7 de Abril de 2022

Sicredi Zona Sul RS agora é Sicredi Interestados RS/ES

Avistando oportunidades de crescimento, desenvolvimento e intercooperação nas regiões em que ainda não tinha presença, a Central Sicredi Sul / Sudeste incluiu os estados de Minas Gerais e Espírito Santo na área de ação estatutária e a Sicredi Zona Sul RS, habilitou-se para participar desse projeto de expansão.

Memórias | Sicredi Zona Sul RS
Avistando oportunidades de crescimento, desenvolvimento e intercooperação nas regiões em que ainda não tinha presença, a Central Sicredi Sul / Sudeste incluiu os estados de Minas Gerais e Espírito Santo na área de ação estatutária e a Sicredi Zona Sul RS, habilitou-se para participar desse projeto de expansão. A Cooperativa, constituída em 08 de abril de 1985, com 36 anos de atuação nos municípios de: São Lourenço do Sul, Turuçu, Morro Redondo, Camaquã, Pelotas, Canguçu, Rio Grande, Cristal, Arroio do Padre, Dom Feliciano, Santa Vitória do Palmar e Chuvisca, expande para atender e abrir pontos de atendimento no estado do Espírito Santo. 
 
Conforme explica o Diretor Executivo, Edson Carlos Marques, “a partir de agora, além de atender a região sul do RS, teremos agências no Espírito Santo. Assim, essa mudança de nome, marca a conquista e crescimento da nossa Cooperativa e sinaliza para o Sicredi, qual a nossa área de atuação.” Edson ainda relembra alguns fatos e momentos históricos de troca de nomes da Cooperativa: “nascemos em 1985, com o nome de CrediPelotas – uma Cooperativa segmentada voltada apenas para o atendimento do produtor rural. Em 1998 outra mudança, passamos a atuar como Sicredi Zona Sul RS, devido a abertura de mais agências em municípios além de Pelotas. E agora, somos Sicredi Interestados RS/ES. Um novo nome, o qual possibilita-nos atuar em qualquer nova região, agregando mais oportunidades de negócios e ampliando o número de pessoas impactadas pelo cooperativismo.”
 
O marco dessa nova mudança de nome foi em 08 de janeiro desse ano, quando recebemos a homologação do Banco Central do Brasil para expandir a nossa área de ação, explica o Diretor de Operações Jair Giacobbo. Especificamente, a Cooperativa irá atuar no nordeste do Espírito Santo, iniciando pelos municípios de Linhares, São Mateus e Aracruz – municípios, economicamente mais representativos da região definida para Sicredi Interestados, mesmo sendo toda a região economicamente próspera e tendo como principais vocações o agronegócio, a indústria e o turismo.
 
O Diretor de Negócios, Daniel Peglow, esclarece: “Continuamos atendendo a área de ação localizada em Pelotas e região, com 19 agências e 01 escritório de Negócios. Nossa Sede também segue em Pelotas, localizada na Avenida Dom Joaquim, 1087 e a mudança de nome, de Sicredi Zona Sul RS para Sicredi Interestados RS/ES, deve-se ao fato de que Interestados é um adjetivo que tem como significado a relação entre mais de um estado. O Sicredi valoriza muito a proximidade e relacionamento, pois deseja estar cada vez mais próximo das necessidades dos seus associados, levando o modelo de negócio cooperativo como propulsor e transformador da sociedade.
 
Temos forte ligação com o agronegócio e iremos levar toda a nossa experiência à nova região. Analisando a vocação do Espírito Santo, identificamos o potencial existente para o crédito rural, oferecendo todas as soluções de custeio e financiamento para produtores da região, bem como todo o portfólio de produtos e serviços desse segmento. No segmento empresarial, direcionaremos a atuação, inicialmente, à pequenas e médias empresas, captando empresas que tragam sua centralização financeira para a Cooperativa, através de domicílio bancário, cobrança e folha de pagamento. No segmento pessoa física, a Cooperativa buscará uma atuação junto aos dos centros urbanos, levando soluções financeiras que atendam suas necessidades.
 
Atualmente, já estamos atuando no novo estado com um Gerente de Desenvolvimento e começaremos um processo seletivo para a formação da nossa equipe local e genuína da região. No planejamento de expansão, a intenção é de ainda em 2021 abrirmos pelo menos um ponto de atendimento por lá, conclui Daniel.
Ir para memórias