Utilizada há décadas em muitos países, a Energia Solar vem crescendo cada vez mais aqui no Brasil. Antes de começar, é preciso escolher uma empresa especializada para desenvolver um projeto adaptado às suas necessidades, com o suporte de engenheiros e técnicos.
Fechado o negócio, essa mesma empresa realiza a análise de estrutura, condição da instalação elétrica da propriedade, mapeamento da área, entre outros. Ela também vai realizar a instalação de todos os componentes que fazem parte do sistema fotovoltaico, conhecido também como kit solar. Durante o processo, você vai poder tirar todas as suas dúvidas, incluindo os detalhes de como ocorre a conversão dos raios solares em energia elétrica.
Seu sistema somente é conectado à rede elétrica e ativado após a homologação junto à concessionária, e a empresa contratada vai guiar você por todas as etapas. Inclusive, por ela conhecer toda a regulamentação, o projeto já será desenvolvido e otimizado para atender às exigências do processo. Você também conta com uma garantia sobre o sistema instalado que, posteriormente, será verificado pelo órgão regulatório.
Após a verificação, o sistema é instalado em sua propriedade e a própria empresa solicita a vistoria da concessionária, o que costuma ocorrer em até 7 dias úteis. Um relatório técnico é emitido, autorizando a ativação do sistema ou pedindo ajustes quando necessário. E assim ocorre a homologação! O último passo é a troca do medidor, que passa a liberar o uso do seu sistema fotovoltaico.
Agora que você já sabe como funciona a Energia Solar, vamos mostrar em alguns tópicos esse processo.
A partir de um projeto criado junto a uma empresa especializada, as placas solares e os demais componentes do sistema fotovoltaico são instalados no lugar escolhido.
O sistema gera energia elétrica a partir do contato entre os raios de luz solar e os painéis fotovoltaicos. Desta forma, ocorre a transformação em corrente elétrica, tornando a energia apta para qualquer consumo.
A energia elétrica gerada pelo sistema é distribuída para a sua propriedade pelo quadro de luz e, assim, abastece a unidade para que você siga utilizando a sua rede elétrica normalmente.
Tudo o que for gerado pode facilmente alimentar todos os ambientes da unidade consumidora na qual o sistema foi instalado. E caso tenha produzido energia além do consumo mensal, é possível acumular créditos para descontos futuros na conta de luz.
Da economia à sustentabilidade, implementar um sistema fotovoltaico em qualquer propriedade traz uma série de vantagens e benefícios para você.
Com a Energia Solar você tem uma redução de até 95% nos gastos com a conta de luz. Isso porque você passa a utilizar a energia elétrica gerada pelo seu sistema fotovoltaico, ao invés da energia da sua distribuidora. Além disso, requer baixa manutenção, podendo durar mais de 25 anos.
Trata-se de uma fonte de energia limpa e renovável — a palavra é sustentabilidade. Com ela, não há agressão ao ecossistema, e você ainda contribui para desafogar o uso de outros tipos de geração elétrica que dependem de fontes esgotáveis, como as hidrelétricas.
Através da geração compartilhada de energia solar, é possível que dois ou mais consumidores dividam a energia e os custos de um só sistema, desde que estejam na mesma área de permissão da distribuidora.
A instalação do sistema pode aumentar o valor de uma propriedade em até 10%. Trazendo mais praticidade a um potencial comprador e tornando o local mais atrativo, caso seu intuito seja locação.
*Por Thiago Rossoni, superintendente de Crédito e Negócios do Sicredi
Saiba mais sobre a legislação e aproveite para instalar seu sistema de placas solares dentro do prazo estabelecido
A implantação do sistema fotovoltaico pode trazer muitas vantagens ao consumidor
O investimento em energia solar pode trazer mais autonomia aos produtores rurais, além de possibilitar a redução de custos
É possível financiar diversos recursos necessários à instalação de tecnologia do sistema fotovoltaico
Negócios que adotam práticas sustentáveis se tornam mais atrativos para investidores e consumidores
Veja as respostas das principais perguntas
A energia solar serve como uma alternativa para que possamos produzir energia elétrica com mais economia e menor impacto ambiental. Assim, usamos recursos do dia a dia com mais tranquilidade, sabendo que os gastos com a conta de luz serão menores. Tudo isso de forma limpa e sustentável, já que os raios solares são usados como fonte energética (uma das fontes mais aproveitáveis e promissoras no mundo).
Quando o assunto é energia solar, vantagens não faltam: é uma energia renovável, alternativa e limpa, pois não gera resíduos; sua fonte energética é totalmente gratuita e está sempre disponível, o sol, tornando-a sempre mais econômica; pode reduzir a conta de luz em até 95%; seu processo de instalação é simples e rápido; um serviço de longa durabilidade, podendo ultrapassar facilmente 25 anos de funcionamento, sem a necessidade de grandes manutenções.
Utilizando materiais semicondutores como o silício cristalino para converter a energia luminosa em energia fotovoltaica, os raios solares são facilmente convertidos em energia elétrica. Ou seja, quando a luz do sol é captada por painéis solares, ocorre a transformação da corrente elétrica para utilização em residências, empresas e agronegócios.
Sim, a energia solar é renovável! Por ser gerada a partir da luz solar, enquanto houver sol, esta energia pode continuar a ser utilizada. Além disso, por possuir impacto ambiental praticamente nulo, ela é considerada uma fonte de energia sustentável e limpa.
Para começar o seu projeto fotovoltaico, você precisa entender a sua conta de luz. Para isso, recomendamos contar com o auxílio de uma empresa especializada, de preferência a que realizará a instalação do sistema. Leve junto uma conta de luz para que eles identifiquem o seu consumo mensal em kWh; com base neste número, eles vão calcular a dimensão do sistema de energia solar para a sua propriedade.
Após compreender o seu consumo de energia, será possível simular especificações técnicas do local junto à empresa escolhida. Depois, basta solicitar o orçamento e contar com o Sicredi para adquirir o equipamento e dar sequência ao processo de instalação.
Sim! No entanto, o valor é referente ao excedente utilizado à noite, por exemplo, fornecido pela concessionária, bem como taxas administrativas. E se a sua unidade gera mais energia do que consome, o residual é convertido em créditos que podem ser abatidos da conta de luz e de contas futuras.
Sim! A regra atual, que isenta o pagamento da TUSD, continua valendo para os consumidores que já possuem o seu sistema fotovoltaico instalado, assim como para aqueles que venham a realizar a sua instalação em até 12 meses a contar do dia em que a lei entrou em vigor.
Isenção de 25 anos, a partir da data em que a lei entrar em vigor. Ah! E só será feita alguma cobrança, quando for consumida mais energia do que o sistema fotovoltaico produziu.