Page 169 - Sicredi
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A vision for the future
Visão de futuro
As análises consideravam, ainda, o surgimento de um novo perfil de associados, caracterizado pela presença crescente de pes- soas ligadas às atividades urbanas. O Sicredi deixava de ser uma instituição voltada somente para o agronegócio, abrindo espaço para todos os segmentos econômicos da sociedade. As conclusões do tra- balho identificaram a necessidade de uma adequação mais signi- ficativa, com ajustes organizacionais e na governança, que defini- ram um projeto completo de reestruturação. “Nós constatamos que, para garantir harmonia ao arranjo da estrutura financeira versus o crescimento almejado, era preciso uma ação mais estrutural, or- ganizacional. Propusemos, então, um novo modelo organizacional e de governança para o Sistema. Esse modelo precisava respeitar as peculiaridades do nosso tipo societário, que é ser cooperativa. Tam- bém devia estar focado no associado, permitindo que os donos do empreendimento tivessem acesso aos produtos e serviços que foram buscar na cooperativa, mas que também garantissem o seu negócio. Além disso, era necessário que esse modelo estivesse alinhado às melhores práticas do mercado financeiro de atuação das cooperati- vas de crédito no Brasil e no mundo”, explica o executivo.
 The study also considered the newly-emerging membership
profile, characterized by the growing presence of people from the urban sector. Sicredi was changing from
an institution focused solely on the agricultural sector, expanding to include all other economic sectors. The study concluded that significant organizational and governance changes were needed, which would mean a complete restructuring. “We realized that to ensure harmony between the financial structure and the desired growth, greater structure and organization were necessary.
We therefore proposed a new organization and governance model for the System. The model had to respect the unique characteristics
of our type of entity, namely cooperative. It also had to focus on the members, providing the owners of the business with products
and services they are seeking, but also safeguarding the business. In addition, the model had to be in alignment with the best practices of the financial market for credit unions in Brazil and around the world,” the executive explains.

























































































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