Análise econômica: aprenda o que ela é e como fazer
Entenda o que são as analises econômicas e para o que elas servem.
As análises econômicas são um importante meio para a realização de investimentos seguros e eficientes, sempre levando em consideração o cenário econômico atual e os recursos disponíveis.
Com elas, é possível montar relatórios completos que auxiliam na tomada de decisão e tornam os seus investimentos muito mais precisos.
Se você já investe e ainda não utiliza as análises econômicas para te ajudar a decidir quais são as melhores opções para a sua carteira, esse é o momento de conhecer um pouco mais sobre o assunto e aprender como elas podem te auxiliar. Continue a leitura!
O que é uma análise econômica?
A análise econômica consiste em diversos estudos combinados com o objetivo de projetar cenários, estratégias e até mesmo definir algumas rotas para serem seguidas.
Colocando isso no contexto do mercado financeiro, as análises são utilizadas para auxiliar os investidores a analisar o cenário econômico atual e, assim, decidir o melhor uso dos seus recursos.
Dessa forma, as análises econômicas influenciam diretamente as decisões tomadas, demonstrando a sua importância para os investimentos.
Com elas, é possível investir com ainda mais eficiência, equilibrar as receitas e despesas, além de melhorar o desempenho dos negócios.
Qual a importância da análise econômica?
Visto que as análises atuam nas tomadas de decisões, esse tipo de estudo é de extrema importância para investidores e empresas que desejam aumentar lucros, utilizar os recursos de maneira mais eficiente e garantir um bom desempenho no mercado. Dentro dos relatórios de análises econômicas, é possível encontrar informações relevantes para os seus investimentos, como:
- Taxas de câmbio;
- SELIC,
- PIB,
- IPCA,
- Inflação e juros
- Atividade econômica;
- Cenário internacional.
Com uma visão ampla da economia e dos principais indicadores econômicos, fica mais fácil analisar e projetar novos cenários, estratégias e investimentos a serem seguidos. Por isso, uma análise como essa é fundamental para os investidores que desejam ser mais assertivos em suas decisões.
Quais as áreas de estudo da análise econômica?
A análise econômica acaba se dividindo em algumas outras grandes áreas de estudo, onde cada uma é estudada de forma profunda para entregar relatórios completos e confiáveis sobre o cenário econômico geral. Confira algumas dessas áreas:
1. Macroeconomia
A macroeconomia é o estudo de grandes dados econômicos de um país ou região, sendo um dos dois pilares dos estudos da economia. Ela é extremamente importante para a melhor compreensão da realidade econômica nacional, auxiliando na tomada de decisões na área dos investimentos.
Algumas das variáveis estudadas nessa área são:
- Desemprego;
- Total de mercadorias e serviços produzidos;
- Inflação;
- Consumo;
- PIB;
- Câmbio;
- Taxa de juros.
Variáveis, como a taxa Selic, são fundamentais na hora de decidir onde colocar os seus investimentos. Taxas maiores levam as pessoas a pouparem e trazem mais atrativos aos investimentos, porém os riscos também aumentam.
2. Microeconomia
A microeconomia é o segundo pilar dos estudos da economia e consiste no estudo do comportamento econômico individual. Dessa forma, ela foca mais em analisar mercados específicos e as movimentações feitas pelos consumidores e pelos produtores, mas sem considerar o conjunto geral da economia.
Algumas das suas variáveis estudadas são: preços, salários, consumo de indivíduos e famílias, fatores de produção, entre outros.
Qual a diferença entre a análise econômica e a financeira?
Olhando para as empresas, as duas análises são sinônimos para um estudo da capacidade da corporação em cumprir com seus objetivos financeiros. Por meio delas, é possível ter um monitoramento preciso dos resultados dos negócios.
Agora, da perspectiva de investimentos, a análise econômica consiste na entrega de dados relevantes para a tomada de decisões no mercado financeiro, ajudando no melhor desempenho da sua carteira de investimentos.
Como se faz uma análise econômica?
Uma boa análise econômica olha para o mercado de forma ampla, projetando diferentes cenários e analisando quais os melhores caminhos a serem seguidos. Para isso, é necessário estudar com profundidade as variáveis macro e microeconômicas com atenção, além de considerar também o cenário econômico internacional e a sua influência sobre a nossa economia.
Com dados como PIB, inflação, consumo, câmbio, taxas de juros e outras informações relevantes, é possível montar um relatório completo de análise econômica. A partir desse ponto, o investidor pode analisar o cenário atual e projetar quais são os melhores investimentos para a sua carteira. No entanto, com tantos fatores a serem analisados, é essencial contar com a ajuda de especialistas para encontrar os melhores caminhos.
Análise econômica completa com o Sicredi
No Sicredi, você não precisa se preocupar em reunir todas essas informações e montar os seus próprios relatórios. O serviço de análises econômicas traz para você tudo o que é necessário saber sobre o cenário econômico nacional e internacional, contando com dados atualizados e precisos.
Tenha um relatório completo e com análises de grandes especialistas do mercado financeiro na palma da sua mão, garantindo mais facilidade e praticidade na hora de fazer os seus investimentos.
Entendeu como funciona uma análise econômica e para o que ela serve? Agora fica mais fácil saber quais são as melhores opções para você e, assim, diversificar a sua carteira de investimentos da forma certa. Até a próxima!