Manter uma empresa em tempos de crise não é uma tarefa fácil. Ao se formalizar como MEI (Microempreendedor Individual), você terá muitas responsabilidades e deveres, além de compreender que as fases ruins podem ocorrer e que isso faz parte do processo do negócio.  

Empreendedores podem sofrer dificuldades durante o período de instabilidade, o que pode acabar afetando diretamente o planejamento da empresa e, em casos mais extremos, correr o risco de gerar prejuízos ao gestor.  

Por isso, é de extrema importância saber lidar com as situações adversas e estar preparado para tomar decisões estratégicas, com o objetivo de manter a saúde financeira da empresa em dia. Nesse artigo, você poderá conferir algumas dicas que podem contribuir para o bom desempenho do seu negócio mesmo em momentos de crise.  

 

Superando a crise

 

Para resistir à crise, você pode adotar medidas e estratégias que colaborem com o pleno funcionamento da empresa, tais como: 

1. Tenha organização financeira

Um dos processos mais importantes para uma empresa é a gestão das finanças. É preciso organizar e documentar todas as entradas e saídas do seu negócio.

Se você ainda não possui uma ferramenta digital para te ajudar com essa parte, não tem problema. Utilize planilha do Excel ou papel e caneta para registrar tudo: vendas, despesas fixas, despesas variáveis.

E não se esqueça de separar as finanças empresariais das suas finanças pessoais. Somente assim você poderá entender a real situação financeira do seu negócio.

Tenha um planejamento financeiro e controle os gastos. Dessa forma, pode evitar que a crise afete drasticamente as suas contas.

2. Aposte no digital

Em tempos de crise, uma boa estratégia é apostar no digital. Ter presença nos canais online, poderá fortalecer a sua marca entre o seu público-alvo.

É preciso trabalhar a sua empresa nas mídias digitais e assim criar um relacionamento com clientes e possíveis clientes. Você pode criar perfis nas principais redes sociais para se aproximar dos seus consumidores, levando informação de qualidade sobre seus produtos e serviços.

Isso poderá trazer bons resultados para os seus negócios.

3. Negocie com seus fornecedores

Esse é o momento para negociar com seus fornecedores. Se possível, converse com eles sobre o contrato, possibilidades de parcelamentos e descontos. Encontre alguma solução que seja boa para ambas as partes.

Isso pode fazer com que você ganhe um fôlego nos seus compromissos financeiros.

4. Invista em conhecimento

O estudo pode ser valioso para manter o funcionamento do negócio. É muito importante se manter atualizado sobre o ramo em que atua.

Especialize-se e busque novas informações sempre que possível. A internet é uma ótima fonte para isso. Ter conhecimento sobre o setor pode contribuir com o sucesso do seu negócio.

Esteja preparado para superar todos os desafios.

5. Reinvente o seu negócio

Aqui a palavra-chave é inovação! É hora de reinventar e inovar a sua empresa. Faça uma análise minuciosa sobre o seu negócio e identifique pontos de melhoria.

Com essas informações em mãos, você pode pensar em novos serviços e produtos que podem vir a agregar no seu negócio.

Para te ajudar nesse processo, você pode conversar e trocar informações com quem está ou já passou por situação semelhante. Dessa forma, podem surgir soluções que você não tinha pensado.

Transforme a trajetória da sua empresa.

 

No nosso Blog você encontra muito mais dicas sobre MEI. Acesse aqui. Seja um associado do Sicredi e conheça as nossas soluções. Abra a sua conta.  

 Ícone autor
Sobre o

Sicredi

A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo. Aqui rende para você e para todo mundo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!