Recentemente, temos vivido sucessivas crises econômicas mundiais e muitas incertezas em relação ao mercado financeiro. Alguns especialistas afirmam que a instabilidade costuma ser a regra na economia, e que ela sempre irá operar em ciclos de alta e baixa. Até porque, para subir, é necessário cair primeiro, e vice-versa.

Alguns investidores podem se sentir inseguros diante de tanta volatilidade e ter alguma dificuldade para escolher ou manter seus investimentos conforme escutam cada notícia sobre a economia.

Preparamos algumas dicas que podem te ajudar a manter a cabeça fria diante de um cenário econômico duvidoso e te auxiliar a tomar decisões mais assertivas sobre o que fazer com os seus investimentos. Continue a leitura e confira:

 

Conte com uma reserva de emergência

 

Essa é a regra número 1 para qualquer investidor, iniciante ou experiente e deve ser levada bastante a sério diante de um cenário de crise. A reserva de emergência é um dinheiro guardado para cobrir os seus custos de vida durante um período (recomenda-se de seis meses até um ano).

O objetivo da reserva é ser um “colchão de segurança” caso ocorra algum imprevisto financeiro pessoal, como, por exemplo, uma perda acentuada do valor de seus rendimentos.

 

Tenha organização e planejamento financeiro

 

As oscilações do mercado de investimento podem até ser imprevisíveis, mas as suas finanças não devem ser. Ter o hábito de controlar o seu dinheiro é muito positivo e pode render bons frutos em momentos de crise.

O planejamento financeiro é uma forma de dar valor ao seu dinheiro conquistado com tanto esforço, e colocá-lo para alavancar os seus objetivos. Anote todos os gastos, faça planilhas, não gaste mais do que a sua renda mensal e poupe para o futuro.

Existe muito material na internet e até cursos especializados em planejamento e finanças pessoais, então busque esse conhecimento!

 

Entenda o seu perfil de investidor

 

O perfil de investidor é muito importante para te auxiliar a tomar decisões em relação aos investimentos. Ele pode mudar conforme você for adquirindo mais experiência e mudando seus objetivos de tempos em tempos.

O perfil é uma forma de avaliar qual é o grau de tolerância ao risco do investidor em relação às suas metas de investimento. Tendo o verdadeiro domínio dele, você consegue filtrar melhor quais são os investimentos que mais fazem sentido para você, e onde concentrar os seus recursos.

 

Faça o nosso teste de perfil do investidor aqui e descubra o seu.

 

Na dúvida, renda fixa pode ser o caminho

 

As grandes oscilações e crises do mercado costumam atingir em cheio primeiro a renda variável, que é mais exposta a esse tipo de risco. Já a renda fixa pode levar um pouco mais de tempo para ser diretamente afetada por uma queda repentina nos juros, por exemplo.

Além disso, muitos investimentos em renda fixa têm a opção de definir os juros a serem pagos no momento da compra, o que diminui a incerteza sobre quanto o investidor irá ganhar no final. Você pode encontrar títulos de renda fixa públicos ou privados, como RDC, LCA e alguns Fundos de investimento.

 

Não entre em pânico

 

Se deixar abalar em meio à crise pode fazer com que você tome decisões mais arriscadas e mal fundamentadas. Se em meio à turbulência você notar que algum investimento perdeu muito o seu valor, dependendo de cada caso, essa pode não ser a melhor hora para vender.  

 

No caso de um investimento em renda fixa com algum benchmark ligado a um índice, como por exemplo a Selic ou o CDI, as oscilações podem ser pequenas no curto-prazo, e há a chance de que volte a subir em pouco tempo. Além disso, alguns investimentos só pagam o valor prometido no vencimento, então pode ser melhor esperar até lá.  
 

Já para os novos investimentos, talvez em um momento de crise possa ser melhor segurar um pouco o dinheiro para comprar quando os juros subirem novamente. Portanto, respire fundo e avalie qual deve ser a melhor estratégia dali em diante.

Se você deseja investir com segurança em uma instituição sólida e com um bom histórico no mercado, conheça as nossas opções de investimento.

Se ainda não é um associado, junte-se ao Sicredi. Abra a sua conta.

 Ícone autor
Sobre o

Sicredi

A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo. Aqui rende para você e para todo mundo.

Esse conteúdo foi útil para você?
 seja-associado-blog (1).jpg
Existe alternativa para sua vida financeira!