980´s with the resurgence of credit unions in Brazil, which began
with the creation of Cocecrer-RS, led by Mário Kruel Guimarães, Vice-President of Fecotrigo/RS. Its objective was to represent and lend credibility to the project of credit union renewal. Due to the fragility of the renewed rural banks and
the challenge of creating a system of credit unions capable of being
integrated into Brazil´s complex financial system, the enterprise lacked certain important features.
Due to the special characteristics of cooperative organizations, especially those limited to a specific area,
both horizontal integration and uniformity in processes, products, communications and other features were necessary to create a network of branches. Administration on a broad scale was an equally impor-tant
 82






















































































   80   81   82   83   84