Qual é o seu maior desejo? Vale de tudo: alguns buscam a aquisição da casa própria, muitos querem comprar um carro 0km, outros almejam abrir um negócio e tem aqueles que sonham ter uma condição financeira tranquila na aposentadoria. Mas o que poucos sabem é que para atingir estes objetivos é preciso ter disciplina, foco, força de vontade e um bom planejamento estratégico para as suas finanças.

Em primeiro lugar, você já definiu qual é a sua meta financeira?

Ela servirá como o guia principal para traçar as medidas necessárias que devem ser tomadas para alcançar o objetivo final. Mas não se esqueça de estabelecer objetivos futuros que sejam possíveis de serem alcançados.

Com a meta financeira elencada, está na hora de planejar e entender o que é preciso fazer para atingi-la com sucesso. Leve em consideração o prazo em que pretende alcançá-la, sendo ele curto, médio ou longo.

 

Utilizando o método SMART

 

Para ajudar na definição mais assertiva das metas financeiras, é possível aderir a metodologia SMART, por ser bastante precisa, prática e direta.

SMART é acrônimo para Specific, Measurable, Achievable, Relevant e Time-Based (em português, respectivamente: específico, mensurável, atingível, relevante e temporal).

Chegou a hora de entender melhor cada uma dessas etapas.

S - Specific (Específico)

É a definição de objetivos claros e específicos. Para facilitar nesse processo, você pode determinar quais são as ações envolvidas, possíveis obstáculos, os requisitos básicos para que a meta seja atingida, entre outras variáveis. Essas informações serão essenciais para direcionar os próximos passos.

M - Measurable (Mensurável)

Meta possível é meta que pode ser mensurada. Esse passo é de extrema importância, pois ele medirá o progresso das suas tarefas primordiais que irão contribuir no alcance do seu objetivo desejado.

A - Achievable (Atíngivel)

Os seus objetivos precisam estar de acordo com a sua realidade. Se for algo muito além do seu alcance, isso pode acabar gerando grandes frustrações desnecessárias. Faça ajustes nas suas metas ao longo do tempo para que elas se tornem possíveis de serem atingidas, e prefira sempre dar um passo de cada vez.

R - Relevant (Relevante)

A sua meta é de fato relevante para você e para as suas necessidades? Avalie se o objetivo desejado está de acordo com o que você precisa no momento e se terá um impacto positivo na sua vida pessoal e financeira.

T - Time-Based (Temporal)

Crie planos realistas e estabeleça prazos para cada uma das ações que irão levar até o cumprimento da meta. Com um limite de tempo bem estabelecido, você evitará a procrastinação e a autossabotagem, aumentando o compromisso com o seu sonho.

 

Botando a mão na massa

 

Agora que você já sabe como definir as suas metas, separamos alguns exemplos que podem servir de inspiração na hora de traçar os seus objetivos financeiros.

#1 O sonho da casa própria

Lar, doce lar. Você vive sonhando em conquistar o seu próprio cantinho? Então tome as medidas necessárias hoje para que isso se torne realidade. Para concluir essa meta, você pode fazer dos investimentos os seus maiores aliados.

Entenda a sua situação financeira e o momento de vida atual, o quanto está disposto a investir e o que você pode ajustar para que a sua meta seja atingível. Por se tratar de um investimento a longo prazo, você pode optar por investimentos como RDC, LCA, Fundos de Investimento, Fundos Multimercado, Fundos de Ações, entre outras opções em renda fixa e variável.

#2 Carro 0km na garagem

Se a sua ideia é ter o carro do ano na garagem, você pode começar a fazer alguns ajustes para tornar este objetivo viável. Mas antes, se pergunte: qual a melhor forma de economizar para comprá-lo? Quanto eu tenho de dinheiro para investir nesse sonho? Quando quero conquistar o meu veículo, 0km ou usado? Não esqueça também de levar em conta os custos como IPVA, seguro, revisão e manutenção.

Leve todas essas questões em consideração, especialmente o tempo. Se deseja conquistar esse sonho o quanto antes, você pode considerar investimentos de médio prazo, como por exemplo RDC, LCA e Fundos de Investimento.

#3 Abrindo as portas da própria empresa

Tem vontade de ser seu próprio chefe e tirar aquele sonho do papel? Abrir uma empresa pode ser um bom investimento para quem deseja começar a empreender, porém é necessário um planejamento adequado.

Em primeiro lugar, é recomendado criar uma reserva de emergência para garantir mais tranquilidade financeira pelo período de pelo menos 12 meses. Considere seus gastos como a base para chegar em uma quantia considerável que possibilite você se manter com tranquilidade, enquanto a sua empresa ainda não gera lucros. Para a reserva de emergência, considere um investimento com liquidez diária, pois a qualquer momento você poderá precisar do dinheiro.

Antes de abrir a sua própria empresa, analise o mercado, faça um estudo detalhado do seu futuro negócio e entenda o cenário do seu segmento. Todo o seu conhecimento adquirido poderá contribuir para  o sucesso do seu negócio.

Ficou interessado em atingir as suas metas financeiras? A equipe do Sicredi está aqui para ajudar. Além de oferecermos uma carteira de investimentos diversificada, nossos gerentes estão disponíveis para atender qualquer dúvida sobre esse assunto, basta procurar uma agência do Sicredi na sua cidade.

Atinja seus objetivos. Seja um associado e abra a sua conta

 Ícone autor
Sobre o

Sicredi

A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo. Aqui rende para você e para todo mundo.

Esse conteúdo foi útil para você?
 seja-associado-blog (1).jpg
Existe alternativa para sua vida financeira!