A estratégia de sustentabilidade nos ajuda a cumprir com a nossa missão, visão e valores, provendo direcionadores estratégicos que contribuem e orientam na prática o desenvolvimento sustentável do nosso negócio. Os direcionadores de sustentabilidade norteiam a nossa estratégia de desenvolvimento sustentável e nos auxiliam a colocar a nossa missão em prática. São eles: Relacionamento e Cooperativismo, Soluções Responsáveis e Desenvolvimento Local.
Os direcionadores são divididos em temas focais, que compõem a nossa materialidade e são considerados os pontos mais relevantes para as nossas partes interessadas, possuindo impactos no nosso negócio. São esses direcionadores que orientam a elaboração de projetos, iniciativas e planos de ação para a evolução da sustentabilidade no Sistema.
Fomentar a cultura cooperativa entre os colaboradores, associados e comunidade, reforçando nosso diferencial democrático, colaborativo e transparente do nosso modelo de atuação. Reforçar também nossos valores, como o interesse pela comunidade, o foco na melhoria da qualidade de vida dos associados e comunidades, agregando valor, gerando renda e promovendo um ambiente de desenvolvimento, educação e negócios, nas localidades onde estamos presentes. Ampliar o entendimento dos colaboradores e associados sobre como a sustentabilidade afeta o
nosso negócio e a tomada de decisão, aproveitando as oportunidades e melhor gerindo os nossos riscos.
Ampliar a participação dos associados nas assembleias e na tomada de decisão, fortalecendo o sentimento de pertencimento, reforçando o diferencial democrático, colaborativo e transparente do nosso modelo de gestão, fortalecendo os vínculos de confiança e reciprocidade e garantindo a perenidade do nosso negócio.
Direcionar nossa atuação sempre respeitando a individualidade dos associados, promovendo relações horizontais, duradouras e fortalecendo os valores do cooperativismo, como a igualdade e a equidade. Promover uma governança inclusiva e diversa, bem como um ambiente de trabalho inclusivo e diverso, com pluralidade de pensamento, colaboração e inovação.
Incentivar atitudes conscientes em relação ao dinheiro, oferecendo orientação e aconselhamento para que os nossos associados, colaboradores e comunidades possam fazer escolhas ponderadas, alinhadas ao seu bem-estar, com autonomia, independência e planejamento.
Identificar oportunidades de criação e aprimoramento das nossas soluções, com um olhar para a sustentabilidade, como: as finanças sustentáveis, a economia verde e de baixo carbono, os negócios de impacto social positivo e de fomento à economia local.
Trabalhar em conjunto com os associados para prevenir e/ou mitigar impactos relacionados a riscos de qualquer natureza.
Busca tornar nossa operação, estruturas e processos mais sustentáveis.
Disseminar a implantação de boas práticas relacionadas à ecoeficiência e combate às mudanças climáticas.
Estender nossas preocupações com sustentabilidade à cadeia de fornecedores e parceiros, estimulando-os a adotarem as melhores práticas sociais e ambientais. Prestar apoio à formação técnica e definir critérios específicos para contratação, acompanhamento e avaliação desses fornecedores.
Fortalecer as relações com a comunidade, gerando vínculos de confiança e reciprocidade, através de ações estruturadas de investimento social que levem em conta as necessidades locais, alinhadas à marca, aos princípios e valores do cooperativismo e a cidadania corporativa.
Investir na educação, formação e inovação dos nossos colaboradores, associados e pessoas nas nossas comunidades.
Fomentar a economia local por meio de parcerias, do fortalecimento dos negócios dos nossos associados nas localidades onde estamos presentes e da contratação de fornecedores locais.
Promover a inclusão financeira de pessoas físicas e jurídicas, inserindo-as no sistema financeiro e dando acesso às soluções financeiras.
O Referencial é a ferramenta de Medição de Impacto Positivo do Sicredi. Ele traz indicadores que permitem mensurar o nosso desempenho em sustentabilidade nos níveis nacional, regional e local.
Confira como nossas políticas norteiam nossas tomadas de decisão e como temos avançado no tema:
O projeto “Caminhos da Energia”, desenvolvido por meio do Comitê Jovem da Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ, foi premiado pelo maior evento de cooperativismo de crédito do mundo
Iniciativa foi realizada por meio de apoio a projetos de diferentes regiões do país, neutralizando as emissões relativas a 2022 e 2023
Instituição assina adesão à Rede Financeira para a Amazônia e financiamento de US$ 125 milhões com BID Invest e DEG durante evento da ONU
Política de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática (Política de Sustentabilidade)
Princípios e diretrizes para nortear a tomada de decisão no negócio e no relacionamento com as partes interessadas visando ampliar o nosso impacto positivo e reduzir o nosso impacto adverso.
Social, Environmental and Climate Responsibility Policy (Sustainability Policy)
Principles and guidelines to guide non-commercial decision-making and non-relationships with interested parties in order to increase our positive impact and reduce our adverse impact.
Política de Gerenciamento de Riscos Sociais, Ambientais e Climáticos
Estabelece as diretrizes do gerenciamento dos riscos sociais, ambientais e climático em todas as entidades do Sistema e na relação do Sicredi com associados e demais partes interessadas.
Social, Environmental and Climate Risk Management Policy
Establishes the guidelines for managing social, environmental and climate risks in all entities of the System and in Sicredi's relationship with associates and other interested parties.
Política de Educação Financeira
Estabelece a governança, os princípios e diretrizes de educação financeira aplicáveis a todos os níveis e Entidades do Sicredi, a fim de nortear a tomada de decisão na condução de negócios, atividades, processos e a relação com órgão reguladores e outras
Financial Education Policy
Establish the governance, principles, and guidelines for financial education applicable to all levels and Entities of Sicredi, in order to guide decision-making in the conduct of business, activities, processes, and relations with regulatory bodies and ot
List of Prohibitions and Activity Restrictions
In addition to the Social, Environmental and Climate Risks Policy and, in order to comply with CMN Resolution No. 4,945, of September 15, 2021, we disclose the economic sectors subject to the delimitations and prohibitions in our operations.
Lista de Membros do Comitê de Cooperativismo e Sustentabilidade
Em complemento a Política de Sustentabilidade e como atendimento à Resolução CMN nº 4.945, de 15 de setembro de 2021, divulgamos os membros do Comitê de Cooperativismo e Sustentabilidade (antigo Comitê da Fundação).
Lista de Vedações e Restrições de Atividades
Em complemento a Política de Riscos Sociais, Ambientais e Climáticos e, para atendimento à Resolução CMN nº 4.945, de 15 de setembro de 2021, divulgamos os setores econômicos sujeitos às delimitações e vedações em nossas operações.
Relatório de Asseguração - Inventário 2023
Relatório de verificação limitada sobre a compilação das informações relacionadas ao “Inventário Corporativo de Emissões Diretas e Indiretas de Gases de Efeito Estufa”, relativas ao ano findo em 31 de dezembro de 2023.
Lista das principais soluções financeiras com atributos de sustentabilidade
Em complemento à Política de Sustentabilidade e como atendimento à Resolução CMN Nº 4.945, de 15 de setembro de 2021, divulgamos a listagem das nossas principais soluções financeiras com atributos de sustentabilidade.
Desde 2020, somos membro do Pacto Global, uma ação voluntária da Organização das Nações Unidas (ONU), que fornece princípios, diretrizes, informações e ferramentas para a promoção do Desenvolvimento Sustentável e da cidadania. Ao integrarmos o Pacto Global assumimos compromisso de cumprir com seus 10 Princípios e contribuir para o alcance da agenda 2030.