O registro como Microempreendedor Individual (MEI) é feito todo online, diminuindo possíveis burocracias e com o objetivo de ajudar você a abrir sua empresa.
1. Acesse o Portal do Empreendedor e clique em formalizar-se;
2. Entre com seus dados ou crie sua conta;
3. Após entrar com seus dados ou criar a sua conta, inicie o processo de formalização no site do governo, informando seu título de eleitor ou a sua última declaração de imposto de renda;
4. Entre em contato com a prefeitura da sua região para saber se é necessário mais alguma informação para sua formalização.
Tributação
Os custos mensais dos tributos são fixos e reduzidos, tais como: INSS, ISS e ICMS. Além, disso poderá emitir nota fiscal aos pagadores.
Previdência
O MEI tem direito a aposentadoria por idade( tempo mínimo de contribuição de 180 meses). E também à aposentadoria por invalidez e ao auxílio-doença(após 12 meses de contribuição).
Salário-maternidade
Você tem direito ao salário-maternidade como MEI pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS. Para solicitar, agende o atendimento pelo site da Previdência Social, na opção Requerimento de salário-maternidade, ou ligue na Central de Atendimento (135).
Conectamos pessoas e ajudamos a desenvolver as regiões onde atuamos. Oferecemos soluções financeiras para o empreendedor de um jeito próximo e simples. Temos R$ 3,1 bilhões em resultados que podem gerar rentabilidade extra aos nossos associados e beneficiar as comunidades onde atuamos. Isso porque, no modelo do cooperativismo, os recursos da cooperativa são reinvestidos na região, desenvolvendo a economia local.
Somos parceiro para ajudar a sua empresa crescer
Nossos canais de atendimento vão auxiliar no seu dia a dia
Soluções financeiras para aumentar as vendas e gestão da sua empresa
Abra uma conta PJ com a gente
Nossos conteúdos gratuitos ajudam o seu negócio a prosperar e a cooperar com a Economia Local.
Veja as perguntas mais comuns sobre o tema e esclareça suas dúvidas.
Muitos profissionais podem se formalizar como MEI, contudo alguns requisitos são exigidos pela categoria:
É muito importante verificar se a atividade que você exerce é permitida na modalidade. Atualmente, a categoria abrange mais de 460 tipos de funções, entre eles estão artesão, costureira, fotógrafo, pipoqueiro e muitos outros.
Formalizando-se como MEI, você e o seu negócio possuem alguns direitos garantidos. A modalidade garante direitos trabalhistas e previdenciários como, por exemplo, aposentadoria por idade ou invalidez, auxílio-doença, licença maternidade, entre outros.
Outro ponto que merece destaque é a abertura mais prática e menos burocrática do CNPJ, ou seja, você pode se tornar uma Pessoa Jurídica sem custos. Na prática, isso possibilita a abertura de uma conta para a sua empresa em uma instituição financeira e a negociação de taxas mais econômicas, permitindo o acesso a linhas de crédito e opções de financiamento diferenciadas, de acordo com a realidade do negócio.
Quando você se formaliza como Microempreendedor Individual (MEI) está apto a abrir uma conta como Pessoa Jurídica (PJ). Para abrir a sua primeira conta PJ com o Sicredi é preciso ser um associado, e o primeiro passo é preencher o formulário do Seja associado.
Contamos com uma solução de conta para Pessoa Jurídica (PJ) pensada especialmente para o seu negócio como MEI. Confira o que está incluso nesta conta acessando as nossas Cestas de Relacionamento para Pessoa Jurídica.
Sim, é possível acessar a sua conta pelo aplicativo do Sicredi (no seu smartphone) ou através do internet banking (pelo seu desktop ou notebook).
Caso você já seja um associado Sicredi, basta preencher o formulário de solicitação. Se ainda não é associado, acesse: Seja associado.
Conte com a gente para ajudar a sua empresa a crescer. Temos diversas linhas de crédito que podem ser adaptadas às diferentes necessidades do seu negócio, para saber acesse: Crédito para empresa.