Conheças as etapas para fazer um plano de previdência com a gente.
Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL):
É a opção ideal para quem declara o Imposto de Renda pelo formulário completo, visto que o PGBL dispõe do benefício fiscal durante a acumulação de recursos (contribuições e aportes). Ou seja, o plano permite uma dedução* de até 12% da renda bruta anual tributável dos participantes. Não há cobrança de impostos durante a fase de acumulação, pois a incidência de IR ocorre sobre o total dos recursos resgatados ou sobre o valor total de renda recebida.
*desde que o participante seja contribuinte ao INSS ou regime similar.
Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL):
É a opção ideal para quem declara o Imposto de Renda pelo formulário simplificado, não declara ou já atingiu o limite máximo de dedução fiscal. Para quem não precisa da dedução fiscal e busca flexibilidade. Não há cobranças de impostos durante a fase de acumulação, pois a incidência de IR ocorre apenas sobre os rendimentos realizados nos momentos de resgate ou no recebimento de renda.
Lembre-se de considerar seus objetivos financeiros, perfil de investidor e necessidades pessoais ao escolher entre essas opções. Ao optar pela Previdência do Sicredi, você também poderá maximizar o seu recebimento de sobras ao final do ano corrente.
Tabela Progressiva:
É o regime tributário mais indicado para quem está próximo da aposentadoria ou tem uma renda mensal dentro da isenção do Imposto de Renda (IR). Também é ideal para investimentos de curto e médio prazos. A alíquota incidente de IR no momento do resgate é de 15%, independentemente do prazo de contribuição, e poderá o participante na declaração anual do IR, ajustar o valor pago de acordo com a sua alíquota efetiva de declaração.
Tabela Regressiva:
É o regime tributário recomendado para quem busca um maior prazo de acumulação de recursos, ideal para horizontes de investimentos de longo prazo. O IR incide no momento do resgate de acordo com o tempo de cada contribuição, e acima de 10 anos de cada aporte realizado, a alíquota máxima cobrada será de 10%, sem permitir ajuste fiscal no momento da declaração de IR.
No Sicredi, oferecemos uma variedade de opções de fundos de investimento, tanto de gestão interna (Asset Sicredi) quanto de gestão externa, para atender aos diferentes perfis de investidores. Para escolher o fundo mais adequado para você, recomendo que entre em contato com o seu gerente de negócios ou visite uma de nossas agências. Eles poderão fornecer orientações personalizadas com base nas suas necessidades e objetivos financeiros.
Se preferir, você também poderá verificar as opções de fundos de previdência disponíveis e efetuar uma simulação de plano.
Gostou? Contrate seu plano de previdência e tenha com quem contar.
Que tal acumular recursos em longo prazo para garantir um futuro mais tranquilo financeiramente? Com baixas taxas de administração e taxa zero de carregamento, os nossos planos de previdência privada são para quem quer garantir renda extra lá na frente.
Soluções personalizadas que atendem a diferentes perfis de empresas e colaboradores. Além de ser um diferencial importante na atração e retenção de profissionais, garante tranquilidade para você e seus colaboradores construírem um futuro mais estável.
Confira as perguntas e respostas mais frequentes sobre o assunto.
A previdência privada é um tipo de investimento voltado para objetivos de médio e longo prazo. Ela pode servir como um complemento à aposentadoria do INSS, ajudando a assegurar um futuro financeiro mais confortável. Além disso, os recursos acumulados podem ser utilizados para grandes projetos, como uma viagem dos sonhos, um intercâmbio para seu filho ou a compra da casa própria. Você pode optar por fazer contribuições mensais ou investir sempre que tiver uma quantia extra disponível.
A rentabilidade de um fundo de previdência é o retorno financeiro que você obtém sobre o valor investido nesse fundo ao longo do tempo. Ela é expressa como uma porcentagem e pode variar de acordo com diversos fatores, como a performance dos ativos nos quais o fundo investe, as taxas de administração e a situação econômica geral.
Em outras palavras, a rentabilidade indica o quanto seu dinheiro cresceu (ou não) durante um determinado período. É um aspecto crucial a ser considerado ao escolher um fundo de previdência, pois impacta diretamente o valor que você terá acumulado no futuro.
Existem duas formas de tributação na previdência: a progressiva e a regressiva.
Progressiva:
É o regime tributário mais indicado para quem está próximo da aposentadoria ou tem uma renda mensal dentro da isenção do Imposto de Renda (IR). Também é ideal para investimentos de médios prazos. A alíquota incidente de IR no momento do resgate é de 15%, independentemente do prazo de contribuição, e poderá o participante na declaração anual do IR ajustar o valor pago de acordo com a sua alíquota efetiva de declaração.
Regressiva:
É o regime tributário recomendado para quem busca um maior prazo de acumulação de recursos, ideal para horizontes de investimentos de longo prazo. O IR incide no momento do resgate de acordo com o tempo de cada contribuição, e acima de 10 anos de cada aporte realizado, a alíquota máxima cobrada será de 10%, sem permitir ajuste fiscal no momento da declaração de IR.
Os planos de previdência, geralmente, possuem três taxas:
Conheça quem trabalha com a gente para garantir mais segurança e planejamento financeiro para você e a sua família: