Page 56 - A Trajetória do Sicredi
P. 56

 Incentivo a projetos sociais
Em 2019, mais de 30 cooperativas do Sicredi contam com um Fundo Social, que visa o estímulo a projetos sociais de interesse coletivo, voltados para 􏰀􏰁􏰂􏰃􏰄􏰅􏰆􏰇􏰈 􏰃􏰂􏰊􏰋􏰂􏰌􏰄􏰈 􏰀􏰍􏰎􏰇􏰌􏰋􏰀􏰈 􏰍􏰄􏰏􏰁􏰀􏰈 meio ambiente, segurança e inclusão social. Sua existência está relacionada ao sétimo princípio do cooperativismo, o Interesse pela Comunidade. Em 2019 o Fundo Social passou a ser um pro- grama sistêmico, a fim de incentivar a criação de novos fundos nas coopera- tivas e oferecer suporte aos já existen- tes, potencializando os investimentos e o desenvolvimento das comunidades locais.
colaboradores, ao mesmo tempo em que possibilitou a criação de diversos meios para mensuração de resultados.
Em 2017, a composição do comitê cen- 􏰋􏰌􏰄􏰊􏰈 􏰐􏰂􏰀 􏰁􏰀􏰑􏰒􏰀 􏰄􏰍 􏰎􏰌􏰇􏰎􏰇􏰍􏰋􏰄􏰍 􏰀􏰒􏰃􏰄􏰓􏰔􏰒􏰕􏰄􏰁􏰄􏰍 para deliberação do Conselho de Adminis- tração da SicrediPar, foi ampliada e sua de- nominação alterada para Comitê Nacional 􏰁􏰀 􏰖􏰂􏰍􏰋􏰀􏰒􏰋􏰄􏰗􏰔􏰊􏰔􏰁􏰄􏰁􏰀􏰘 􏰙 􏰒􏰇􏰚􏰄 􏰃􏰇􏰒􏰑􏰛􏰂􏰌􏰄􏰅􏰆􏰇 incluiu, além de presidentes e diretores executivos das centrais, do CAS e de algu- mas cooperativas, representantes da área de Programas Sociais e Desenvolvimento do Cooperativismo das centrais e repre- sentantes da Fundação Sicredi. Com isso, conseguimos criar um ambiente plural e democrático capaz de estimular discussões 􏰀 􏰎􏰇􏰒􏰋􏰇􏰍 􏰁􏰀 􏰚􏰔􏰍􏰋􏰄􏰍 􏰁􏰔􏰚􏰀􏰌􏰍􏰔􏰑􏰃􏰄􏰁􏰇􏰍 􏰍􏰇􏰗􏰌􏰀 􏰇 tema, potencializando ações em âmbito na- cional e seus resultados com impactos sig- 􏰒􏰔􏰑􏰃􏰄􏰋􏰔􏰚􏰇􏰍 􏰁􏰀 􏰁􏰀􏰍􏰀􏰒􏰚􏰇􏰊􏰚􏰔􏰓􏰀􏰒􏰋􏰇 􏰍􏰂􏰍􏰋􏰀􏰒􏰋􏰜􏰚􏰀􏰊􏰘
A Fundação Sicredi tornou-se ainda mais capacitada para estruturar nossa go- vernança de sustentabilidade e garantir seu alinhamento sistêmico, dando suporte às cooperativas, centrais e ao CAS. Por 􏰓􏰀􏰔􏰇 􏰁􏰀 􏰁􏰔􏰚􏰀􏰌􏰍􏰄􏰍 􏰍􏰇􏰊􏰂􏰅􏰝􏰀􏰍 􏰒􏰆􏰇 􏰑􏰒􏰄􏰒􏰃􏰀􏰔􏰌􏰄􏰍􏰈 passamos a incentivar a criação de comi- tês de sustentabilidade nas cooperativas.
  | 54





























































































   54   55   56   57   58