Se você já teve receio de fazer compras pela internet alguma vez na vida, não se sinta um estranho — e nem sozinho — na nova era digital. Ainda que as instituições e os órgãos reguladores se esforcem para evitá-las, as fraudes não deixam de existir, infelizmente.

Nos últimos anos, as pessoas passaram a ficar mais tempo em casa e a usarem mais os canais digitais. Com isso, os golpistas buscam formas de ter acesso a dados e a informações confidenciais para aplicar suas fraudes. Continue sua leitura e venha entender o que é segurança digital e quais atitudes tomar para ficar seguro durante essa era digital que vivemos. Confira!

 

O que é segurança digital?


A segurança digital, também conhecida como cibersegurança, é o conjunto de medidas tomadas para proteger os dispositivos, redes, sistemas e dados digitais de ataques maliciosos. Essas agressões virtuais visam acessar sem autorização, roubar, danificar ou realizar outras formas de ameaça digital ao usuário.

As ações realizadas para proteger os usuários são diversas, e elas incluem uso de senhas fortes, utilização de softwares antivírus, implementação de firewalls que previnem a invasão de intrusos e mais.
 

Qual é a diferença entre segurança digital e segurança da informação?

 

Apesar de parecerem a mesma coisa, não são! A segurança digital é responsável pela proteção dos dados, dispositivos e informações presentes no ambiente digital.

Por outro lado, a segurança da informação se concentra na proteção dos dados globais contra ameaças, ou seja, também abrange os perigos físicos.

Além disso, a segurança cibernética está relacionada com a proteção contra ameaças cibernéticas, ataques, malwares, vírus e outros que visam explorar vulnerabilidades de sistemas e causar danos ou obter acesso não autorizado a informações.

A segurança da informação visa proteger a confidencialidade, a integridade e a disponibilidade das informações em uma organização. Por esse motivo, envolve o gerenciamento de riscos, políticas, práticas e tecnologias que garantem a defesa e o controle adequado das informações. Essas ações incluem:

  • Criptografia;
  • Controle de acesso;
  • Autenticação;
  •  Backups.

 

Qual é a importância da segurança digital?

 

A segurança digital é fundamental para todos por diversos motivos. Em primeiro lugar, ela nos protege de ataques cibernéticos e tentativas de golpes diversos, como fraudes, roubo de identidade, golpes financeiros e ataques de ransomware.

Além disso, a segurança digital proporciona tranquilidade ao realizar transações financeiras diversas, garantindo que as informações e os detalhes dos pagamentos estejam protegidos contra-ataques e fraudes. Com ela, podemos aproveitar melhor a tecnologia e a conveniência dos serviços online sem comprometer a privacidade e a integridade dos nossos dados.

Aproveite e confira nosso conteúdo sobre certificado digital para manter a sua segurança durante as transações financeiras online!

 

Como garantir a minha segurança digital?

 

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), após a pandemia da covid-19, os ataques de hackers a transações financeiras cresceram 45% em comparação com o período anterior.

Por esse motivo, é necessário redobrar a atenção e ficar atento às abordagens falsas, que embora tenham diversas formas, sempre buscam capturar informações pessoais, como senhas e demais dados bancários. Veja a seguir algumas dicas para se prevenir dos golpes, entendendo como eles podem ocorrer:

1. Desconfie de mensagens e pedidos de confirmação

Nunca forneça senhas, tokens, código de ativação dos dispositivos de segurança por telefone, WhatsApp, SMS ou e-mail. Desconfie se receber mensagens da instituição financeira da qual é cliente com pedidos como esses, pois elas normalmente não os fazem.

2. Não forneça informações para contatos desconhecidos

Um tipo de abordagem falsa que tem ocorrido é quando golpistas se passam por funcionários de instituições financeiras informando clientes sobre transações suspeitas realizadas com seus cartões.

Assim, transferem o telefonema para uma falsa central de atendimento onde são solicitados dados da conta corrente, do cartão e das senhas. Se receber esse tipo de contato, desligue, não passe nenhuma informação.

3. Não acesse links desconhecidos

Alguns e-mails estão sendo enviados solicitando recadastramento e atualização cadastral. Essas mensagens contêm links falsos que coletam dados bancários e senhas. Lembre-se: instituições financeiras nunca pedem as suas senhas, elas devem ser utilizadas apenas em suas transações financeiras.

4. Não forneça suas informações ou faça transferências suspeitas

Os golpistas que se passam por funcionários de bancos também têm oferecido falsos empréstimos. Eles solicitam depósitos de valores antecipados para liberação do recurso, alegando necessidade de quitação de taxas ou pendências cadastrais, assim como cópia de documentos pessoais (identidade e CPF). Nunca forneça nenhuma informação e bloqueie o número.

Entenda também o que é a LGPD e sua importância para garantir a segurança digital. Confira!
 

Confira como se proteger de golpes específicos no ambiente digital


Atualmente, os cibercriminosos aplicam diferentes tipos de golpes em suas vítimas. Por esse motivo, é importante estar atento a quais são esses ataques e como se prevenir. Selecionamos os principais para você ficar atento e se proteger. Confira:

Golpe por WhatsApp

Nesse golpe, o WhatsApp da vítima é clonado por golpistas, que fingem ser do serviço de atendimento de sites de compra para roubar a conta no aplicativo ou utilizam a foto de perfil da vítima para se passar por ela. Assim, eles enviam mensagens pelo aplicativo e pedem dinheiro emprestado aos contatos mais frequentes da vítima.

Como evitar?

Para evitar que seu WhatsApp seja clonado, habilite a verificação em duas etapas.

  • iOS: no WhatsApp, acesse Ajustes > Conta > Confirmação em duas etapas > Ativar.
  • Android: no WhatsApp, acesse Menu > Configurações > Conta > Confirmação em duas etapas > Ativar.

Para evitar que sua foto seja utilizada indevidamente, exiba somente para seus contatos de confiança.

  •  iOS: no WhatsApp, acesse Ajustes > Conta > Privacidade > Foto de Perfil > Meus contatos.
  • Android: no WhatsApp, acesse Menu > Configurações > Conta > Privacidade > Foto de perfil > Meus contatos.

Para encerrar as sessões ativas ao utilizar o WhatsApp Web/Desktop, faça a seguinte configuração.

  • iOS: no WhatsApp, acesse Ajustes > WhatsApp Web/Computador > Desconectar de todos os aparelhos.
  • Android: no WhatsApp, acesse Menu > WhatsApp Web > Sair de todas as sessões.

Atenção! Se receber alguma solicitação para realizar transações, não as realize antes de confirmar a legitimidade do pedido de transferência ou pagamento ligando para a pessoa e fazendo perguntas pessoais. Mesmo que a foto do contato seja de alguém que você conhece, faça a confirmação antes de fazer a transação.
 

Ligações falsas


Golpistas entram em contato, fingindo ser funcionários da instituição financeira para obter informações confidenciais. Embora o repertório de contato tenha inúmeras variações, por vezes mencionam, inclusive, que trabalham na área de segurança e precisam confirmar supostas transações realizadas.

A intenção dos golpistas é coletar informações pessoais e dados bancários para utilização indevida.

Como evitar?

Primeiramente, nunca forneça senha ou dados pessoais a terceiros, principalmente por telefone. Além disso, lembre-se que não ligamos para você solicitando atualização do módulo de segurança ou atualização cadastral.

Em nossos contatos, nunca pediremos senha, código token ou código para ativação de dispositivo. Essas informações são exclusivamente para você realizar suas operações em nossos canais. Jamais as repasse ou as digite em sites que não sejam os canais oficiais.
 

Golpes por phishing

 

Nessa categoria, a intenção do golpista é roubar senhas ou dados pessoais e bancários, como códigos, números de cartões, datas de validade e códigos de segurança.

Os tipos mais comuns são:

  • Golpe do bloqueio de conta: o golpista envia um falso e-mail ou SMS sobre bloqueio de conta, em nome da instituição financeira, informando possíveis irregularidades em seu cadastro, podendo levar ao bloqueio total da conta. A vítima é direcionada para um formulário ou página falsa que captura seus dados;
  • Golpe da atualização cadastral ou atualização de segurança: o golpista envia um e-mail ou SMS com link, em nome da instituição financeira, informando a falta de atualização ou sincronização do código e pedindo senhas e informações pessoais. A vítima é direcionada para um formulário ou página falsa que captura seus dados.
Como evitar?

Desconsidere todas as mensagens de instituições financeiras com as quais você não tem relação, especialmente quando solicitarem seus dados pessoais e senhas. Além disso, tenha cuidado com SMS, não clique em links com promoções suspeitas e não forneça dados pessoais ou senhas.

Fique alerta com mensagens recebidas via WhatsApp ou Telegram. Elas também podem ser prejudiciais e trazer conteúdos semelhantes aos enviados por e-mail ou SMS.

 

Golpes em sites falsos

 

Os golpistas criam uma página falsa, quase idêntica à de uma loja conceituada real, anunciando produtos com valor muito abaixo do preço de mercado para atrair compradores.

As vítimas compram e realizam pagamento por transferências ou boletos cujos valores são creditados na conta de golpistas, ou, então, inserem os dados do cartão crédito ou débito utilizados para compras fraudulentas.

Como evitar?

Para evitar esse tipo de golpe, faça uma pesquisa de mercado comparando preços e sempre desconfie se o valor for muito baixo. Vale ressaltar que sites seguros apresentam o desenho de um cadeado ao lado da URL (endereço do site). Ao clicar no ícone, você verá o certificado de segurança da página.

Também não clique em links que direcionam prontamente aos sites de compras, digite o endereço do site no navegador. Os links podem redirecionar para sites falsos ou que contenham malware (vírus capaz de copiar dados sigilosos).
 

Golpe do falso motoboy

 

Se receber uma ligação dizendo que há transações suspeitas em seu cartão e que será enviado um motoboy para coletá-lo, não passe informações (especialmente sua senha) e desligue na hora. Lembre-se de que nenhuma instituição financeira possui essa prática.

Como evitar?

Nunca entregue seu cartão a outra pessoa ou alguém que se diz ser de uma instituição financeira, pois essa não é uma prática de nenhum banco. Ao descartá-lo, sempre corte o chip e lembre-se de nunca digitar sua senha em links recebidos por SMS ou WhatsApp.

Todos esses cuidados são fundamentais para garantir a sua proteção. Ao escolher uma instituição financeira, procure aquelas que invistam em tecnologias e equipes capazes de garantir a sua segurança, como o Sicredi faz. Saiba mais sobre nossas medidas de prevenção a fraudes e segurança dos nossos associados no site.

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