Pela lógica, para investir, primeiro é necessário ter o dinheiro em mãos. Mas o que fazer quando esse dinheiro é pouco? É possível investir, mesmo em quantias menores?

A resposta é sim. Mas é necessário percorrer um caminho de educação financeira e aprendizado prático para conseguir atingir seus objetivos.  Neste post você vai conferir dicas de como começar a investir com pouco dinheiro.

 

Organize as finanças pessoais 

 

O primeiro passo é organizar a vida financeira, para ter uma visão geral dos seus custos e identificar margens para sobrar dinheiro. A maneira mais simples de organização financeira é verificar se a sua renda mensal é suficiente para pagar todas as contas do mês, se não existem dívidas e avaliar se é possível reduzir algum gasto supérfluo. Para isso, é necessário anotar todos os gastos - pode ser em uma tabela no computador ou até em um caderno à mão - e analisar. Apenas após passado esse “susto” nas finanças pessoais, é possível começar a planejar o quanto pode ser poupado e investido. 

 

Comece com pouco

 

Não existe um valor ideal para se investir todos os meses, pois isso depende da realidade de cada pessoa. Portanto, não espere necessariamente ter 100, 500, ou 1.000 reais para começar a investir. Comece com valores realmente baixos: 20, 30, 50 reais, ou o que sobrar naquele mês. O importante nessa etapa não é o quanto você consegue poupar em si, mas a criação do hábito de poupar um pouco todos os meses.

Por exemplo, alguém que poupa 50 reais todos os meses, durante um ano, terá no final 600 reais disponíveis. E se investir esse dinheiro, poderá ter ainda mais por conta dos juros compostos

 

Estude sobre investimentos

 

Todo o investimento exige estudo. Isso significa que, para investir, é necessário conhecer sobre os produtos financeiros antes de colocar dinheiro neles. Quem colocaria dinheiro em algo que não conhece, não é verdade? E para entender sobre investimentos, antes, é preciso compreender um pouco mais sobre economia e outros conceitos que influenciam nos investimentos.

Comece pelo básico, aprenda sobre juros compostos, Taxa Selic, inflação, mercado financeiro, e tudo o que pode impactar o seu dinheiro. Conhecimento nunca é demais, e pode te ajudar a tomar as melhores decisões. 

 

Tenha metas objetivas

 

Não adianta apenas guardar dinheiro se você não sabe para o que ele irá servir. O dinheiro investido nunca está parado, ele está sempre trabalhando sozinho para você, gerando rendimentos.

Ter objetivos financeiros será a sua principal motivação para continuar a poupar e investir. Você pode ter o sonho de comprar um carro, uma casa, concluir a faculdade, viajar, ter um filho, entre inúmeras possibilidades. Tudo isso será possível com disciplina para poupar e investir e uma ajuda dos juros compostos.

 

Calma, paciência e perseverança

 

Não caia em conversas sobre investimentos super lucrativos em pouco tempo, isso não é verdade na maioria dos casos. Quem investe com pouco dinheiro tem uma caminhada mais lenta, porém recompensadora. Evite comparações com outras pessoas e siga a sua jornada com a mente tranquila. Cada pessoa terá um perfil diferente, uma carteira diferente e objetivos diferentes dos seus. 

Todo o investimento, para ser rentável, exige tempo. Estamos falando de 5, 10, 15 ou 20 anos, investindo todos os meses – mesmo com pouco – para que se tenha um resultado mais substancial. A única maneira de ter mais rentabilidade em menos tempo é ganhando mais dinheiro e investindo mais para acelerar o processo.

 

Onde posso investir com pouco dinheiro?

 

Com menos recursos, é melhor optar por investimentos mais seguros na renda fixa. Isso porque, na renda variável, os investimentos possuem uma volatilidade muito maior que na renda fixa e, por isso, é muito importante já possuir uma reserva de emergência em renda fixa para depois buscar maiores retornos em renda variável.

A Poupança é o investimento mais conhecido dos brasileiros e a porta de entrada nesse mundo para a maioria das pessoas. Conforme você for adquirindo mais conhecimento, opte por CDBs, RDCs, Tesouro Direto e alguns tipos de Fundos de Investimento em Renda Fixa.

Conheça os investimentos do Sicredi e comece a investir, mesmo com pouco dinheiro. Temos uma carteira variada, com opções para diferentes objetivos financeiros.

Seja um associado e venha construir seu futuro com a gente. 
Entenda mais sobre investimentos no nosso blog.
 


 

 Ícone autor
Sobre o

Sicredi

A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo. Aqui rende para você e para todo mundo.

Esse conteúdo foi útil para você?
 seja-associado-blog (1).jpg
Existe alternativa para sua vida financeira!