Page 52 - A Trajetória do Sicredi
P. 52

Cooperativismo
sustentabilidade
Sustentabilidade como
estratégia para a perenidade do negócio
Nos últimos anos, a agenda conhecida como ESG – Environmental, Social and Governance –, em português ASG – Ambiental, Social e Governança – cresce exponencialmente ao redor do mundo. A sigla abarca desde critérios para investimentos, implementação de políticas de governança em empresas e instituições públicas, até impactos sociais de políticas econômi- cas ou áreas de atuação corporativa.
No cenário de mercado financeiro, o ESG gradativamente perde a equivocada classifi- cação de filantropia para tornar-se parte determinante de decisões de alocação de portfó- lio com base em critérios de risco, retorno e diversificação de ativos.
Atualmente, o mercado global de ESG movimenta em torno de 30 trilhões de dólares em ativos ao redor do mundo, com presença quase irrelevante em mercados com grande potencial como a América Latina, incluindo o Brasil.
Nesse novo contexto, evidencia-se a importância e o caráter inovador das estratégias do Sicredi, embasadas em seus ideais e valores cooperativistas. O conceito de sustentabilidade constitui-se como um dos pilares da instituição e um dos seus principais diferenciais compe- titivos. Desde sua origem, o Sicredi tem pautado a atuação no fomento de práticas sustentá- veis como valores essenciais. Nossos ideais cooperativistas nos guiam em busca do desen- volvimento das pessoas e de suas comunidades de maneira perene e harmônica. Há mais de 117 anos estabelecemos ciclos virtuosos, que geraram o atual desenvolvimento econômico, | 50
e


























































































   50   51   52   53   54