Page 54 - A Trajetória do Sicredi
P. 54

􏰀􏰁􏰂􏰃􏰄 􏰆􏰇 􏰈􏰃􏰉􏰊􏰄􏰉􏰃􏰆􏰇 􏰆􏰋􏰌􏰄􏰇 􏰁􏰄􏰇􏰇􏰄 􏰈􏰃􏰍􏰎􏰄􏰇􏰇􏰍 􏰏􏰄􏰐􏰄 􏰇􏰄􏰃 􏰃􏰄􏰇􏰇􏰆􏰑􏰂􏰆􏰏􏰆 􏰆 􏰏􏰄􏰒􏰁􏰉􏰋􏰓􏰍 􏰏􏰆 􏰔􏰍􏰃􏰊􏰆 􏰏􏰄 Risco Socioambiental Direcionado ao Crédito, que estabeleceu diretrizes para a análise de riscos e oportunidades de negócios na concessão de todo tipo de crédito, condicionando a aprovação em termos de práticas ambientais corretas e inexistência de vínculos com trabalho infantil ou degradante.
Também em 2013, foram criados os comitês de sustentabilidade nas centrais e no CAS, responsáveis pela discussão do tema, pela disseminação de práticas sustentáveis e pelo encaminhamento de propostas a serem avaliadas pelo Comitê Central de Sustentabilidade. Passamos a mensurar com mais precisão os impactos ambientais decorrentes das atividades operacionais, o que facilitou a elaboração de soluções de uso consciente dos recursos naturais e o estabelecimento do conceito de ecoeficiência em nossa cultura corporativa. Com isso, reduzimos custos e pre- servamos o meio ambiente.
Outro importante passo no sentido de implantação da governança sustentável foi dado com a elaboração da primeira Matriz de Materialidade, contendo o mapeamento do 􏰆􏰑􏰎􏰆􏰁􏰎􏰄 􏰏􏰍􏰇 􏰉􏰊􏰈􏰆􏰎􏰂􏰍􏰇 􏰄 􏰆 􏰉􏰏􏰄􏰁􏰂􏰉􏰒􏰎􏰆ção dos aspectos positivos e negativos do desempenho do Sicredi referentes à sustentabilidade. A Matriz de Materialidade foi elaborada com base na ação conjunta do Comitê Central de Sustentabilidade e subcomitês e como fruto dos diálogos com nossos 􏰈􏰕􏰖􏰑􏰉􏰎􏰍􏰇 􏰄􏰇􏰂􏰃􏰆􏰂􏰗􏰘􏰉􏰎􏰍􏰇 􏰏􏰄 􏰃􏰄􏰑􏰆􏰎􏰉􏰍􏰁􏰆􏰊􏰄􏰁􏰂􏰍.
Finalizada em 2014, a matriz elencou os temas prioritários e fundamentais para o de- 􏰇􏰄􏰁􏰐􏰍􏰑􏰐􏰉􏰊􏰄􏰁􏰂􏰍 􏰇􏰙􏰇􏰂􏰄􏰁􏰂􏰚􏰐􏰄􏰑 􏰄 􏰆 􏰈􏰄􏰃􏰄􏰁􏰉􏰏􏰆􏰏􏰄 􏰏􏰍 􏰁􏰄􏰘􏰛􏰎􏰉􏰍􏰜 􏰝􏰓􏰍 􏰄􏰑􏰄􏰇􏰞 􏰆 􏰇􏰆􏰂􏰉􏰇􏰟􏰆􏰋􏰓􏰍 􏰄 􏰎􏰍􏰁􏰒􏰆􏰁􏰋􏰆 do associado, o desenvolvimento local, o modelo de gestão, a tecnologia para o relaciona- mento com o associado, o alinhamento dos colaboradores à cultura cooperativa, os crité- rios socioambientais para concessão de crédito.
A construção da Matriz de Materialidade ainda possibilitou estabelecer uma gover- nança de sustentabilidade, atendendo além das determinações da Resolução no 4.327, de 2014, do Banco Central, que dispõe sobre a política de responsabilidade socioambiental 􏰏􏰆􏰇 􏰉􏰁􏰇􏰂􏰉􏰂􏰙􏰉􏰋􏰌􏰄􏰇 􏰒􏰁􏰆􏰁􏰎􏰄􏰉􏰃􏰆􏰇􏰠 􏰂􏰆􏰊􏰖􏰗􏰊 􏰆􏰍 􏰡􏰃􏰉􏰁􏰎􏰢􏰈􏰉􏰍 􏰣􏰤 􏰏􏰍 􏰡􏰃􏰍􏰂􏰍􏰎􏰍􏰑􏰍 􏰤􏰄􏰃􏰏􏰄 􏰏􏰆 􏰥􏰄􏰏􏰄􏰃􏰆􏰋􏰓􏰍 Brasileira de Bancos – Febraban.
| 52





























































































   52   53   54   55   56