Golpe da maquininha: como proteger clientes e o seu negócio
Saiba identificar os principais golpes e como proceder após o incidente
Com o avanço da tecnologia e a inovação nas formas de pagamento, também surgem novas maneiras de aplicação de golpes da maquininha para comerciantes e clientes ficarem atentos. Entender como eles funcionam é fundamental para que você possa identificar e agir de forma a evitar prejuízos nas suas finanças.
Continue com a gente e conheça as fraudes mais comuns com estratégias para se prevenir contra os danos. Boa leitura!
O que é o golpe da maquininha?
Nesse tipo de golpe, são utilizadas máquinas de cartão de crédito com o objetivo de roubar dados e extrair dinheiro dos clientes de forma ilícita. A aplicação ocorre de diversas maneiras e podem ser aplicadas estratégias tecnológicas de clonagem, roubo de senhas, duplicação de compras ou até mesmo o furto do cartão.
Entenda como funcionam os 3 golpes com maquininha mais comuns
Conhecer e entender como os principais golpes com máquinas de cartão funcionam é essencial para saber identificar fraudes, assim como encontrar os recursos certos para se proteger. Por isso, explicamos os 3 mais populares:
1. Clonagem de cartão
Um dos métodos mais comuns, a clonagem acontece quando um dispositivo leitor, chamado de “skimmer”, copia as informações do cartão e a senha registrada no aparelho. Ele captura dados de todos os usuários da maquininha que, geralmente, está localizada em locais públicos e de fácil acesso a pessoas mal-intencionadas.
Essa estratégia também é aplicada quando alguém se aproveita de um momento de distração do caixa de um estabelecimento para realizar a troca de dispositivos idênticos. A tática prejudica tanto clientes quanto comerciantes.
Como cliente, uma forma de evitar cair em golpe é evitando entregar o seu cartão a terceiros e cobrir a tela quando digitar a senha. Além disso, se possível, evite usar cartões físicos em estabelecimentos suspeitos.
2. Cobranças adulteradas
Nesse caso, o valor de uma compra é alterado para o cliente pagar além do que deveria ser realmente cobrado. Por exemplo: a aquisição de itens no valor de R$ 20,00 reais, com registro de R$ 200,00 na maquininha.
O golpe acontece com equipamentos que estão com o visor danificado, modificado ou que não disponibiliza o total da compra na tela de confirmação. Para evitar essa situação, é fundamental sempre confirmar a transação no aplicativo da instituição financeira.
Leia também: 6 dicas de segurança para usar o cartão de crédito
3. Compras duplicadas
Semelhante à fraude anterior, depois de você digitar a sua senha, o golpista informa que a compra deu erro, troca de maquininha e solicita que você insira os seus dados novamente. São usados dois equipamentos para burlar a verificação da administradora do cartão, já que a compra foi feita em duas máquinas e, na teoria, não caracteriza como atividade suspeita, sendo aprovadas as operações.
Nessa situação, também é possível verificar no aplicativo do celular se a transação já foi realizada ou não, antes de efetuá-la uma segunda vez.
No app do Sicredi, você pode conferir as compras recentes na aba de extrato e contestar, se for preciso.
O que fazer se cair em uma fraude?
Cair em um golpe é uma experiência que gera grande preocupação nas vítimas, já que ele coleta informações sensíveis e essenciais para movimentar as suas finanças. Se essa for a sua situação, mantenha a calma e conte com um procedimento seguro em parceria com a sua instituição financeira. Confira o passo a passo:
- Notifique o banco emissor do cartão de crédito: avise o seu gerente ou chat no aplicativo que foi realizada uma atividade fraudulenta com o seu cartão. Há também a possibilidade de contestar a compra e sinalizar o ocorrido. No Sicredi, o contato pode ser feito pelo chat do aplicativo ou pelo SAC no número 0800 724 7220;
- Registre um boletim de ocorrência (BO): contate a polícia civil ou acesse o site para realizar um boletim de ocorrência detalhando como o incidente aconteceu. Essas informações serão fundamentais para recuperar seus dados e dinheiro. Aliado a isso, colete provas do ocorrido, como extratos, contestação de compra e comunicação com o golpista, se houver;
- Entre em contato com a operadora da maquininha: se você é comerciante e foi vítima de golpe, notifique a operadora da máquina de cartão assim que descobrir a fraude. Eles podem investigar o incidente e orientar sobre o procedimento adequado para a situação.
Saber como os golpes operam contribui para que você previna e evite ser mais uma vítima de atividades suspeitas. Sempre que realizar uma transação com máquina de cartão, reforce a atenção e os cuidados relacionados à segurança dos seus dados.
Para ler depois: Saiba como se proteger de golpes e fraudes financeiras
Como proteger o seu negócio contra o golpe da maquininha?
A principal estratégia para proteger a sua empresa contra golpes da maquininha é investir em equipamentos com sistemas de segurança de pagamento modernos e atualizados. Além disso, o monitoramento das movimentações financeiras é uma forma de identificar e notificar as operadoras sobre possíveis fraudes.
Treinar a sua equipe interna para identificar e reagir a tentativas de golpes é crucial para evitar que golpistas aproveitem de momentos de descuido. Crie procedimentos internos de segurança e mantenha-se sempre atento sobre novas estratégias de fraudes para se precaver.
Adote práticas de segurança robustas que contemplem todo o seu processo de pagamentos. As máquinas de cartão do Sicredi contam com tecnologia de ponta que oferecem proteção, praticidade e tranquilidade para comerciantes e clientes. Com elas, você pode ter total controle da gestão de compras, estoque, integração com aplicativos e outras funcionalidades que permitem identificar atividades suspeitas.
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