Segurança

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Home Broker do Sicredi

O Home Broker Sicredi oferece algumas funcionalidades de segurança para garantir que suas operações sejam realizadas de forma segura e eficiente:

 

Cadastrar a Biometria ou Face ID

Para cadastrar a biometria ou Face ID no aplicativo Home Broker do Sicredi, siga os passos abaixo:
1.    Abra o aplicativo Home Broker Sicredi e clique no menu representado por três linhas no canto superior da tela.
2.    Selecione a opção "Configurações".
3.    Em seguida, clique em "Senhas".
4.    Por fim, escolha a opção "Habilitar Biometria" ou "Habilitar Face ID".

Essas funcionalidades servem para validar suas interações no aplicativo, além de autenticar suas transações financeiras.

 

Ocultar saldo no Home Broker

Se você deseja ocultar o saldo no aplicativo Home Broker, siga os passos:
1.    No aplicativo Home Broker Sicredi, clique no menu representado por três linhas no canto superior da tela.
2.    Você verá um campo superior que mostra o saldo. Para ocultá-lo, clique no ícone de visualização ao lado direito do saldo.

Para ocultar o saldo no Home Broker pelo computador:
1.    Abra o Home Broker e acesse o menu principal.
2.    Você verá um campo superior que mostra o saldo. Para ocultá-lo, clique no ícone de visualização ao lado direito do saldo.

 

Duplo fator de autenticação (2FA)

O Sicredi também oferece a funcionalidade de dupla autenticação (2FA), a qual é solicitada sempre no primeiro acesso de um dispositivo. Se você substituir o dispositivo, a dupla autenticação será solicitada novamente. O fluxo de autenticação segue conforme abaixo:
1.    No acesso, um código será enviado para o e-mail cadastrado na conta da renda variável.
2.    Esse código deverá ser inserido no primeiro acesso ao dispositivo.

Essas funcionalidades foram desenvolvidas para garantir a segurança de suas transações e a privacidade de suas informações financeiras.
 

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Internet Banking e Mobile Banking

O Módulo de Segurança é um aplicativo instalado nos computadores para utilização do Internet Banking, ele tem o objetivo de aumentar a proteção contra vírus e demais programas maliciosos.

Este dispositivo não afeta a operação normal do computador, sua instalação é simples e deve ser realizada em todos os computadores que você utiliza para acessar o Internet Banking.

Este dispositivo é um recurso adicional de segurança, com ótimo nível de assertividade. Porém, não dispensa o usuário do uso de ferramentas de proteção (antivírus etc.), de cuidados com o recebimento de e-mails e com sua senha. Na tela de login do Internet Banking existe um selo indicativo da instalação ou não do módulo. 

É o seu segundo fator de autenticação. É utilizado somente para confirmar uma transação em nosso site ou no nosso app. Em algumas situações também é solicitado para confirmar uma compra online com seu cartão de crédito. Veja abaixo nossos dispositivos de segurança:  

  • QRCode: é o dispositivo com maior nível de segurança, seu uso é exclusivo no canal Internet Banking. As transações são autenticadas pela leitura do QR Code através da câmera do celular. O cadastro de adesão pode ser feito diretamente na agência. 
  • Mobile Token: é um dispositivo de segurança gerado no Mobile Banking, é utilizado para autenticar transações realizadas pelo Mobile Banking e Internet Banking. A ativação desse dispositivo de segurança é realizada através do Mobile Banking, clicando em Segurança, a partir de um código de ativação gerado no Internet Banking ou diretamente na agência. 
  • Token: é um dispositivo físico que gera uma nova senha, dinâmica e aleatória, para transacionar nos canais, Internet Banking e Mobile Banking. A ativação desse dispositivo de segurança é realizada diretamente na agência. 
  • Assinatura Eletrônica: é uma senha estática utilizada para efetuar transações financeiras nos canais Internet Banking e Mobile Banking. Destacamos que seu uso é pessoal e intransferível, em hipótese alguma deve ser revelada a outras pessoas, pois permite efetuar operações em seu nome.  
  • Senha de acesso: além dos dispositivos de segurança temos também a senha de acesso, que é uma senha estática utilizada exclusivamente para acesso ao Internet Banking e Mobile Banking.

Pensando na sua segurança e de sua empresa, para a realização das transações de DOC e TED para outra titularidade, é obrigatório o cadastramento dos favorecidos no Sicredi Internet Empresa.

  • Para quem possui o dispositivo QrCode, o cadastramento é feito através do próprio Internet Banking.
  • Para outros dispositivos, após o cadastramento, você deve levar a solicitação para aprovação do cadastro na sua agência.

Veja aqui o passo a passo de como realizar o cadastro. 

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Uso do cartão

  • Não empreste o seu cartão a terceiros, mesmo que sejam parentes, amigos ou pessoas de confiança;
  • No caso de substituição do cartão, destrua o anterior, inutilizando a tarja magnética, o chip, a numeração e o local da assinatura;
  • Somente forneça os dados de seu cartão ou dados pessoais após certificar-se da origem e da integridade do solicitante;
  • Preferencialmente faça suas compras em estabelecimentos e sites conhecidos.  

No Brasil:  

O titular deve comunicar imediatamente o fato através do Sicredi Total Fone:
Capitais e regiões metropolitanas: 3003 4770* - Demais regiões: 0800 724 4770 (*custo de uma ligação local).

Em casos de roubo, você deverá localizar a Delegacia de Polícia mais próxima e realizar o Registro da Ocorrência Policial.

No Exterior: 

Cartões VISA: Para comunicar perda ou furto utilize o Visa Global Customer Assistance Services (GCAS). Através desse serviço, você liga de qualquer parte do planeta, gratuitamente, e é atendido no idioma de sua preferência:

Sicredi Visa Platinum, Gold e Classic: EUA e Canadá: 1 800 396 9665 - Outros Países, solicite ligação a cobrar: 1 303 967 1098

Sicredi Visa Electron: EUA e Canadá: 1 800 847 2911 - Outros Países, solicite ligação a cobrar: 1 303 967 1096. 

Cartões Mastercard: EUA: 1-800-627-8372; outros países, solicite ligação a cobrar: 1-636-722-7111.

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Segurança digital

E-mails falsos são enviados para usuários com objetivo de capturar informações (como senhas, números de cartões, código de segurança e etc).

Além de roubar informações sigilosas, estes e-mails também podem instalar aplicativos maliciosos no seu computador ou dispositivo móvel. Confira algumas dicas para utilização segura do serviço de e-mail:  

  • O Sicredi não envia e-mails solicitando dados do associado, por exemplo: dados cadastrais, senhas de acesso, foto do cartão e etc. 
  • Caso receba alguma mensagem eletrônica suspeita relacionada ao Sicredi, entre em contato através do SAC Sicredi.

  • Sempre configure uma senha de acesso ao dispositivo (biometria, senha pessoal, código sequencial, etc.)  
  • Mantenha o sistema operacional (Windows, Android, iOS, etc.) e os demais aplicativos atualizados. 
  • Instale uma solução de antivírus sempre que possível.
  • Instale somente aplicativos disponibilizados por fontes confiáveis como Apple Store e Google Play. 
  • O Sicredi não envia mensagens (SMS ou Aplicativos de mensageria) ou realiza ligações solicitando senhas de acesso, foto do cartão, Token de acesso, código de identificação ou atualizações. 

  • Sua senha é pessoal e intransferível. Utilize uma senha segura e não revele a outras pessoas, nem mesmo para um colaborador do Sicredi. 
  • Não utilize a mesma senha da sua conta bancária em outros sites, cadastros, redes sociais ou e-mails. 

  • Instale um software de antivírus e mantenha-o sempre atualizado. 
  • Acesse a sua conta somente através do endereço https://www.sicredi.com.br
  • Não utilize computadores públicos e redes de internet desconhecidas para acessar a sua conta, como de aeroportos, escolas, restaurantes ou praças.
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Autoatendimento presencial

Recomendações Gerais:

  • Nunca forneça sua senha para outra pessoa. 
  • Problema com seu cartão, use o seu telefone para contato coma a central de atendimento. 
  • Se precisar de ajuda, verifique se os funcionários estão devidamente identificados. 
  • Não use caixas eletrônicos que apresentem sinais de vandalismo.

Uso de caixas eletrônicos:

  • Fique atento a qualquer dispositivo ou comportamento estranho ao utilizar um terminal de autoatendimento. Em caso de dúvidas, procure um funcionário da agência ou ligue para o contato divulgado no caixa eletrônico.
  • Redobre a atenção em horários de menor fluxo de pessoas no local.
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Cartilha de Segurança Digital

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