Page 30 - A Trajetória do Sicredi
P. 30

 | 28
Agenda BC+ e BC#
No final de 2016, o Banco Central lan- çou a agenda de trabalho BC+, suce- dida, em 2019, pela agenda BC#, que, de maneira geral, propuseram uma reestruturação do Sistema Financeiro Nacional proporcionando maior aces- sibilidade dos serviços bancários à população e geração de benefícios sustentáveis para a sociedade. As co- operativas de crédito mereceram espe- cial atenção do Banco Central na exe- cução da agenda. O órgão estabeleceu uma forma de relação dinâmica com o 􏰀􏰁􏰂􏰃􏰄􏰅 􏰇􏰃􏰀􏰀􏰈􏰉􏰈􏰊􏰈􏰂􏰋􏰌􏰍􏰃 􏰈􏰌􏰎􏰏􏰁􏰄􏰋􏰀 􏰃􏰇􏰃􏰄􏰂􏰐- nidades. Novas regulamentações permi- 􏰂􏰈􏰄􏰋􏰏 􏰇􏰄􏰁􏰀􏰂􏰋􏰑􏰒􏰃 􏰍􏰁 􏰀􏰁􏰄􏰓􏰈􏰑􏰃􏰀 􏰔􏰌􏰋􏰌􏰕􏰁􏰈􏰄􏰃􏰀 􏰋 􏰏􏰐􏰌􏰈􏰕􏰖􏰇􏰈􏰃􏰀 􏰁 􏰋 􏰃􏰐􏰂􏰄􏰃􏰀 􏰗􏰄􏰘􏰒􏰃􏰀 􏰇􏰎􏰉􏰊􏰈􏰕􏰃􏰀􏰙 captação de recursos do Serviço Nacio- nal de Aprendizagem do Cooperativis- 􏰏􏰃 􏰚 􏰛􏰁􏰀􏰕􏰃􏰃􏰇 􏰁 􏰍􏰁 􏰁􏰌􏰂􏰁􏰀 􏰇􏰎􏰉􏰊􏰈􏰕􏰃􏰀 􏰏􏰐- nicipais; emissão de Letras Financeiras comuns; além do repasse de 10% do Fundo Constitucional de Financiamen- to do Centro-Oeste – FCO às coope- rativas. Ao mesmo tempo, o Banco Central vem exigindo a adoção dos mais altos padrões de governança, compliance e auditoria. O marco regu- latório no país está se desenvolven- do de maneira favorável para o nosso segmento. Por isso estamos constan- temente nos preparando para crescer junto com nossos associados, propi- ciando inclusão financeira e desenvol- vimento socioeconômico.
Para tanto, o Sicredi reestruturou os processos internos e de governança de forma a permitir maior integração em todo o Sistema e, com isso, possibilitar a ampliação de atuação da instituição tanto na concessão de crédito quanto na pre- sença física e no desenvolvimento de no- vas soluções. Além de estabelecer ciclos virtuosos locais e desenvolvimento susten- tável, levando os associados a crescerem com a instituição, as ações desenvolvidas no período nos garantiram desempenho 􏰔􏰌􏰋􏰌􏰕􏰁􏰈􏰄􏰃 􏰁 􏰄􏰁􏰀􏰐􏰊􏰂􏰋􏰍􏰃􏰀 􏰋􏰕􏰈􏰏􏰋 􏰍􏰋 􏰏􏰜􏰍􏰈􏰋 do mercado.
Consolidação do cooperativismo no Brasil
Um aspecto fundamental para essa expansão diz respeito ao desempenho do Banco Central com relação à regulamenta- 􏰑􏰒􏰃 􏰔􏰌􏰋􏰌􏰕􏰁􏰈􏰄􏰋􏰝 􏰞􏰁􏰀􏰀􏰁 􏰀􏰁􏰌􏰂􏰈􏰍􏰃􏰅 􏰟􏰃􏰈 􏰏􏰋􏰄􏰕􏰋􏰌􏰂􏰁 a evolução da regulamentação do setor, em grande parte impulsionada pela atuação das cooperativas.
Nesse contexto, o Sicredi tem papel de destaque, colaborando para a estruturação de um ambiente regulatório positivo e ade- quado para as cooperativas, participando no debate com atores do setor e autoridades




























































































   28   29   30   31   32