Uma pesquisa realizada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) concluiu que 36% dos brasileiros entrevistados já foram vítimas ou alvo de tentativas de golpes financeiros, sendo o golpe da falsa central de atendimento um dos mais comuns.

Continuando nossa série de textos sobre golpes e fraudes, abordaremos esse golpe específico para ajudar na sua prevenção e evitar que você caia nessa cilada.

 

O que é o golpe da falsa central de atendimento?

 

O golpe da falsa central de atendimento é uma tática utilizada por criminosos para obter informações pessoais e causar prejuízos financeiros.

Golpistas se passam por funcionários de instituições bancárias ou de empresas conhecidas e entram em contato com as vítimas por diversos canais, como: ligação telefônica, SMS, WhatsApp e e-mail.

Cada método tem suas particularidades e é importante conhecer a abordagem específica de cada um. Acompanhe.

 

Ligação telefônica

 

Você recebe uma ligação de alguém se passando por funcionário de uma instituição financeira ou de uma empresa da qual você é cliente.

O "falso funcionário" se apresenta, informa alguns dados, como seu nome completo e data de nascimento, criando a ilusão de que você está realmente em contato com central de atendimento da empresa verdadeira.

A partir daí, após ganhar sua atenção e confiança, ele o falso funcionário alerta sobre um problema em seu cadastro ou uma movimentação suspeita em sua conta, pedindo que você forneça números dados da conta bancária e senha, dados do seu cartão de crédito, códigos de segurança (token) e até QRCode para corrigir a situação e proteger você de prejuízos.

Há casos em que os criminosos induzem a vítima a realizar transações teste ou para cancelar uma “transação que está aguardando para ser concluída”.

Então, tome muito cuidado com esses contatos inesperados e jamais forneça seus dados ou realize qualquer tipo de movimentação em sua conta.

 

WhatsApp, SMS e e-mail

 

O método de aplicação do golpe via SMS e e-mail é semelhante.

Você recebe uma mensagem alertando sobre uma compra indevida no cartão de crédito, ou outro problema urgente, pagamento/transferência via Pix que está pendente de aprovação. tentativa de invasão em sua conta.

A mensagem contém um número de telefone para que você ligue caso não reconheça a situação aquela transação. No entanto, esse número, que pode parecer legítimo, é falso, e quem atende sua chamada é o próprio golpista.

A partir de então, o indivíduo se passa por funcionário da instituição e tenta convencer a vítima a compartilhar seus dados pessoais e bancários, realizar transações financeiras, ou ainda, instalar aplicativos que permitem ao criminoso acessar remotamente a tela do seu computador ou smartphone.

 

Golpe da falsa central de atendimento e a engenharia social

 

Você conseguiu identificar o que existe de semelhante nas abordagens que acontecem nos três diversos canais de contato? Para obter dados sensíveis, o criminoso explora sua confiança e cria uma sensação de urgência.

Essa técnica de manipulação para tirar proveito das pessoas é conhecida como "engenharia social". Essa técnica não se limita ao golpe da falsa central de atendimento, sendo usado em muitos outros tipos de na maioria dos casos de golpes financeiros também.

Preparamos uma cartilha de segurança digital para você. 
Conheça outros tipos de golpe e dicas rápidas de segurança para o seu dia a dia.

 

Dicas para se proteger do golpe da falsa central de atendimento

    
Você entendeu como é a dinâmica do golpista. Que tal saber como se proteger de possíveis ameaças?
Atenção a essas dicas que podem ajudar na prevenção contra o golpe da falsa central de atendimento e de outras fraudes online.

  • Desligue a chamada: se alguém solicitar seus dados pessoais e financeiros de forma aleatória, ligar alarmado exigindo uma ação imediata ou algo extremamente urgente parecido, desligue imediatamente.
  • Respeite a regra dos 10 minutos: quando estiver desconfiado e o golpista sugerir que você encerre a ligação e ligue para sua instituição financeira, espere pelo menos 10 minutos antes de fazer isso. Golpistas podem manter a linha presa aberta após você desligar, então é possível que você fale com o mesmo criminoso caso ligue imediatamente. Outra alternativa, é ligar na central de atendimento oficial do seu banco através de um outro aparelho.
  • Não baixe aplicativos solicitados: alguns aplicativos podem conter malware (código malicioso) que pode permitir acesso remoto ao seu dispositivo. Por isso, verifique sempre a procedência de qualquer aplicativo antes de fazer o download, especialmente quando for solicitado para resolver algum problema ou situação inesperada. Por isso, jamais instale aplicativos a pedido de terceiros ou que não estejam nas lojas oficiais do seu smartphone. Lembre-se, os aplicativos do Sicredi possuem atualizações automáticas de forma segura.
  • Não clique em links: não clique em links enviados por WhatsApp, e-mail, SMS ou redes sociais, principalmente se forem de remetentes desconhecidos ou suspeitos.
  • Bloqueie qualquer contato suspeito: caso receba mensagens, ligações ou e-mails suspeitos, bloqueie o contato imediatamente. Isso ajuda a evitar futuros golpes e proteger seus dados.
  • Não realize transferência teste: golpistas podem solicitar que você faça uma transferência "teste" para verificar se está tudo certo em sua conta ou aplicativo. Nunca realize esse tipo de transação, pois é uma tática para roubar seu dinheiro.
  • Desconfie de urgências: antes de tomar qualquer decisão, verifique atentamente a situação mesmo que seja necessária uma resolução imediata. 
  • Não forneça informações pessoais: instituições legítimas, independentemente da natureza, não solicitam informações pessoais ou bancárias por telefone, e-mail ou mensagem. Portanto, nunca compartilhe esses dados.
  • Tenha em mãos os contatos oficiais do Sicredi: em caso de dúvidas, não se apavore, desligue a ligação e desconsidere as mensagens suspeitas. Em seguida, procure pelos canais oficiais do Sicredi ou ligue para o gerente da sua agência.

Recebeu algum contato em nome do Sicredi? Desconfie.
Nós não solicitamos confirmação de dados pessoais, nem realizamos procedimentos de segurança em seu aplicativo, celular ou e-mail.

Além disso, não pedimos para que você realize operações financeiras, como financiamentos, pagamentos de boletos ou transferências.

Entre em contato com a gente apenas por meio de nossos canais oficiais

 

Caí no golpe, e agora?

 

Se você foi vítima ou conhece alguém que tenha sido vítima do golpe da falsa central, agir rapidamente pode ajudar a minimizar danos e recuperar o controle sobre sua segurança financeira e pessoal. Assim:

  • Encerre o contato e pare de fornecer informações adicionais imediatamente;
  • Comunique-se com a empresa verdadeira por meio dos canais oficiais e explique o que aconteceu;
  • Bloqueie seu cartão ou cartões para evitar transações indevidas;
  • Monitore regularmente suas contas bancárias e de e-mail em busca de atividades suspeitas;
  • Registre um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima para documentar o crime.

 

Cuidar da sua segurança é nosso compromisso

 

Ter atenção e redobrar os cuidados são ótimas defesas contra golpes e fraudes. Além disso, informar-se cada vez mais pode contribuir significativamente para proteger suas finanças e dados pessoais.

Saiba mais sobre esse assunto em nosso blog e em nossa página sobre segurança, e sempre que quiser, compartilhe as informações com outras pessoas. Assim, a rede de proteção contra golpes e fraudes pode se fortalecer cada vez mais. 

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