Page 30 - Sicredi
P. 30

Nova Petrópolis foi uma das principais responsáveis pela constru­ ção das estradas na zona rural do município. “A cooperativa cons­ truiu estradas no interior do distrito, que éramos naquela época, e a linha telefônica, ambos a fundo perdido. No último caso, foi de 50%. Financiamos a construção de igrejas, asilos, escolas e hospitais”, enumerou Spier. Caso semelhante aconteceu em Cerro Largo, onde a Caixa de Poupança e Crédito de Serro Azul emprestou o dinheiro para a compra de um trator de esteiras, a primeira máquina pesada do município, como lembra o associado Dorival Scheid.
Desde que foram fundadas, as cooperativas de crédito exerceram um papel de agentes de desenvolvimento econômico e social, além de colocar a moeda em circulação, cumprindo uma de suas principais funções na economia. O contato de quem queria poupar com quem queria investir resultava em uma expressiva redução de tempo para o indivíduo, representando o que a teoria institucional14 chama de redução do custo de transação. Ou seja, diminuição do tempo necessário para a realização de uma tran­ sação econômica.
 was grant money. We financed
the construction of churches, asylums, schools and hospitals,” Spier recounted. Member Dorival Scheid recalls a similar story in Cerro Largo where the Savings and Credit Cooperative of Serro Azul lent money to buy a bulldozer, the city’s first heavy piece of machinery.
Since their founding, credit cooperatives have played a role
as agents of social and economic development, as well as putting money into circulation, thereby fulfulling one of their principal economic roles. Connecting those
who wanted to save with those who wanted to invest was a significant time saver for the individual, representating what institutional theory14 refers to as a reduction in transaction costs. In other words,
it reduced the amount of time needed to complete an economic transaction.
In simple terms, money that a farmer would otherwise keep under the mattress instead was put to good use in the form of
a loan to someone who wanted money to invest. This phenomenon
 30
























































































   28   29   30   31   32