Organização financeira: a melhor alternativa para uma vida tranquila!
Existem inúmeras vantagens em praticar uma boa organização financeira no seu dia a dia. Por exemplo, realizar sonhos com maior facilidade, estar sempre preparado para imprevistos financeiros, entre tantas outras situações.
Infelizmente, muitos brasileiros ainda enfrentam sérios desafios em relação ao assunto. Não é à toa que, em nosso país, os níveis de endividamento e inadimplência são altos.
Apesar disso, a educação financeira está se fortalecendo ao longo dos últimos anos. Assim, diversas pessoas estão mais dispostas a aprender sobre o planejamento das finanças e a organização pessoal.
Saber mais sobre o assunto é a melhor alternativa para que você tenha uma vida financeira mais tranquila — agora e no futuro. Então confira, a seguir, informações que o ajudarão nessa jornada!
Qual é a importância da organização financeira?
Como você viu no início deste post, os brasileiros enfrentam dificuldades em relação ao endividamento e à inadimplência. Mesmo entre aqueles que não estão com problemas tão significativos, muitos não conseguem ter um planejamento financeiro.
Uma pesquisa realizada pela Anbima, por exemplo, mostrou que 62% dos brasileiros não conseguiram poupar dinheiro em 2019. Considerar esse dado é bastante importante. Afinal, economizar é investir, e investir é pensar no futuro e estar mais preparado para ele.
Não conseguir economizar indica que os brasileiros estão gastando toda a renda ao longo do mês e, consequentemente, não estão se organizando financeiramente. É o conhecido “gastar mais do que ganha”.
Como se organizar financeiramente?
Agora que você entendeu um pouco mais sobre a relevância da organização financeira, vamos compartilhar com você algumas dicas práticas para começar a se organizar em relação ao seu dinheiro. Confira:
Defina objetivos
A primeira etapa para qualquer mudança na sua vida é a definição de objetivos. Um plano se estrutura a partir do que queremos alcançar, certo? Então, sua organização financeira também deve começar por aí.
Pense nos seus objetivos não apenas em relação ao consumo, mas à sua vida no geral.
Por exemplo:
- Ter uma reserva financeira para contornar problemas com mais facilidade;
- Conquistar equilíbrio e tranquilidade na rotina;
- Quitar dívidas e pendências;
- Fazer uma viagem de férias;
- Trazer mais conforto para a família;
- Realizar compras específicas (como um celular, um computador, um carro ou uma casa);
- Planejar a aposentadoria para viver sem dificuldades no orçamento.
Quem é nosso associado possui o gerenciador de investimento no Internet Banking e app.
Monte um planejamento financeiro
Para montar um planejamento financeiro eficiente, comece com um objetivo por vez até criar o hábito de economizar.
Um dos maiores segredos para conquistar seus sonhos é ser capaz de trazê-los para a realidade cotidiana. Ou seja, mesmo que seu projeto seja grande e precise de muito dinheiro para acontecer, é possível dar os passos até a sua realização – adaptando seu orçamento para ele a partir de hoje.
Portanto, defina uma meta e o prazo para ela acontecer. E, se necessário, vá ajustando ao longo do processo, mas sem desistir.
Crie o hábito de poupar dinheiro
Para organizar suas finanças, antes de tudo, é preciso criar o hábito de guardar dinheiro. Você pode chamar este costume de economizar ou investir, mas o seu foco deve estar sempre na quantia que precisa ser reservada para essa finalidade logo quando o seu dinheiro entrar na conta corrente.
Há muitas vantagens em criar hábitos positivos relacionados às suas finanças. Por exemplo, praticar dicas para economizar dinheiro e investir. Tenha em mente que um orçamento adequado à sua realidade lhe permite maior liberdade para montar as reservas que precisa para o futuro.
Você pode visualizar cada vez mais de perto os seus objetivos quando consegue otimizar seus ganhos e reduzir seus gastos. Assim, vale a pena ter um olhar mais atento para o seu orçamento com uma visão analítica e aperfeiçoar sua maneira de poupar dinheiro.
Tenha uma reserva de emergência
Uma das primeiras reservas que você deve montar quando procura por mais organização financeira é a de emergência. Ela representa um dinheiro com o qual é possível contar em períodos de dificuldades ou imprevistos.
Pense nos 62% de brasileiros que não conseguiram poupar em 2019. Caso algo inesperado aconteça e impacte as suas finanças, será difícil contornar o problema sem solicitar crédito ou precisar pagar juros, não é? Além disso, a situação, provavelmente, provocará maior impacto emocional.
Já quem economiza e monta uma reserva de emergência pode enfrentar as dificuldades de forma mais tranquila, pois tem um dinheiro guardado para isso. É aconselhável ter, pelo menos, 6 meses do seu custo de vida reservado para imprevistos e urgências.
Invista seu dinheiro
Quem tem organização financeira já conseguiu dar muitos passos rumo à tranquilidade e à realização dos seus sonhos. Mas você sabia que é possível ir mais adiante? Além de se organizar, existem formas de fazer seu dinheiro render mais. Investir é uma delas.
Ao investir seu dinheiro, é viável fazer, basicamente, com que ele trabalhe por você. Ou seja, sua renda não virá apenas do seu trabalho direto. Também existirá uma renda passiva — resultado dos juros aplicados aos seus investimentos.
Investir no Sicredi é ainda uma maneira de cooperar com o desenvolvimento da sua região e do país. Aplicando na Poupança do Sicredi, os recursos investidos ficam na região e, se você for associado, pode ter rendimento extra com a distribuição de resultados da sua cooperativa.
A poupança é uma excelente alternativa para alocar sua reserva de emergência. Afinal, ela precisa estar disponível a qualquer momento. E, depois de montá-la, é interessante conhecer outros investimentos para diversificar seu patrimônio. Pense nisso!
Já possui uma organização financeira eficiente e quer dar os primeiros passos para fazer seu dinheiro render? O Sicredi tem diversas opções para investidores.