Como investir na Bolsa de Valores? Um guia completo
O mercado financeiro é amplo e cheio de negociações intermediadas pela Bolsa de Valores.
Esse grande ambiente de negociações é cada dia mais procurada para o planejamento de investimentos a curto, médio e longo prazo.
Dentre os tipos de negociações, as mais populares são as de valores mobiliários, como as ações ETFs, Fundos Imobiliários, Títulos de Dívidas e outros ativos. No Brasil, a Bolsa de Valores é a B3 , sendo famosa com sua sede em São Paulo. Permitindo a circulação dos recursos financeiros, o movimento de capital e alocação de ativos, esse sistema constrói a liquidez do mercado.
Empreendimentos, negócios e empresas recorrem a esse componente do mercado mundial que consegue distribuir o recurso em uma relação de investidor e empreendedor.
Quer descobrir como investir na Bolsa de Valores e suas vantagens e desvantagens? Para te ajudar a conhecer tudo esse tema, preparamos um guia completo sobre o assunto. Confira a seguir!
O que é a Bolsa de Valores?
A Bolsa de Valores é um ambiente de negociações, como ações, títulos, commodities e outros produtos financeiros, com maior foco em valores mobiliários. Ela pode ser considerada uma instituição financeira e componente do mercado.
Por estar ligado a empresas, empreendedores, investidores e negócios, o seu funcionamento está relacionado diretamente com as questões econômicas do país, como os câmbios e crises políticas.
A partir disso, as suas transações ocorrem no ambiente virtual, onde as negociações de compra e venda de ativos financeiros são facilitadas. Tudo isso é feito com segurança e transparência para que ambas as partes saibam de suas responsabilidades a respeito da compra.
Quais são as principais Bolsas de Valores do mundo?
No Brasil, a Bolsa de Valores é a de São Paulo, chamada de B3, sendo uma das mais relevantes do mundo. Com mais de 350 empresas listadas, também conta com FIIs, ETFs, BDRs e outros produtos em grandes quantidades.
Além dessa instituição brasileira, há outras Bolsas pelo mundo que têm um alto peso nas negociações dos ativos financeiros que regem a economia global.
Algumas das principais Bolsas de Valores do mundo são:
- New York Stock Exchange;
- Nasdaq;
- Toronto Stock Exchange;
- Bolsa de Paris;
- London Stock Exchange;
- Bombay Stock Exchange.
Essas são grandes instituições que interferem nas movimentações mundiais, porém é importante saber que existem diversas outras!
Ibovespa: saiba a sua importância e o que ela significa
O Ibovespa é o índice do que acompanha esse desempenho no Brasil. A partir dele, sabemos como estão as ações disponíveis no mercado nacional.
Composto por uma série de empresas e seus valores de mercado, esse marcador permite que os investidores analisem o desempenho dos ativos presentes na tabela de investimento da B3. Sobre essas informações, os estudos e planejamentos de pequenas e grandes carteiras são feitos.
Afinal, como começar a investir na Bolsa de Valores?
O primeiro passo é criar uma conta em uma corretora de valores, esse processo permite que você transfira o dinheiro e escolha os seus investimentos iniciais. O processo é básico, porém para garantir os rendimentos e um lucro sobre o seu dinheiro é preciso estudar alguns pontos, como:
- Ter uma reserva financeira;
- Definir de perfil de investidor;
- Deixar claro os objetivos;
- Criar uma estratégia para a carteira e acompanhar;
- Manter as análises nos ativos financeiros;
- Buscar informações de especialistas e profissionais.
Considere o curto e longo prazo
Os investimentos feitos na Bolsa de Valores têm diferentes rendimentos, sendo que podem ser planejados para curto, médio e longo prazo tendo como base principalmente o tempo em que o investidor está disposto à segurar o ativo. Além disso, considerar o tempo e a volatilidade dos preços e tipos de ações selecionadas.
Tipos de ativos que pagam dividendos
Há diferentes tipos de ações no mercado financeiro. Entre elas, as que pagam dividendos são desejadas por conta de sua segurança e rentabilidade constante. Dessa forma, elas devem fazer parte da sua carteira de investidor, tornando-a saudável. Os principais pagadores de dividendos são:
Fundos imobiliários
Os FIIs, conhecidos como Fundos Imobiliários, são investimentos negociados na Bolsa que se relacionam diretamente nos imóveis e títulos de renda fixa da área imobiliária. A partir disso, os rendimentos são gerados para os seus cotistas.
BDRs
Os Brazilian Depositary Receipts (BDRs) são ações emitidas por empresas internacionalmente. Ou seja, com elas você consegue investir em negócios fora do Brasil, negociando pela Bolsa de Valores do Brasil (B3). Essas ações permitem que o acionista receba dividendos, além de melhorar a diversidade da carteira de investimento.
ETFs
Outra opção de investimento é as ETFs ou Enchange Traded Funds (Fundos de Índice negociados em Bolsa), sendo uma alternativa semelhante aos Fundos de Investimentos. Eles refletem o desempenho dos índices, como o Ibovespa, S&P 500 e outros.
Um diferencial desse tipo de ação é a capacidade de serem negociadas diretamente no pregão diário da B3.
Fundo de Ações
Para tornar uma carteira de investimento mais robusta, os Fundos de Ações são fundamentais. Eles são administrados por gestores dedicados ao mercado de ações, assim o objetivo é ter rentabilidade no longo prazo para os seus cotistas.
As suas estratégias são traçadas para entregar um resultado acima dos índices de base, se diferenciando dos ETFs.
Quais são as vantagens e benefícios em investir na Bolsa de Valores?
A Bolsa de Valores é um ambiente para compra e venda de ações de empresas, sendo que você pode ser um empreendedor ou um investidor. Assim, apesar de algumas instabilidades nos investimentos, há ações e pontos que garantem vantagens ao aplicar dinheiro nessa instituição.
Entre eles podemos citar:
- Bom potencial de retorno, principalmente pelos dividendos;
- Rentabilidade equivalente com o risco;
- Valor mínimo inicial baixo;
- Prazos variáveis, tendo opções de curto, médio e longo prazo.
Agora que você sabe das oportunidades de investimento na Bolsa de Valores, que tal começar a definir quanto guardar de sua renda para investir? Acesse o nosso blog e aprenda mais sobre quantidades iniciais para poupar e investir!