Page 23 - A Trajetória do Sicredi
P. 23

sistêmicas e os interesses dos associados 􏰀􏰁􏰂 􏰄􏰅􏰆􏰁 􏰇􏰁 􏰈􏰉􏰊􏰁 􏰇􏰅 􏰇􏰅􏰋􏰆􏰌􏰍􏰁􏰎 􏰅􏰏􏰐􏰁􏰑􏰐􏰅􏰏􏰇􏰁 todas as nossas entidades. Já a linha executiva busca realizar as atividades e implementar as decisões estratégicas. É conduzida pelo Colégio de Diretores Executivos – CDE, composto pelos direto- res executivos das centrais e pelo diretor executivo do CAS. O CDE tem a função de deliberar sobre os normativos de sua com- petência, com base na decisão das coope- rativas, e recomendar as formas de execu- ção das estratégias sistêmicas, com base 􏰏􏰒􏰌 􏰇􏰅􏰓􏰏􏰆􏰔􏰕􏰅􏰌 􏰇􏰁􏰌 􏰖􏰂􏰗􏰍􏰁􏰌 􏰇􏰅 􏰇􏰅􏰑􏰆􏰘􏰅􏰂􏰒􏰔􏰍􏰁􏰙
Nossas raízes pioneiras
O Sicredi é fruto de uma experiência pioneira no Brasil. O cooperativismo de crédito foi trazido à América Latina pelo Padre suíço Theodor Amstad, que lide- rou, em 1902, em Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul, a fundação da então cha- mada Sparkasse Amstad – Caixa de Econo- mia e Empréstimos Amstad – atual Sicredi Pioneira RS, adotando o modelo de coope- rativismo idealizado por Friedrich Raiffeisen em 1862, na Alemanha.
Pela primeira vez no Brasil, pequenos agricultores puderam obter recursos de
Pátio Raiffeisen
Em comemoração aos 200 anos de nas- cimento de Friedrich Wilhelm Raiffeisen, idealizador do modelo que inspirou a maioria das cooperativas de crédito rural no mundo, foi inaugurado em 2018, no Centro Administrativo Sicredi – CAS, o “Pátio Raiffeisen”, com o propósito de valorizar a história do cooperativismo e o legado de seus precursores. No espaço, estão expostos bustos em bronze de três pioneiros: o de Raiffeisen; o de Theodor Amstad, fundador da primeira coopera- tiva de crédito no Brasil; e o de Mário Kruel Guimarães, um dos idealizadores do nosso modelo de organização sistêmica.
Bustos dos pioneiros do cooperativismo no Pátio Raiffeisen.
A Trajetória do Sicredi, a força do cooperativismo |
  21 |


























































































   21   22   23   24   25