19 de Julho de 2019
Sicredi Zona Sul promove a palestra "A Escola Transformadora" em comemoração ao Dia da Educação
Professor do Ceará conta aos professores da região sul como sua escola conseguiu se sobressair e atingir notas de destaque na avaliação do IDEB, alcançando índices mais altos que de escolas particulares do País.





Diretor da escola por 15 anos, Amaral Barbosa de Lima esteve na noite do dia 29/04/19 no Teatro do SESC em Camaquã, falando para professores da rede municipal de ensino de Chuvisca e Arroio do Padre, como a pequena unidade na escola de Pedra Branca, no Ceará, conseguiu alcançar os patamares mais altos do IDEB. A palestra foi promovida em comemoração ao Dia da Educação (28 de abril), pelo Programa A União Faz a Vida, resultado de uma parceria entre o Sicredi e as Prefeituras de Chuvisca e de Arroio do Padre, através da Secretaria Municipal de Educação.
“Não existe uma receita pronta e nós não temos tantos recursos estruturais e financeiros, o nosso maior recurso é o humano. A nossa escola não tem grandes laboratórios, mas temos grandes pessoas”, comenta Lima. O ex-diretor da escola destaca que não adianta ter um laboratório monstruoso dentro da escola e ele não funcionar ou o aluno não ter acesso. Uma biblioteca com vários gêneros literários e eles não estarem disponíveis. “Na nossa escola todos os livros são muito utilizados e as pessoas são envolvidas na questão do fazer, do ensinar, do se preocupar com que o aluno de fato aprenda, que fique algo significativo”.
ESCOLA EXTENSÃO DO LAR
Entre as ações que foram colocadas em prática na escola cearense, o professor destaca o envolvimento de todos os alunos, pais e comunidade. “Nós desenvolvemos um trabalho de acreditar no professor, acreditar no aluno e fazer com que toda a comunidade escolar e a comunidade local desenvolvessem o sentimento de pertencimento àquela instituição, e nós conseguimos grandes êxitos”, comenta Lima. O programa de apadrinhamento dos alunos por parte dos professores, funcionários e a comunidade, foram estratégias utilizadas pela escola para acompanhar de perto o desempenho das crianças e adolescentes, e as aulas de reforço escolar eram bem aproveitadas.
“A família sabia de fato o que estava sendo trabalhado na escola. Muitos pais não sabiam nem ler e escrever, mas eles sabiam a importância de o filho estar todos os dias na escola, eles compreendem que o aluno não pode estar fora da escola, que tem que participar do reforço, das atividades que a escola promove. Essa é uma parceria muito forte”, explica.
PROGRAMA “A UNIÃO FAZ A VIDA”
O Programa A União Faz a Vida é a principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi, que acredita na educação como forma de transformar e envolver a comunidade onde está presente. Com o Programa, o Sicredi busca contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos associados e da sociedade, praticando o 5º e 7º princípios do cooperativismo: Promover a educação, formação e informação; e o interesse pela comunidade.
O objetivo do Programa é construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania com a prática de educação cooperativa, contribuindo para a educação integral de crianças e adolescentes em todo o País. Essa iniciativa acredita em um futuro com cidadãos mais justos, solidários e empreendedores, que respeitam a diversidade e dialogam para tomar decisões.
O município de Chuvisca iniciou a implantação do Programa A União Faz a Vida em 2018, nas três escolas da rede: Escola Municipal de Educação Infantil Sonho de Criança, Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Luzia e Escola Municipal de Ensino Fundamental Arlindo Bonifácio Pires. Em Chuvisca estão envolvidos nessa proposta 75 educadores e 640 crianças e adolescentes. Em Arroio do Padre o Programa é desenvolvido desde 2015, sendo envolvidos 51 educadores e 434 estudantes. No panorama nacional são 369 municípios que participam do programa, 24.906 educadores e 284.604 crianças e adolescentes.
A rede de compromisso é formada por pessoas que acreditam nessa causa. Além do Sicredi, das Prefeituras Municipais, e da Secretaria Municipal de Educação, através de seus educadores, já são parceiros do Programa em Camaquã a Afubra e o SESC. Seja você também um apoiador desse programa. Para mais informações envie um e-mail para suregzonasulrs_relacionamento@sicredi.com.br.