O FIIS, também conhecidos como Fundos Imobiliários, são uma ótima opção para iniciantes e pessoas que gostam de investir no mercado imobiliário. Eles também são ideais para você diversificar a sua carteira de investimentos.

Se você deseja começar a investir nesses fundos, é preciso conhecer os principais tipos de FIIs e suas diferenças entre si. Para te ajudar nisso, preparamos um conteúdo completo explicando quais são eles e as características de cada um. Continue a leitura e confira nossa explicação.

 

O que são fundos imobiliários ou FIIs?

 

Os fundos imobiliários, também chamados de FIIs, são investimentos que estão ligados a ativos do mercado imobiliário. Basicamente, eles consistem em grupos de investidores que investem o seu dinheiro em títulos ou nas próprias propriedades.

Os grupos possuem cotas que podem ser adquiridas por outros investidores que desejam participar, trazendo mais dinheiro para ser investido.

O gestor do grupo é quem fica responsável por pegar o dinheiro e investi-lo nos melhores ativos, garantindo uma boa rentabilidade.

Dessa forma, você não tem que comprar um imóvel para começar a investir no mercado imobiliário. Basta encontrar um FII que atenda ao que você deseja e os gestores do grupo são quem vão procurar pelos melhores imóveis e títulos do mercado.

 

Quais são os 5 tipos de FIIs que existem?

 

Para facilitar a identificação desses fundos, eles foram divididos em 5 categorias conforme o tipo de ativo que eles investem. Confira a seguir quais são eles:

1. Fundos de Tijolo

Esses fundos fazem investimentos em imóveis reais, como prédios industriais, hotéis, shoppings, escolas, entre outros tipos de propriedade.

Geralmente, o rendimento deles vem dos aluguéis e pode aumentar com o passar do tempo, graças à valorização que os imóveis podem ter. Além disso, existem FIIs de tijolo que misturam diferentes empreendimentos entre os seus ativos, sendo uma boa alternativa para garantir uma maior diversificação em sua carteira de investimentos.

2. Fundos de Fundo

Esse tipo de fundo investe em outros fundos imobiliários. Ou seja, quando você compra a cota de um FOF, você está comprando indiretamente cotas em outros FIIs.

Eles costumam ser administrados por gestores altamente especializados nesse mercado. Com isso, eles são ótimas alternativas para quem ainda não entende muito desse segmento e deseja começar a sua carteira de investimentos, pois garantem uma maior diversificação na carteira de investimentos com apenas um produto.

3. Fundos de Papel

Os fundos de papel compram títulos atrelados ao mercado imobiliário, como LCIs e Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs).

Nesse formato, os dividendos são recebidos com o pagamento dos juros desses títulos e pode ter valorização dos CRIs em carteira, por exemplo.

4. Fundos Híbridos

Essa modalidade de FII investe em diferentes ativos, desde LCIs até imóveis, garantindo uma boa diversificação do seu portfólio de investimentos e reduzindo sua dependência de alguns ativos presentes na carteira.

É um tipo de fundo para quem quer aumentar a diversificação da sua carteira e investir em diversas frentes, garantindo rendimentos variados.

5. Fundos de Desenvolvimento

Os fundos de desenvolvimento costumam investir em imóveis, visando lucrar com a sua venda ou arrendamento. Geralmente, trazem um bom retorno financeiro para os investidores, principalmente quando pensamos no longo prazo.

Isso significa que você está ajudando na conclusão de uma determinada construção para depois aproveitar os rendimentos que ela trará com a sua venda ou aluguel.

 

Quais são as vantagens de investir em fundos imobiliários?

 

Os FIIs são muito importantes para o mercado financeiro e servem como uma ótima alternativa aos investidores que desejam investir no segmento imobiliário com boa eficiência e praticidade. Confira a seguir as suas principais vantagens:

  • Rentabilidade regular: os FIIs oferecem rendimentos bem regulares, além de serem isentos de imposto de renda, se tornando uma boa opção para uma fonte de renda estável;
  • Maior liquidez: diferentemente de investir em um imóvel, com os fundos imobiliários, você tem uma alta liquidez nesse tipo de investimento, podendo comprar ou vender cotas diariamente;
  • Ajuda na diversificação da carteira: os FIIs são ideais para quem deseja variar um pouco mais o seu portfólio de investimentos e ter maior eficiência;
  • Facilita o acesso ao setor imobiliário: muitas pessoas não têm condições de comprar imóveis para investimentos, por isso, os fundos imobiliários são uma opção mais acessível e prática de investir nessa área.

Entendeu o que são os diferentes tipos de FIIs que existem no mercado financeiro? Cada um deles tem as suas próprias características e pode ser mais vantajoso para os seus objetivos, por isso, é importante conhecê-los bem para poder fazer a melhor escolha.

Quer aprender mais sobre investimentos? Então confira os outros conteúdos disponíveis em nosso blog, como o nosso post sobre como ter renda passiva com fundos imobiliários. Acesse e aprenda a aumentar a sua renda com esses ativos.

 Ícone autor
Sobre o

Sicredi

A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo. Aqui rende para você e para todo mundo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!