18 de Julho de 2019

Sicredi Zona Sul RS estimula criação de Cooperativas Escolares em Chuvisca

Educadores e estudantes da rede municipal de ensino de Chuvisca participaram no dia 12/07 da sensibilização para criação de Cooperativas Escolares no município.

Memórias | Sicredi Zona Sul RS Educadores e estudantes da rede municipal de ensino de Chuvisca participaram no dia 12/07/2019 da sensibilização para criação de Cooperativas Escolares no município. Mais de 90 pessoas estiveram reunidas no salão São José e se sensibilizaram com a apresentação realizada pelo professor Everaldo Marini. Ele esteve acompanhado da professora orientadora da Coopervino, Cooperativa Escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ervino Alberto Guilherme Konrad, da Linha São Roque, em Arroio do Tigre (RS) e das estudantes Thalita Billig (13 anos), presidente da Cooperativa Escolar Coopervino e de Kássia Beilke Jede (13 anos), presidente da Federação das Cooperativas Escolares da Centro Serra, que representa 15 cooperativas escolares da região.

As Cooperativas Escolares são associações de estudantes com finalidade educativa, podendo desenvolver atividades econômicas, sociais e culturais em benefício dos associados. Em sua essência, buscam formular uma proposta pedagógica com a participação dos estudantes em atividades práticas. O objetivo da sua implantação nas escolas, é oportunizar aos jovens uma formação que contribua com o desenvolvimento de futuros líderes, gestores, empreendedores e cidadãos com senso de responsabilidade e participação, através da vivência de um modelo cooperativo sustentável.

A Sicredi Zona Sul RS, através do programa A União Faz a Vida, desenvolvido no município desde 2018, está oportunizando aos estudantes e professores dos anos finais das escolas Santa Luzia e Arlindo Bonifácio Pires, conhecer as cooperativas escolares e os benefícios que elas trazem para a educação do município. A assessora dos Programas de Relacionamento da Cooperativa, Raquel Santos, explica que a proposta de trazer estudantes para falar das suas vivências diárias possibilita conhecermos melhor como elas funcionam na prática. “Lançamos as sementinhas das Cooperativas Escolares em um terreno muito fértil. As crianças e jovens que participaram do evento estavam atentas às explicações, o que demonstra o interesse delas pelo assunto”, destaca.

Para a Secretária de Educação de Chuvisca, Adriane Tavares Bilhalva, foi um importante momento de aprendizagem, através da vivência relatada pelas lideranças representadas pelas alunas e professores. “Percebo que os alunos quando participam das atividades de cooperativas escolares, eles se sentem valorizados, qualificados, seres autônomos, e buscam, cada vez mais, fazer o melhor, um aprendizado de referência que levarão para suas vidas e o futuro.” A secretária comenta que saíram do encontro contagiados pela proposta e que anseiam pela realização deste trabalho na rede municipal de Chuvisca.

Ir para memórias