Nossa estratégia de sustentabilidade se desdobra a partir das diretrizes estratégicas do Sistema e é formada por três direcionadores de sustentabilidade e doze temas focais, que representam nossos principais desafios e orientam nossa atuação.
Conheça mais sobre nossa estratégia de sustentabilidade aqui
O Sicredi é um sistema cooperativo que tem, nas suas raízes a sustentabilidade.
O interesse pela comunidade, o senso de cooperação e justiça social, a transparência e o dever com as responsabilidades da cooperativa sempre estiveram presentes na nossa história. O nosso modelo de gestão é a base para o desenvolvimento sustentável do nosso negócio e das comunidades onde estamos presentes.
A Fundação Sicredi é a entidade responsável pela condução sistêmica da Estratégia de Sustentabilidade, direcionando e orientando sobre o tema, com foco na perenidade do nosso negócio e ampliação do nosso impacto positivo.
A sustentabilidade no Sicredi é a gestão do negócio com foco na ampliação do nosso impacto positivo econômico, social, ambiental e climático, reduzindo os impactos adversos e gerando valor para os associados, colaboradores, comunidades e demais partes interessadas.
Também atuamos dentro das referências do Banco Central através de seus normativos e ações relacionadas ao pilar da Sustentabilidade da Agenda BC#, que prevê uma série de avanços setoriais no que se refere ao posicionamento das instituições em relação à sustentabilidade.
Nossos direcionadores e temas focais de sustentabilidade
Saiba mais sobre nossos direcionadores e temas focais no Relatório de Sustentabilidade.
Relacionamento e Cooperativismo: o modelo cooperativo é o grande diferencial do nosso negócio, com gestão transparente, participativa e democrática. Por meio dele, construímos juntos um negócio e uma sociedade mais próspera.
Desenvolvimento Local: ao estarmos presentes em cidades de todos os portes, desde as pequenas até as grandes metrópoles, atuamos como um motor do desenvolvimento local, fomentando a economia local, a inclusão financeira e o desenvolvimento das pessoas e comunidades onde atuamos.
Soluções Responsáveis: em linha com nossos princípios e compromissos de desenvolvimento sustentável, nossos produtos e serviços geram valor para associados e para a sociedade, sempre visando aumentar os impactos positivos da nossa atuação.
O Referencial é um conjunto de iniciativas e indicadores com o objetivo de oferecer um direcionamento institucional para auxiliar as cooperativas a serem ainda mais protagonistas do desenvolvimento local e sustentável em suas regiões.
O comprometimento com a sustentabilidade do nosso negócio foi reforçado com a adesão ao Pacto Global, uma iniciativa da ONU, que traz os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável como norteadores do nosso desenvolvimento sustentável. A partir deste compromisso, alinhamos nossos desafios de sustentabilidade aos desta agenda global, ao mesmo tempo em que nos posicionamos de maneira uníssona como Sistema, com objetivos e metas em prol do desenvolvimento sustentável do nosso negócio e da sociedade.
Os Dez Princípios do Pacto Global são universalmente reconhecidos para conduzir negócios com responsabilidade, enfrentando os desafios das sociedades. Estão relacionados aos direitos humanos, direitos trabalhistas, meio ambiente e ao combate à corrupção.
E como cada uma deles no guia na busca de uma jornada mais sustentável.
E apoiar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente e na sua área de influência.
A não participação da empresa em violações dos direitos humanos.
A liberdade de associação e reconhecer o direito à negociação coletiva.
Todas as formas de trabalho forçado ou compulsório.
Todas as formas de trabalho infantil da sua cadeia produtiva.
Práticas que eliminem qualquer tipo de discriminação no emprego.
Que adotem uma abordagem preventiva, responsável e proativa para os desafios ambientais.
Iniciativas e práticas para promover e disseminar responsabilidade socioambiental.
O desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis.
A corrupção em todas as suas formas, incluindo extorsão e suborno.
Somos participantes da Rede Brasil do Pacto e também incorporamos os ODS como orientadores da nossa estratégia:
Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.
Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.
Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos.
Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todas e todos.
Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todas e todos.
Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.
Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.
Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos.
Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.
Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todas e todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.