12 de Maio de 2015

Sicredi Alto Uruguai RS/SC implanta Projeto Líder Jovem Sicredi

O Líder Jovem Sicredi surgiu de uma iniciativa interna da Sicredi Alto Uruguai RS/SC, em que dirigentes e colaboradores, preocupados com a formação e capacitação dos jovens associados e filhos de[...]

Memórias | Sicredi Alto Uruguai rs/SC O Líder Jovem Sicredi surgiu de uma iniciativa interna da Sicredi Alto Uruguai RS/SC, em que dirigentes e colaboradores, preocupados com a formação e capacitação dos jovens associados e filhos de associados, decidiram por criar um projeto, o qual busca a formação de jovens líderes comprometidos com os valores éticos, sociais e morais, atuantes em suas comunidades e comprometidos com o cooperativismo.
Frente a este desafio de formar cidadãos dentro dos preceitos éticos, sociais e morais, a cooperativa definiu sete grandes temas que deveriam ser trabalhados com este público, os quais abordariam assuntos ligados à realidade social em que os jovens estão inseridos; o papel do jovem e seu comportamento na sociedade; seus desafios, escolhas e valores; o planejamento pessoal, familiar e profissional; atuação do jovem em suas comunidades; visão de empreendedorismo; dicção e oratória, além de outros temas específicos a serem trabalhados com o público-alvo.
Para operacionalizar pedagogicamente esta proposta, a cooperativa firmou uma parceria com a URI - campus de Frederico Westphalen, a qual foi responsável pela criação da metodologia a ser seguida na aplicação do projeto. A universidade após conhecer os objetivos e desafios deste novo projeto, aceitou o desafio de estruturá-lo, visto que o projeto Líder Jovem está voltado à comunidade em que a URI também está presente, ajudando, desta forma, a contribuir para a formação e a construção de conhecimentos no que tange a realidade sociocultural e educacional da região.
O projeto Líder Jovem Sicredi é destinado a todos os associados ou filhos de associados da Sicredi Alto Uruguai RS/SC, que possuírem entre 15 e 21 anos. Cada turma é composta de aproximadamente 30 jovens e tem a duração de dois anos, divididos em sete encontros com os jovens. Estes encontros têm a duração de aproximadamente oito horas e entre um encontro e outro (aproximadamente três a quatro meses) os jovens são desafiados a atuarem junto a suas comunidades, colocando em prática o que aprenderam nos módulos presenciais.
Durante o ano de 2011, a Cooperativa implantou as duas primeiras turmas, contemplando 60 jovens associados e filhos de associados dos municípios de Rodeio Bonito, Pinhal, Novo Tiradentes, Ametista do Sul, Frederico Westphalen, Taquaruçu do Sul e Caiçara.
Ir para memórias