Page 206 - Sicredi
P. 206

Na prática, o Programa Pertencer amplia a participação dos associados, que têm a oportunidade de votar nos núcleos. Em regiões onde a área de atuação da cooperativa abrange uma grande exten- são geográfica, esta reformulação permite que mais gente participe das decisões, sem precisar se deslocar até o local da assembleia ge- ral. “É um processo integrativo, que vai levar o Sicredi a todas as comunidades, promovendo o desenvolvimento regional e, sobretu- do, realçando nossos grandes diferenciais”, assinala o presidente da Central Sicredi MT, João Carlos Spenthof.
Com o crescimento no número de associados do Sicredi, a organização do quadro social em núcleos se tornou imprescindível, diante da impossibilidade de acomodar, em um mesmo espaço, to- das as pessoas que teriam direito de votar nas assembleias. Embora existam, no Sistema, cooperativas com pouco mais de 200 associa- dos, há casos em que o quadro social ultrapassa 60 mil pessoas. Com a existência dos núcleos, é possível contar com a participação da totalidade dos associados no processo decisório, uma vez que não há necessidade de reunir todos ao mesmo tempo.
 Credit union matters that are subject to a vote are discussed
and voted on by each group. The coordinators then vote at the general assembly, representing their group’s members and ratifying their decision. Nildo Dalla Corte, a member who voted in 2010 as a delegate to the general assembly of the SicrediVale do Piquiri credit union in Paraná, sensed a new feeling of membership participation after the Belong Program. “There
is tremendous responsibility. It’s not just participating. It’s a decisive form of participation,” he explains.
In practice, the Belong Program increases member participation
because members are able to
vote in their groups. In places
where the credit union covers a large geographic area, this model allows more people to participate
in decision making without having to travel to the general assembly location. “It’s an integrated process that is going to bring Sicredi to every community, promoting regional development, and above all, it will highlight our great differences,”
as pointed out by João Carlos Spenthof, President of the Sicredi MT Regional Center.
With the increased number of Sicredi members, organizing the membership into groups became
  206






















































































   204   205   206   207   208