Onde investir para cada objetivo de vida?
O mundo dos investimentos oferece várias opções de aplicações para alcançar os seus objetivos. Entenda quais delas podem ser mais indicadas para cada meta da sua vida
Comprar a casa própria, ou reformar, viajar de férias com a família, trocar de carro, abrir seu próprio negócio, quitar as dívidas ou garantir a tão sonhada independência financeira, entre outros sonhos. Esses são objetivos comuns na vida dos brasileiros, e com certeza você já sonhou em concretizar algum (ou alguns).
Mas você sabia que os investimentos podem te ajudar a planejar melhor essas metas, e até a alcançá-las mais rapidamente?
Primeiramente, é preciso ter atenção com alguns detalhes. É recomendado que antes de investir para alguma meta específica você já tenha terminado de montar uma reserva de emergência. Ela serve para dar mais segurança financeira caso algum imprevisto ou gasto extra aconteça. A Reserva de emergência deve ser o valor da soma do custo fixo mensal – aluguel, água, luz, telefone, alimentação, transporte, etc. – das suas despesas (e não o total do salário), equivalente de 6 a 12 meses. Isso porque não adianta poupar para algo maior, se a todo momento ocorrer alguma despesa inesperada e você tiver que gastar esse dinheiro com outras coisas.
Outro ponto importante é compreender qual é o seu perfil de investidor. Fazer o teste te ajudará a entender qual é o nível de risco ao qual você está disposto a correr para ter a rentabilidade desejada para seus objetivos. Descubra o seu perfil investidor.
Listamos a seguir quais são os investimentos mais indicados para cada meta da sua vida:
Comprar um imóvel
Se você deseja comprar uma casa ou apartamento, ou qualquer outro tipo de imóvel, é preciso ter em mente que esse objetivo é considerado de médio ou longo prazo. Você pode economizar e investir para ter uma entrada maior e diminuir o valor do financiamento, ou então realizar a compra à vista, se ela couber no seu bolso. Para esse objetivo, nas instituições financeiras cooperativas, você pode considerar investir em:
RDC (Recibo de Depósito Cooperativo) ou LCA (Letra de Crédito do Agronegócio)
Viagens
Viagens normalmente representam uma despesa considerável no orçamento, portanto, devem ser planejadas com a maior antecedência possível. São preferíveis investimentos de curto ou médio prazo, dentro da janela de tempo até a data da viagem. Quanto mais longa e luxuosa for a sua viagem, maior será a quantia gasta, por isso é melhor montar sua reserva com tempo e planejamento. Para viagens internacionais, caso você já tenha em mãos hoje o dinheiro que será gasto durante a estadia no país de destino, é interessante garantir a cotação da moeda estrangeira, para se prevenir de um aumento repentino, por meio dos fundos cambiais. Para viajar com a segurança de não extrapolar o orçamento, invista em:
Comprar um veículo
Essa meta pode ser considerada de curto ou médio prazo, já que pode não se tratar de uma quantia tão alta. Os investimentos dentro desse período costumam oferecer maior liquidez (“velocidade” de saque), rentabilidades médias e baixo risco. A lógica é parecida com a dos imóveis: ou guardar um valor de entrada maior para diminuir o financiamento, ou ter o valor total para pagar à vista e conseguir um bom desconto. Para sair por aí dirigindo seu carro novo, invista em:
Abrir seu próprio negócio
Se o seu objetivo for dar adeus ao trabalho atual e virar seu próprio chefe para tomar todas as decisões, saiba que é recomendado primeiro ter uma reserva de emergência de ao menos 12 meses dos seus custos fixos de despesas mensais. Isso porque enquanto a sua empresa ainda estiver no início e não der tanto lucro, você precisa ter como pagar suas contas sem depender apenas dela. Para entrar no mundo do empreendedorismo, invista em:
Quitar dívidas
As dívidas que crescem com os juros e viram uma bola de neve financeira assustam, mas tem uma solução. Procure primeiro negociar com a instituição financeira credora condições melhores para o pagamento, diminuindo os juros e o valor das parcelas, e aumentando o prazo para pagar. Nesse período, enquanto estiver pagando a dívida, invista também em montar uma reserva de emergência.
Quem está endividado e já possui uma reserva de emergência não precisa gastá-la inteiramente para pagar as dívidas passadas. Isso porque imprevistos sempre acontecem, e o objetivo não é contrair novas dívidas. Outra estratégia, é investir um pouco a mais e montar um valor maior para negociar as dívidas à vista, o que geralmente rende bons descontos. Para se livrar de vez das dívidas, invista em:
Independência financeira
Se o seu objetivo for complementar a aposentadoria, ou parar de trabalhar e viver de renda, opte por investimentos de longo prazo, que apesar de terem menos liquidez (o resgate é apenas no vencimento), oferecem rentabilidades maiores. A melhor estratégia é diversificar os investimentos, de acordo com o seu perfil de investidor , para construir o seu patrimônio. Para viver tranquilo no futuro, invista em:
Gostou das dicas? Para qualquer objetivo de vida que você tiver, o Sicredi tem um investimento para te ajudar a realizá-lo.
Abra sua conta e seja associado.