Entrada do Pix no Open Finance traz mais praticidade
A novidade vem para melhorar a experiência do consumidor nos meios de pagamento
O Pix facilitou a vida dos brasileiros. A inovação permite efetuar pagamentos e transferências entre os clientes e associados das mesmas ou de diferentes instituições financeiras de maneira rápida e segura, em poucos instantes, independente do dia e horário. Com a chegada da 3ª fase do Open Banking, agora Open Finance, será possível concluir pagamentos de compras online diretamente nos ambientes digitais das lojas e aplicativos, integrados ao sistema financeiro aberto. Além disso, também é possível trazer o saldo de outras instituições financeiras através do Pix, sem sair do aplicativo
Pix no Open Finance: o que muda?
Com o Open Finance, toda transação será feita em um único fluxo, sem precisar navegar manualmente entre um aplicativo e outro. Isso será possível através do Iniciador de Transação de Pagamento (ITP), empresas — reguladas pelo Banco Central — que estabelecem a conexão entre o recebedor e o pagador, de maneira prática e eficaz.
O fluxo do pagamento por Pix via Open Finance inicia pela Instituição Iniciadora de Pagamento, passa pela Instituição de Débito e segue para o Recebedor de Pagamento. Entenda melhor o papel de cada uma:
Antes x Depois
Para ficar mais claro para você, veja como o processo de pagamento por Pix era feito antes e como será realizado através da opção de pagamento com a integração do Open Finance:
Como mencionamos, essas etapas acontecem em um mesmo fluxo. Quer um exemplo prático? Veja como é feito o pagamento de uma refeição por tele-entrega em aplicativo:
Está perto da hora do almoço e a nossa associada Camila resolve pedir uma massa. Para a sua comodidade, ela opta por realizar a compra em um app de comida (Instituição Iniciadora de Pagamento) que lhe informa o valor do prato. Ao escolher o Pix como forma de pagamento, a Iniciadora solicita as informações da Camila para a transação e seu consentimento.
Camila seleciona o Sicredi (Instituição de Débito) para efetuar a transação, informando a forma de pagamento desejada. Nesse caso, a opção escolhida foi pagamento por Pix via Open Banking. Quando a associada é redirecionada para o ambiente da Instituição de Débito, deve realizar a autenticação e em seguida conferir os detalhes do pagamento para confirmar a transação.
Após essa etapa, ocorre um novo redirecionamento para o ambiente da instituição iniciadora de pagamentos e é exibido a confirmação do pagamento. E pronto: pedido feito com sucesso.
Segurança nas transações
Tanto o Pix, quanto o Open Finance são seguros.
É importante ressaltar que as instituições participantes do sistema financeiro aberto estão de acordo com uma série de padrões que garantem a autenticidade, a segurança e o sigilo das informações compartilhadas.
A tecnologia está a seu favor. Conte com a nossa ajuda para fazer o uso consciente e inteligente das novas soluções.
Para saber mais sobre Open Finance, acesse nosso site.
Ainda não é associado? Saiba mais sobre o Sicredi aqui.