Vale a pena investir na previdência privada?
O investimento em previdência privada pode ser uma alternativa para quem deseja alcançar a estabilidade financeira no futuro
Você já está pensando na aposentadoria? Planejar e organizar as suas finanças agora, no presente, pode ser um bom começo. A previdência privada é uma das opções disponíveis no mercado para você investir e pode ser muito vantajosa.
Quer saber se ela é a melhor escolha para você? Neste post vamos falar um pouco mais sobre a previdência privada, o que significa, tipos e vantagens. Continue a sua leitura e veja se vale a pena optar por esse investimento.
Afinal, o que é a previdência privada?
Podemos dizer que, a previdência privada nada mais é do que uma aplicação financeira, em que você pode escolher o tempo de investimento, o quanto quer aplicar por mês e o prazo para resgate. Ou seja, ela pode ser vista como um complemento à previdência social oferecida pelo governo brasileiro.
A previdência social é um sistema de proteção ao trabalhador que concede o benefício da aposentadoria por meio do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). É um direito de todos os cidadãos. Porém, após a vigência da nova reforma previdenciária, muitas pessoas passaram a buscar outras alternativas no mercado financeiro para a aposentadoria.
Que tal saber mais sobre a Previdência Individual do Sicredi? Podemos te ajudar a investir no seu futuro a partir de agora!
Quais são os tipos de previdência privada disponíveis no mercado?
No Brasil, existem dois tipos de previdência privada: Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) e Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL). Confira a seguir a diferença entre eles:
PGBL: esse tipo previdência é recomendado para pessoas que possuem rendimentos maiores e fazem a declaração completa do Imposto de Renda. Aqui é permitido que o valor da previdência seja abatido no IR sempre que corresponder a até 12% da renda tributável do ano.
Além disso, o imposto relativo ao investimento só é pago na retirada, porém, sobre todo o valor acumulado e não apenas sobre o rendimento.
VGBL: indicado para quem tem rendimentos menores e faz declaração simplificada do Imposto de Renda. A tributação pode ser feita de forma regressiva ou progressiva, de acordo com a opção do investidor.
Nesse tipo de previdência, o IR no resgate incide apenas sobre os rendimentos acumulados no período.
As vantagens da previdência privada
Se você está em busca de uma vida financeira mais tranquila e equilibrada durante a sua aposentadoria, a contratação de um plano de previdência privada pode trazer muitas vantagens para você.
Confira os principais benefícios:
• Resgate do valor integral ou retiradas mensais, de acordo com a necessidade do investidor;
• Valores e datas de contribuição podem ser alterados a qualquer momento, de acordo com o seu desejo;
• Caso haja falecimento, o patrimônio é transferido para os herdeiros.
Planeje suas finanças com cuidado e segurança.
Faça uma simulação de previdência privada agora mesmo.
Afinal, investir ou não?
A previdência privada funciona como uma espécie de complemento de renda, ou seja, apesar de ser uma ótima forma de investir no seu futuro, ela é menos rentável do que outras opções disponíveis no mercado de investimentos.
No entanto, ela é uma alternativa muito interessante para quem não possui tanto conhecimento em investimentos e gostaria de adquirir uma reserva eficiente para aposentadoria. A previdência permite que você acumule recursos a longo prazo, garantindo um futuro mais seguro financeiramente. Lembre-se: comece a poupar hoje para poder desfrutar amanhã!
E então, gostou de entender um pouco mais sobre a previdência privada? No nosso blog você encontra outros conteúdos que podem te ajudar a lidar melhor com o dinheiro. Esperamos que goste.
Até a próxima.