Se você acha as chamadas de telemarketing e televendas inconvenientes, saiba que existem ligações telefônicas muito piores. Afinal, os golpes através de ligações telefônicas estão cada vez mais populares no Brasil. Segundo pesquisa da Mobile Time / Opinion Box, 75% dos brasileiros já sofreram pelo menos uma tentativa de golpe por telefone e 14% já foram vítimas de fraudadores.

Além de invadir sua privacidade, atrapalhar sua rotina e testar sua paciência, essas ligações podem causar prejuízos financeiros e dar muita dor de cabeça. Embora, na maior parte das vezes (77%), o prejuízo seja de até R$ 1 mil, as perdas podem ser ainda maiores. Por isso, é muito importante conhecer as principais técnicas utilizadas pelos criminosos e aprender como se proteger e, caso você seja vítima, o que fazer.

 

Confira os golpes atuais mais comuns, segundo a Anatel.

 

  • Sequestro da linha (SIM SWAP)

É quando sua linha telefônica passa a funcionar em um novo chip, controlado pelo criminoso. O objetivo é realizar fraudes financeiras ou acessar informações pessoais. Os primeiros sinais de alerta é quando seu telefone inesperadamente fica sem sinal, para de receber ou realizar chamadas, enviar ou receber mensagens ou navegar na internet.

  • Roubo de Celular

É quando o criminoso rouba ou furta seu celular e fica com o aparelho para conseguir senhas, informações pessoais e dados bancários, para então ter acesso aos seus aplicativos e contas. Caso seu celular seja roubado ou perdido, avise o banco, registre um BO e faça o bloqueio do aparelho e da linha na sua operadora de telefonia. 

  • Chamadas falsas – Spoofing

É quando o criminoso faz uma chamada para você, por meio de um número falso, mascarando o número de uma empresa, banco ou instituição que você conhece. A ideia é se passar por um funcionário da empresa para obter seus dados pessoais e aplicar algum tipo de golpe que poderá lhe causar prejuízos financeiros e muita dor de cabeça.

  • Golpe da falsa central de atendimento 

É quando você recebe uma mensagem informando ter algum problema com uma empresa da qual você é cliente e pedindo para entrar em contato com a falsa central de atendimento. Ao ligar, o criminoso tenta conseguir dados ou ter acesso ao seu celular para acessar seus aplicativos bancários. 

  • Sequestro de contas de redes sociais e aplicativos

É quando o criminoso consegue suas informações de login e senha, assumindo o controle das suas contas para realizar postagens e contatos em seu nome. Lembre-se de criar senhas fortes, não as compartilhe com ninguém e fique atento ao receber mensagens e solicitações de amizade aleatórias e suspeitas.

  • Golpe do Falso contato via WhatsApp

É quando o criminoso escolhe um alvo, estuda seu perfil nas redes sociais e em seguida passa a enviar mensagens aos seus contatos com histórias “tristes e urgentes e solicitam uma transação financeira por Pix ou pagamento de boletos. Muitas vezes, os criminosos iniciam o contato com mensagens do tipo: “Oi. Esse é meu novo número de telefone. Salva aí.”

  • Golpe do falso motoboy

É quando o golpista entra em contato, se passando por um funcionário do banco, informando que seu cartão foi fraudado. O falso funcionário pede que o cartão seja cortado ao meio, preservando o chip, e solicita a confirmação da senha. Ele informa que o cartão será retirado na casa do cliente por um motoboy. Embora o cartão esteja cortado, ele ainda pode ser usado para fazer transações, pois o chip está intacto.

  • Golpe do acesso remoto ou mão fantasma

É quando o golpista entra em contato se passando por um funcionário do banco e informa que há movimentações suspeitas na conta da vítima. Ele alega que, para solucionar o problema, será necessário instalar um aplicativo de assistência remota. Porém, esse aplicativo, quando instalado, permite que o criminoso acesse a sua tela e todos os dados do seu dispositivo.

 

Dicas para se proteger e não cair nos golpes telefônicos.

  • Proteja suas informações sensíveis: o Sicredi não solicita dados por telefone. Por isso, nunca compartilhe seu CPF, números de cartões ou tokens de segurança com terceiros.
  • Desconfie de ligações suspeitas: se solicitarem transações, cancelamento de compras suspeitas ou pix em nome do Sicredi, encerre a ligação e, após 10 min., contate nossos canais oficiais.
  • Cuidado com números mascarados: Golpistas podem simular chamadas do Sicredi, disfarçando número e voz através de aplicativos inteligentes. Desligue e, depois de 10min  , contate seu gerente.
  • Atualizações de segurança: desconfie de ligações oferecendo ajuda com atualizações de aplicativo ou internet banking. Nossas atualizações são automáticas, sem a necessidade intervenção de intervenção de terceiros.
  • Alerta sobre SMS de compras: não entre em contato com números fornecidos por SMS ou ligação, alertando sobre compras que você não reconhece. Espere 10min  e consulte sua conta. 
  • Comunicações oficiais do Sicredi: para sua segurança, busque sempre por comunicações oficiais do Sicredi como o site oficial, redes sociais, APP ou central de atendimento.

 

O que fazer quando você cair em um golpe telefônico?

 

Caso você seja vítima de uma fraude, ligue para o seu banco imediatamente, dirija-se até uma delegacia para registrar um Boletim de Ocorrência e lembre-se sempre de relatar a maior quantidade de detalhes. Não se esqueça de procurar a sua operadora de telefonia para bloquear a linha e o dispositivo. Afinal, é necessário bloquear o acesso a conta, cartões de crédito, cartão virtual, carteira digital e a linha celular.

Abra sua conta e venha para o Sicredi. Aqui você tem produtos e serviços para organizar sua vida financeira e cuidar melhor do seu dinheiro. Por isso, conte com a gente para esclarecer dúvidas e oferecer o suporte necessário, evitando golpes na sua conta Sicredi. Afinal, não é só dinheiro, é ter com quem contar.

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A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo. Aqui rende para você e para todo mundo.

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