Page 181 - Sicredi
P. 181

 181
A vision for the future
Visão de futuro
prometidos pela crise originada nos Estados Unidos, os associados das cooperativas de crédito tinham a certeza de que seus recursos estavam aplicados de forma segura. “Os associados entendem a di- ferença do Sicredi em relação a outros bancos. Essa percepção evitou que fôssemos testados em termos de credibilidade, porque os sócios estavam tranquilos em relação ao destino de seu dinheiro. E isso ficou visível, ao acompanharmos a movimentação financeira diária de cada unidade de atendimento”, ressalta Marchet.
A crise internacional do Sistema Financeiro deu ao mundo um sinal de que o modelo do cooperativismo de crédito foi capaz de evoluir, para se tornar atual, diante das complexas redes de transa- ções financeiras. A forma como o Sicredi atravessou a turbulência mostra que as cooperativas de crédito saíram na frente, quando se posicionaram de forma clara em relação ao seu universo de atuação. “No mercado financeiro, é importante que as instituições tenham uma clareza sobre qual é seu core business3, sobre qual é sua área de atuação. Nesse aspecto, as cooperativas de crédito já possuem uma vocação natural para um core business definido, com um segmento de atuação bastante claro, porque, por seu modelo, elas só podem operar com sócios, em uma macrorregião”, observa Marchet.
 That understanding avoided our credibility being questioned, because the members were calm about
the safety of their money. And
this was evident as we tracked the daily movement of funds at each branch,” Marchet emphasizes.
The international financial crisis showed the world that the credit union model was capable of evolving and keeping up to date in the face of the complex networks of financial transactions. The
way in which Sicredi got through
the turbulent period shows that credit unions came out ahead by making clear their role in the area in which they operate. “In the financial market, it is important that institutions are clear about their core business3, about their area
of operation. In this regard, credit unions by their nature already have a defined core business, with the area in which they operate being quite clear because, by design, they can only operate with members,
in a macro-region,” Marchet observes.






















































































   179   180   181   182   183