Qual é o impacto do Open Finance no cooperativismo?
O sistema financeiro aberto traz mais transparência e liberdade ao consumidor e aos associados das cooperativas de crédito
Nos últimos meses ocorreram transformações significativas no setor financeiro que podem contribuir com o desenvolvimento e fortalecimento do Cooperativismo. No início de 2021, o Banco Central iniciou a implementação do Open Banking – sistema já adotado por diversos países, e que está evoluindo para o Open Finance. A principal transformação que essa tecnologia oferece é permitir ao consumidor compartilhar seus dados financeiros com diferentes instituições. Ou seja, agora ele assume o protagonismo e ganha mais autonomia sobre suas informações.
A novidade tecnológica pode oferecer muitas vantagens aos brasileiros e também ao próprio sistema financeiro. A iniciativa do Banco Central vem com a proposta de trazer mais inovação ao mercado, promovendo a concorrência saudável, mais competitividade e transparência entre as instituições financeiras, e também melhorar a oferta de produtos e serviços ao consumidor.
Cooperativismo de crédito: o que é?
Inicialmente voltadas para operações de crédito, desde pequenos empréstimos a grandes financiamentos, hoje, as cooperativas de crédito oferecem diversos serviços de meios de pagamento como cartões, maquininhas, transferências, Pix e pagamentos via aplicativo, além de um amplo portfólio que inclui investimentos, seguros, consórcios e outros produtos financeiros.
As cooperativas foram criadas para oferecer soluções financeiras de acordo com as necessidades dos associados de uma determinada região. Elas são um importante instrumento de incentivo para o desenvolvimento econômico e social, pois fazem uso dos seus recursos para financiar projetos que beneficiem os próprios associados, mantendo os recursos nas mesmas comunidades onde eles foram gerados.
Diferente dos bancos convencionais, que buscam clientes, as cooperativas de crédito possuem associados que têm direito ao voto nas decisões em assembleias, além de receberem a sua participação proporcional de parte da distribuição dos resultados anuais, de acordo com o desempenho financeiro da instituição. Nesse modelo, é priorizado um relacionamento mais próximo, humanizado e personalizado, tanto no atendimento nas agências quanto nos canais digitais.
O cooperativismo de crédito é a essência do Sicredi. Nossa história acompanha a trajetória e evolução do cooperativismo no Brasil.
Cooperativismo e tecnologia
Em 2017, o Sicredi iniciou o seu processo de transformação digital, tornando-se mais eficiente e implementando melhorias para atender às necessidades dos associados.
Entre as diversas melhorias entregues aos associados, podemos destacar a adesão ao Pix e o fato de sermos uma das primeiras instituições que permitiram aos consumidores fazerem operações via WhatsApp Pay, gerando conveniência e facilidade. O Open Finance também faz parte desse cenário tecnológico, uma vez que permite mais autonomia para a vida financeira e transparência nas relações entre pessoas e instituições financeiras.
A tecnologia do Open Finance vem para agregar ao cooperativismo ainda mais importância no seu papel para a economia brasileira. Ela promove mais competitividade entre as instituições financeiras e contribui para mais produtos, inclusão, serviços de qualidade e relacionamentos mais personalizados para os associados.
Além de garantir a segurança na transmissão dos dados entre as instituições por meio de padrões rígidos e certificados digitais, o Banco Central fundamentou a regulação do Open Finance na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
Open Finance e o cooperativismo
No cooperativismo, o Open Finance oferece um mundo novo de benefícios.
O investimento em transformação digital vem para facilitar e simplificar a relação com o associado. Por meio do Open Finance, as pessoas têm a chance de descobrir os benefícios que as instituições cooperativas de crédito podem ofertar, o que refletirá na expansão do cooperativismo no país.
Para o diretor de Tecnologia da Informação do Sicredi, Volmar Machado, em informe ao Especial Publicitário do Sicredi no G1, o sistema financeiro aberto pode trazer benefícios aos indivíduos e instituições financeiras: “Começar a jornada das pessoas em uma instituição e terminar em outra, tudo por meio de interfaces de programação, gera uma competitividade saudável, porque elas podem encontrar as melhores ofertas e também diminui o fator de concentração bancária que hoje é muito forte.”
O cenário atual favorece também o crescimento das cooperativas no Brasil, visto que, empreendedores que procuraram por crédito nos sistemas cooperativos tiveram taxas de sucesso maiores do que junto ao setor bancário, de acordo com o Relatório de Economia Bancária de 2020 do Banco Central. A possibilidade de relações mais transparentes entre instituição e associados nas cooperativas de crédito favorecem a ambos.
As cooperativas podem usufruir ainda mais da implantação do Open Finance. O cooperativismo surgiu como uma alternativa para financiar atividades por meio da adesão livre e voluntária; e o sistema financeiro aberto vem ao encontro desse ideal. Ele possibilita conceder ao usuário o poder de escolha e garantir sua autonomia na gestão de sua vida financeira.
Open Finance no Sicredi
A implementação dessa nova tecnologia no Sicredi tem como objetivo atender às necessidades de quem já é associado e a novos associados, colocando-os como protagonistas das operações e oferecendo soluções de acordo com a demanda de cada um.
A entrada da instituição no Open Banking ocorreu na primeira fase da sua implementação no Brasil, de maneira voluntária, pois acreditamos que essa solução pode trazer muitos benefícios e vantagens para os associados, para o mercado financeiro e para o cooperativismo de crédito.
Com a chegada do Open Finance, haverá mais facilidade e transparência na oferta de crédito e outros produtos financeiros. Descubra cinco situações em que o Open Banking pode ser útil no seu dia a dia, no Especial Publicitário do Sicredi no G1.
Os associados podem compartilhar seus dados com o Sicredi sendo necessário informar o motivo do compartilhamento. É possível determinar, por exemplo, a avaliação para aumento do limite de cheque especial ou cartão de crédito direto nos canais digitais. Todo esse processo é feito nos canais digitais oficiais da instituição financeira. Saiba mais sobre a jornada de compartilhamento de dados no nosso Blog.
Saiba mais no nosso site do Open Finance e descubra o que essa iniciativa pode fazer por você. Desta forma, você passa a ficar informado sobre o que te espera e os benefícios do sistema financeiro aberto.
Caso você ainda não seja um associado Sicredi, abra a sua conta com a gente.