Você já definiu suas metas de Ano Novo? Muitas pessoas querem mudar de vida, começar uma nova carreira, ter mais tempo para a família ou até sair do endividamento.

Se esse último exemplo é o seu caso, que tal incluir a educação financeira em suas metas? Ao aprender a cuidar do seu dinheiro, você pode ter mais tranquilidade, abrir espaço para novos sonhos e pode construir uma base financeira mais sólida.
Continue a leitura do conteúdo e confira como sair do endividamento em 2025 de forma simples e eficiente. Vamos lá?

 

Etapas que ajudam a sair do endividamento

 

Segundo a pesquisa da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), o número de famílias endividadas no Brasil aumentou. Em 2023, a taxa era 76,6%, passando para 77% em 2024.

Caso você se encontre nessa situação ou conheça alguém que esteja passando por isso, aproveite as etapas abaixo para ajudar a sair do endividamento.

 

Etapa 1: entenda suas dívidas

O ponto de partida para sair do endividamento é entender claramente sua situação financeira.

Para isso, liste todas as suas dívidas, como cartão de crédito, cheque especial, boletos atrasados, entre outras.

Ter esse entendimento é importante para criar um plano de ação eficaz e priorizar o que precisa ser resolvido primeiro, como as dívidas com taxas de juros mais altas ou as que têm o vencimento mais próximo.

 

Etapa 2: negocie suas dívidas

Com a lista de dívidas pronta, chegou a hora de negociar.

Entre em contato com lojas e instituições financeiras para discutir as condições de pagamento, reduzir juros e encontrar alternativas para parcelar valores que caibam em seu orçamento.

Mostrar o desejo de quitar suas dívidas pode abrir portas para boas oportunidades de negociação. Uma delas pode ser o pagamento à vista, já que muitas empresas oferecem descontos nesse tipo de quitação.

Se você tiver algum dinheiro guardado, considere essa possibilidade, que pode ser vantajosa tanto para você quanto para as empresas.

 

Etapa 3: ajuste seu orçamento

Analise suas despesas e identifique áreas para cortar gastos desnecessários.

Que tal substituir pedidos de delivery por refeições feitas em casa?  Ou cancelar as assinaturas de serviços de streaming que você não usa tanto?

Cada pequeno ajuste no orçamento pode gerar uma economia considerável ao longo do tempo e, consequentemente, te ajudar a sair do endividamento.

 

Etapa 4: crie uma reserva financeira

Embora o foco principal nesse momento seja quitar suas dívidas, é importante ter uma reserva financeira.

A reserva financeira ajuda a evitar que você recorra a empréstimos ou caia no endividamento, oferecendo mais segurança e tranquilidade para seu futuro.

A gente sabe que, dependendo da quantidade ou do tipo de dívida que você tiver, pode não ser possível poupar de imediato. Mas, assim que conseguir equilibrar um pouco mais suas finanças, tente começar a guardar algo para imprevistos.

 

Etapa 5: conte com o apoio dos seus familiares

Conversar sobre dinheiro não deve ser um tabu, e compartilhar o planejamento financeiro com quem você confia pode fazer toda a diferença.

Por isso, conte para sua família o seu desejo de sair do endividamento e as ações que pretende tomar para alcançar esse objetivo.

 Quando todos estão unidos em torno de um objetivo comum, o caminho fica mais fácil e a motivação para seguir em frente se fortalece.

 

Etapa 6: estabeleça metas financeiras

Com metas bem definidas, você consegue acompanhar o progresso e ter foco, o que facilita a gestão do seu dinheiro e a superação de desafios financeiros.

Por isso, defina metas realistas, como quitar todas as dívidas até o fim do ano, guardar uma porcentagem do salário a cada mês ou evitar contrair novas dívidas de qualquer forma.

O importante é ter um plano claro para te guiar na direção certa e ajudar a alcançar a estabilidade financeira.

 

Como dividir suas metas financeiras por mês

 

Já que o assunto é a importância de definir metas, uma boa estratégia é dividi-las por mês, tornando o planejamento financeiro mais organizado e o processo menos sobrecarregado.

Para isso, se você preferir, estabeleça uma meta por mês para o ano de 2025. Você pode seguir nossa sugestão abaixo.

 

Janeiro: faça uma lista com suas dívidas

Ano novo, vida nova e hora de fazer um diagnóstico completo da sua situação financeira.

Analise seu orçamento, liste todas as dívidas, incluindo os valores, as taxas de juros, os prazos e as condições de pagamento.

 

Fevereiro: negocie suas dívidas

Entre em contato com seus credores para renegociar os valores. Aproveite as condições especiais, como descontos ou prazos mais favoráveis.

 

Março: corte gastos desnecessários

Lembra do orçamento que você fez no início do ano? Agora é hora de cortar despesas não essenciais e usar esse dinheiro para pagar as dívidas.

 

Abril e maio: organize o imposto de renda

Se você precisa declarar o imposto de renda, aproveite esse período para se organizar e evitar imprevistos. Caso tenha direito à restituição, utilize-a para pagar as dívidas.

 

Junho: crie uma reserva financeira

Aqui, provavelmente, seu orçamento já está mais aliviado e o planejamento financeiro para sair do endividamento vai de vento em popa.

Então, mesmo que o valor disponível seja pequeno, que tal começar a construir sua reserva financeira?

 

Julho: planeje as férias sem comprometer seu progresso financeiro

Se você tem filhos em período escolar, planeje antecipadamente os gastos dessa época.

Inclua tudo no seu orçamento, como viagens e atividades extras, para assegurar que as conquistas financeiras dos primeiros 6 meses do ano sejam mantidas e que seu progresso não seja comprometido.

 

Agosto: aumente sua renda

Se você puder, encontre formas de gerar uma renda extra, como trabalhos freelancers, vendas de produtos feitos por você, como crochê ou artesanato, ou até mesmo encontre oportunidades de trabalho temporário.

 

Setembro: revise seu progresso até aqui

Nesse mês, analise o quanto você já evoluiu em relação às suas metas financeiras.

Conseguiu economizar? Quitou parte ou grande parte das dívidas? Está investindo para construir a reserva financeira?

Ao revisar seu progresso, você pode identificar pontos que precisam de ajustes, tomar decisões mais assertivas para manter seu planejamento nos trilhos e seguir em frente para sair endividamento.

Lembre-se: essa dica para sair do endividamento não deve se limitar a setembro. É importante fazer essa avaliação periodicamente ao longo do ano.

 

H3: Outubro: mantenha a disciplina

O último trimestre do ano chegou e falta pouco para o ano acabar.

Se você conseguiu pagar as dívidas, continue com atitudes positivas e mantenha a disciplina para não cair novamente no endividamento.

 Se ainda está trabalhando para quitar suas dívidas, reconheça o caminho que percorreu até aqui e continue.

O importante é seguir o planejamento financeiro com determinação e concluir o que começou.

 

Novembro: atenção com os gastos de fim de ano

Com a Black Friday e o Natal se aproximando, é importante controlar os gastos e manter tudo dentro do seu planejamento financeiro.

Reserve um valor específico para presentes, confraternizações e outras despesas típicas dessa época, e evite cair na tentação de fazer compras por impulso ou assumir novas dívidas.

 

Dezembro: comemore suas conquistas

O final do ano chegou, e é hora de refletir sobre tudo o que você conquistou até aqui.

Ao longo deste ano, você aprendeu a gerenciar seu orçamento de maneira mais eficiente, o que é uma grande conquista rumo à sua estabilidade financeira.

Mesmo que ainda precise pagar as dívidas, celebre todas as vitórias, grandes e pequenas, pois cada meta vencida é um avanço importante.

Todo o aprendizado vai te ajudar a seguir firme no próximo ano, com mais controle e segurança financeira.

 

Conte com nosso apoio para conquistar sua liberdade financeira

Seguir um planejamento financeiro para sair do endividamento vale a pena.

Você pode seguir as etapas que sugerimos no seu ritmo e até criar do jeito que precisar. O importante é começar, manter o foco e ter disciplina.

Com isso, você vai se aproximando cada vez mais de uma vida financeira saudável e sem dívidas.

Se surgir alguma dúvida ou se quiser outros direcionamentos ao longo do processo, nós podemos te ajudar. Afinal, com a gente, você sempre tem com quem contar.

 Ícone autor
Sobre o

Sicredi

A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo. Aqui rende para você e para todo mundo.

Esse conteúdo foi útil para você?
 Renegociacao - Renegociar dividas - Sicredi.jpg
Nós te ajudamos a reorganizar a sua vida financeira