Page 76 - A Trajetória do Sicredi
P. 76

Por isso, o Sicredi aprimorou ainda mais seus modelos de gestão de pessoas, seus pro- cessos de trabalho e de capacitação dos colaboradores, desenvolvendo formas eficientes de integração profissional e métodos de trabalhos em equipe. A estrutura e os processos internos foram reformulados em busca de uma organização leve, ágil, focada no desenvol- vimento contínuo de soluções e entregas mais eficientes e rápidas.
Todo esse processo, que recebeu o nome de “Transformação Ágil”, teve como premis- sa a formação de times multidisciplinares dinâmicos organizados em células especializa- das por linhas de produto. Trabalhando em conjunto, sempre com foco nas necessidades dos nossos associados, os times ágeis garantem maior qualidade na criação e execução de soluções, considerando os vários espectros de nossa pluralidade em âmbito nacional.
A metodologia foi pela primeira vez aplicada no desenvolvimento do novo Sicredi Mobi, aplicativo móvel, relançado em 2015. O processo envolveu o trabalho simultâneo e dinâmico de profissionais de diferentes áreas do CAS e de fornecedores específicos, o que permitiu a redução considerável do custo e do tempo de criação e entrega do produto.
Amplamente disseminada em todo o Sistema, a metodologia ágil foi divulgada por meio de capacitações presenciais e on-line. Hoje são mais de 50 times ágeis, que, em média, entregam soluções quatro vezes mais rápidas em comparação aos desenvolvi- mentos anteriores a 2015.
Além disso, diversos planos de melhorias em processos fizeram com que o CAS atingisse a excelência na interação e no apoio operacional às cooperativas. Em de- zembro de 2016, a totalidade dos serviços compartilhados conquistaram a certificação ISO 9001/2008, o que comprova a qualidade e eficiência das nossas estruturas de apoio às cooperativas.
Para uma integração ainda maior dos milhares de colaboradores em todo o país, o Sicredi criou ferramentas de suporte que conectam a todos efetivamente por meio de re- cursos dinâmicos de comunicação e colaboração.
Em 2018 foi lançado o chatbot denominado Theo, em homenagem ao Padre Theo- dor Amstad. Um moderno assistente virtual dotado de inteligência artificial, que utiliza | 74




























































































   74   75   76   77   78