Se sua vida financeira está desorganizada, as contas estão se acumulando e a renegociação de dívidas parece algo distante ou impossível, talvez esteja na hora de contar com apoio de um consultor financeiro.

Esse profissional pode ajudar você a entender para qual lugar seu dinheiro está indo, a organizar seus gastos e, o mais importante, a criar um planejamento financeiro que realmente funcione para o seu perfil.

Se identificou com o assunto? Continue a leitura para saber mais.

 

Quem é o consultor financeiro?

 

O consultor financeiro é um profissional especializado em analisar e organizar finanças, criar um plano para alcançar estabilidade financeira, ajudar a sair das dívidas e, com isso, contribuir para o crescimento financeiro de quem contrata seus serviços.

Ele pode atuar em diferentes setores e ajudar nas melhores decisões, tornando o caminho mais seguro e tranquilo para pessoas e empresas.

Se você precisa de um auxílio individual, por exemplo, ele coopera para que você desenvolva hábitos mais saudáveis com o dinheiro.

Já se você precisa equilibrar as contas da família e definir prioridades para alcançar objetivos em conjunto, como pagar os estudos dos filhos, realizar a viagem dos sonhos ou sair do aluguel, o consultor também pode ajudar.

Se as questões financeiras estiverem difíceis no mundo dos negócios, o consultor financeiro também te direciona para que as finanças fiquem em ordem.

 

Quando procurar um consultor financeiro?

 

Existem pessoas que não acompanham de perto as próprias despesas, evitam conferir o extrato da conta corrente e sentem aquele medo de encarar a realidade financeira.

Como consequência, as contas se acumulam, a situação sai do controle e, em vez de buscar ajuda antes, a pessoa vai atrás de uma saída quando já é tarde.

Por isso, quanto antes você buscar um consultor financeiro, melhor.

Mas e qual é o momento certo de procurar esse profissional? Confira abaixo alguns sinais de que chegou a hora.

 

Você não sabe em que gasta seu salário

Todo mês é a mesma coisa: o dinheiro cai na conta, você paga algumas despesas e, quando percebe, o salário desapareceu.

Você até tenta lembrar no que gastou, mas parece que o dinheiro simplesmente evaporou.

Essa situação não deveria acontecer, mas pode. Se for algo frequente, é um sinal de que você precisa cuidar melhor das suas finanças e ter um planejamento financeiro eficiente.

 

Você paga sempre o mínimo da fatura do cartão

O cartão de crédito não é o vilão do orçamento e pode ser um grande aliado quando usado com responsabilidade.

Com ele, você pode pagar contas, comprar itens que sempre quis, aproveitar programas de recompensa e ainda contribuir com seu score de crédito, pontuação que abre portas para melhores oportunidades financeiras.

No entanto, algumas ações precipitadas podem te colocar em uma armadilha.

Você faz compras atrás de compras sem pensar nas consequências e, quando chega a hora de pagar a fatura, está no time de pessoas que só quita o mínimo?

Nesse tipo de situação, por exemplo, o valor total não é pago, os juros se acumulam e a dívida do cartão de crédito cresce sem controle.

Se isso se repetir a cada mês, pode se transformar em um ciclo vicioso, em que, quanto mais o tempo passa, mais difícil fica resolver.

 

Você tenta, mas não consegue economizar

Existem diferentes formas de controlar os gastos: aplicativos, planilhas virtuais ou até o bom e velho papel.

Assim como essas ferramentas são diferentes, a realidade das pessoas também é, e cada um encontra a alternativa que melhor funciona para si. Por isso, nem sempre a estratégia que funciona para uns funciona para outros.

Se você acha que já tentou de todas as formas controlar os gastos e economizar, um consultor financeiro pode ser a ajuda que você precisa.

Muitas vezes, não percebemos toda a situação porque estamos no centro do problema, e ter uma análise externa faz toda a diferença para ajudar a economizar e sair das dívidas.

 

As ligações de cobrança deixam você com ansiedade

É difícil manter a calma quando as contas se acumulam e as cobranças chegam.

A cada toque do celular, bate aquele medo de ser mais um credor cobrando, e isso acaba gerando estresse e ansiedade.

A sensação de que a situação está fugindo do controle pode afetar muito a saúde mental, causar insônia e problemas de relacionamento.

Se você sente que está próximo ou chegando a esse estado, busque ajuda.

 

Saiba mais sobre a relação entre finanças e saúde mental.

 

Como um consultor financeiro pode ajudar?

 

O consultor financeiro vai analisar seus ganhos, entender sua situação financeira, gastos e dívidas e criar um planejamento personalizado. Durante o processo, ele pode:

  • Fazer o mapeamento financeiro da sua situação, entender como você usa seu dinheiro e identificar gastos desnecessários;
  • Criar um planejamento financeiro sustentável, que funcione para o seu perfil, ajudando a evitar que você caia na bola de neve das dívidas novamente;
  • Orientar sobre como usar o crédito de forma inteligente para que sua relação com o dinheiro fique cada vez melhor;
  • Ensinar estratégias para montar uma reserva financeira para que você tenha mais segurança e tranquilidade no futuro;
  • Ajudar no processo de renegociação de dívida, conversando com credores para buscar melhores condições de pagamento.

A renegociação de dívida é um dos pontos mais importantes, já que, muitas vezes, endividados tentam negociar sozinhos e acabam aceitando acordos mais prejudiciais do que benéficos a longo prazo.

Ter o apoio de alguém especializado na hora de lidar com credores pode ajudar a conseguir taxas melhores, alívio de juros e fôlego para organizar o orçamento.

 

Conheça os benefícios da consultoria financeira

 

Os benefícios da consultoria financeira vão muito além de apenas te ajudar a sair das dívidas. Com um acompanhamento profissional, você pode aproveitar vantagens como:

  • Redução do estresse;
  • Melhoria do seu controle de gastos;
  • Aumento da sua capacidade de poupar e investir;
  • Segurança para tomar decisões financeiras conscientes;
  • Suporte especializado para renegociação de dívida e planejamento financeiro sustentável.

 

Precisou? Conte com o consultor financeiro do Sicredi

 

Seja para organizar a vida financeira pessoal, seja para garantir a sustentabilidade de um negócio, contar com esse apoio profissional proporciona mais segurança e tranquilidade.

Se você está enfrentando dificuldades para organizar suas finanças e sair das dívidas, conte com a gente. Os consultores do Sicredi são a escolha certa para te ajudar a transformar sua relação com o dinheiro.
 

 Ícone autor
Sobre o

Sicredi

A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo. Aqui rende para você e para todo mundo.

Esse conteúdo foi útil para você?
 Renegociacao - Renegociar dividas - Sicredi.jpg
Nós te ajudamos a reorganizar a sua vida financeira